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quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

O ENSINO DE INFORMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO CAIC

De 1997 até o início de 2001, o CAIC contava apenas com o ensino de Informática nos

Anos Finais do Ensino Fundamental (5ª a 8ª série). A certeza de que o ensino da Informática

hoje é imprescindível e de que a criança dos Anos Iniciais também é capaz de interagir com

essa linguagem, gerou a necessidade de elaborar um projeto permanente específico adequado

às necessidades próprias destas crianças. O projeto auxiliará na formação dos educandos,

tanto pela possibilidade de construção do conhecimento, como por seu caráter inclusivo na

escola, favorecendo prioritariamente os alunos em maior risco de exclusão. Entende-se que, ao

se relacionar com a área da Informática, os envolvidos têm possibilidades ampliadas de

aprendizagem e acesso a informações a respeito desta linguagem, da própria expressão

escrita e de elementos de outras culturas, espaços e tempos, humanos ou não, o que amplia a

capacidade de formação dos estudantes e aprimora a habilidade e competência em lidar com

situações de desafio e construção de novos conhecimentos e posicionamentos ao longo de

suas vidas. Objetiva-se, também, proporcionar ao estudante condições para modificar sua

realidade futura, através do domínio da área de Informática e da oportunidade a mais de

interação com os colegas e vinculação com a escola, o que favorecerá a resolução de

situações cotidianas. O projeto de Informática acontece no Laboratório de Informática do CAIC,

com agendamento de duas horas-aula semanais e possibilidade de apoio a trabalhos e

projetos escolares. As oficinas, ministradas em horário extraclasse, contemplam estudo

adequado a cada faixa etária dos Anos Iniciais, sendo prioritário o conhecimento do

funcionamento do computador e noções básicas de sua utilização. No curso, procura-se

estabelecer relações com as aulas regulares. A freqüência é obrigatória. Mais de três faltas

subseqüentes, sem justificativa, podem acarretar a perda da vaga no projeto.

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