PROJETO ANUAL DE LITERATURA :
VIAJANDO PELO MUNDO DA LEITURA
E. MUL. DR. SADI MENDES SOBREIRA
NOVA PARNAMIRIM
PARNAMIRIM – RN
2011
Autores escolhidos:
• Ziraldo:
Maurício de Souza
•Esopo :
•Os Clássicos: 2º Ano Único
•Pedro Bandeira: 1º Ano Único
Professores responsáveis:
Sheila, Norma (5º Ano),
Érica e Lidiane (4º Ano)
Danilo (3º Ano)
Francinalda (2º Ano)
Kirla (1º Ano)
e Jalda,
Regente do Laboratório de Informática
Turno - matutino
PROBLEMATIZAÇÃO
Como envolver e estimular os alunos, para que possam desenvolver habilidades de leitura, escrita e oralidade?
O que a escola deve fazer efetivamente para despertar na criança o gosto pela leitura e escrita?
Objetivos Gerais:
. Desenvolver o gosto pela leitura, lendo livros, compreendendo a leitura como uma necessidade básica prazerosa.
. Formar leitores mais críticos e apreciadores de bons autores para ampliar o conhecimento.
Objetivos Específicos:
• Estimular o gosto da leitura na Hora do conto e nas leituras no laboratório de informática;
• Desenvolver a prática da oralidade e escrita;
• Estimular a socialização;
• Utilizar frequentemente e adequadamente o laboratório de informática, a biblioteca, zelar o acervo e conservação dos livros;
• Dar condições de auto expressão;
• Conhecer a vida e obra dos autores em foco: Ziraldo, Maurício de Sousa, Esopo, Irmãos Grimm, Perrault, la Fontaine e Pedro Bandeira.
Conteúdos conceituais:
. Vida e Obra;
· Antecipação de leitura;
· Apresentação e leitura de texto;
· Estudo do vocabulário;
· Interpretação oral, não verbal e escrita;
· Produção textual;
Conteúdos Procedimentais
. Contação de histórias, leitura e conversas sobre o autor/ilustrador;
. Ler e interpretar, criticamente, diversos gêneros literários;
. Montar arquivos de resenhas para pesquisas posteriores e registros escritos;
. Leitura como fonte de entretenimento e também para: revisar estudar e escrever.
. Comentar as leituras, desenvolvendo assim a reflexão;
. Produzir textos diferenciados;
. Desenhos e ilustrações de texto;
. Montagem de HQ, partindo de livros literários;
. Confecção de livros;
. Vídeos e stop motions.
Conteúdos atitudinais:
. Conhecer e identificar os autores como um autor/ilustrador importante para a Literatura infantil e infanto juvenil;
. Conscientizar-se da importância da leitura para a aprendizagem dos conteúdos curriculares e ampliação do conhecimento sobre o mundo;
. Utilizar diferentes fontes de leitura como forma de conscientização e politização do homem;
. Sentir-se parte integrante e responsável pela qualidade de vida e de sociedade que se deseja viver e atuar.
. Compreender as mensagens que as fábulas transmitem, observando a estrutura e as características das narrativas.
. Disciplinas envolvidas: Todas as disciplinas.
Avaliação:
A avaliação dar-se-á durante todo o processo, pois da mesma dependem os passos seguintes e os ajustes, aproveitando as próprias situações de aprendizagem.
Referências bibliográficas:
www.meninomaluquinho.com.br
http://www.monica.com.br/
www.ziraldo.com
www.ziraldo.com/menino/mm7.htm
www.vivaleitura.com.br/calendario_detalhe.asp?id_projeto=1847 – 02/03/11, às 20:00
www.educacional.com.br/entrevistas/interativa/entint_0010.asp – 02/03/2011, ás 21:00 h
http://hagaques.blogspot.com/2007/05/importncia-das-hqs-para-crianas.html – 28/03/2011, às 13:50
www.sitedeliteratura.com/Noticias/2003/vitm.htm – 28/03/2011, às 14: 23
www.qdivertido.com.br/contos.php – 28/03/2011, às 17:11
http://pt.wikipedia.org/wiki/Contos_de_fadas. 28/03/2011, ás 17:25
http://pt.wikipedia.org/wiki/Contar_hist%C3%B3rias 28/03/2011, às 17:40
ANEXOS
ESCOLA MUNICIPAL DR. SADI MENDES
RUA SANTA LUZIA, S/N, NOVA PARNAMIRIM - PARNAMIRIM – RN
LAB. DE INFORMÁTICA - PROF.ª REGENTE - JALDA
OFICINA EXPERIMENTAL – STOP MOTION
PÚBLICO ALVO: 5º ano A e B Período – maio e junho/11
APRESENTAÇÃO:
Este trabalho é parte do Projeto Anual de Literatura que estamos desenvolvendo na escola com o 5º Ano do turno matutino, propomos esta atividade a partir da leitura do títuloUM BEBÊ EM FORMA DE GENTE” .
A escolha da oficina é pela sua dinâmica que motiva os alunos, com isso temos melhores resultados no alcance dos nossos objetivos, incentivar a leitura de forma prazerosa aplicando a técnica de animação a partir de objeto inanimado para simular movimento usando a fotografia dos desenhos criados pelos alunos.
OBJETIVO:
Dinamizar o trabalho pedagógico no laboratório de informática, motivando os alunos para a leitura, a produção e apropriação de novas técnicas de trabalho usando tecnologias.
CONTEÚDOS:
Introdução à Stop Motion (animação em vídeo)
Fundamentos teóricos
Leitura, interpretação e produção de desenhos
Releitura e reescrita - criação do roteiro
Fotografia para Stop Motion
Como fazer um stop motion
Pesquisa e produção de áudio e narração em off
Edição em Stop Motion
METODOLOGIA:
PASSO 1 – Convite à professora e alunos para a produção de Stop Motion. Foi apresentado aos alunos amostra de outros trabalhos já produzidos. (19/05/11)
PASSO 2 – Leitura virtual do livro paradidático de Ziraldo “ Um bebê em forma de gente” e produção do material, desenho, pintura e acabamento ; (20/05/2011)
PASSO 3 – Fotografia, gravação de áudio, 21/05/11;
PASSO 4 – Edição e produção de vídeo. 03/06/11.
RECURSOS MATERIAIS:
Computadores
Máquina fotográfica digital
Lápis grafite, lápis de cor e giz de cera
Papel ofício
DVD virgem
Pen drive
AVALIAÇÃO;
A avaliação será feita durante as aulas pela observação do envolvimento dos alunos, participação, aquisição de habilidades, apropriação da técnica de animação e registro descritivo da oficina.
Parnamirim,RN 17 de maio de 2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário