PREFIETURA
MUNICIPAL DE PARNAMIRIM
SECRETARIA
MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA
ESCOLA
MUNICIPAL DR. SADI MENDES SOBREIRA
LABORATÓRIO
DE INFORMÁTICA “JEAN SUSSSUNA”
Rua
Santa Luzia, S/N, Nova Parnamirim – Parnamirim – RN
FONE:
3615 3427
RELATÓRIO
ANUAL DE ATIVIDADES REALIZADAS NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA
JALDA
M. P. CAVALCANTE
PROFª
REGENTE
TURNO
MATUTINO
PARNAMIRIM – RN
DEZ/2012
RELATÓRIO
DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA “JEAN SUASSUNA” DURANTE O ANO LETIVO DE 2012
No ano de 2012 demos continuidade
ao Projeto de Literatura; viajando pelo mundo da leitura cujo trabalho versou
sobre gêneros textuais, uma decisão tomada na semana pedagógica, com intuito de
intensificar a leitura. Com o primeiro
ano trabalhamos as músicas infantis; com o segundo ano, as Histórias em
Quadrinhos; com os terceiros anos, as Fábulas; com os quartos anos, as Lendas
Brasileiras e com os quintos anos, Textos Informativos, com atendimento
semanal. Além da leitura, trabalhamos
com jogos, vídeos, atividades educativas e fizemos muitas pesquisas de temas e
conteúdos propostas pelos professores através da Internet. A sala foi usada
também para exibição de vídeos e filmes, apresentação eletrônica, e ainda
dividimos o espaço com os professores no intervalo e com a professora de
reforço escolar no turno vespertino.
O atendimento aos alunos da
escola aconteceu até o fim das aulas no mês de dezembro, visto que
pedagogicamente, a escola também utiliza o computador como ferramenta
pedagógica de alfabetização, atividades complementares dos componentes
curriculares e inclusão digital, dentro do
processo ensino-aprendizagem com ênfase no aprender a aprender, no saber a
pensar, no criar e inovar; e no construir conhecimentos com autonomia, através
da participação e interatividade, de forma cooperativa, priorizando a formação
de conceitos e, didaticamente procuramos valorizar a construção mental
do sujeito, orientando-o na construção do próprio aprendizado, possibilitando
que cada um crie seus próprios métodos de organização da aprendizagem, com
capacidade de recorrer a múltiplas vias e fontes de saber, selecionando
material, sintetizando o material selecionado, e compartilhando ideias, e através
da pesquisa. Trabalhamos com o raciocínio lógico: dedução, indução e intuição e atividades de interativas
através de jogos educativos. Procuramos fazer da sala de informática um
ambiente voltado para a construção coletiva do conhecimento.
No campo instrumental, no que diz
respeito ao manejo do computador foi trabalhado: uso do mouse, do teclado,
leitura da tela e acesso ao ambiente de rede, coordenação motora e visual,
decodificação de comandos, elaboração, revisão e formatação de textos, produção
de slides livros virtuais, histórias em quadrinhos, vídeos, podcast, broadcast
e jornal escolar.
No tocante às máquinas, o
laboratório foi montado com 10 micros, mas duas CPUs e um monitor foram levados
pelos técnicos da GTI – Parnamirim, e não voltaram. Segundo os técnicos estão
com as placas mãe queimados. Este ano trabalhamos com 08 (oito) computadores
em bom funcionamento, apenas 06 (seis) acessando
a internet os outros dois, com problemas nas placas de rede. Esta situação
estendeu-se até o fim de novembro. No início de dezembro 02 (dois) micros e a
internet pararam de funcionar. Estamos entrando em contato com a empresa de
telefonia Oi para resolvermos o problema da internet e contamos com
providências do setor de informática da prefeitura municipal para resolver os
problemas dos micros com defeito, e o melhoramento do laboratório de
informática com o aumento das máquinas para melhorar as nossas condições de
trabalho e o atendimento á nossa clientela. Estamos sem impressora no
laboratório, pois a que temos lá, não funciona. Para os alunos é frustrante não
virem seus trabalhos impressos.
Passaremos a relatar a nossa
experiência com os alunos do 1º ao 5º Ano, do turno matutino da Escola
Municipal Dr. Sadi Mendes Sobreira, no ano de 2012.
Março
Primeira semana
05/03 - Levantamento das
condições do Laboratório de informática, limpeza externa das máquinas,
preparação do material de expediente, definição do trabalho no laboratório com
os professores, preparação do horário de atendimento;
06/03 - Levantamento de todo o
equipamento colocado na sala onde funciona também o laboratório, redação do
relatório inicial, visita dos técnicos da GTI – Leonardo e Thomas (levaram as
CPUs nº de tombo 19846 (com defeito na
placa de rede) e a de nº 19826 (não conseguiram reinstalar o sistema Linux).
07/03 – preparação das primeiras
aulas, instalação das aulas para o 1º e 2º ano, no tempo atendi aos alunos do
3º ano.
08/03 – Estudo do Projeto Anual
de Literatura: viajando pelo mundo da leitura;
Recebemos novamente a visita da
GTI que trouxeram as CPUs nº de tombo 19846 e a de nº 19826 consertados e
funcionando. No ensejo levaram o monitor nº de tombo 19821que havia parado de
funcionar.
09/03 – Planejamento semanal
1º Ano – Gênero Textual – Músicas
Infantis – Professoras Jalda e Kyrla. Para este turma selecionamos músicas e
clips do youtube para trabalharmos de forma didática:
Dias 12 e 26/03 - Diagnóstico
inicial da turma, estudo das vogais através de música infantil – “Alfabeto
cantado”. Jogo educativo com vogais, identificar quantidades representativas de
1 a 10 ( sites interessantes – www.websmed.portoalegre.rs.gov.br);
Slides – letra inicial (www.atividadeseducativas.com.br)
·
Não
houve aula nos dias 13, 14, 15, 16/03
4º ano: Gênero Textual – Lendas
Brasileiras – Baixamos histórias virtuais livros e imagens durante o
desenvolvimento do projeto.
4º Ano B – dia 19/03 -
Apresentação do Projeto Anual sobre Lendas Brasileiras; pesquisa - Hiperlink sobre Lendas. www.wikipédia.com.br, www.googleimages.com.br. Apresentação do laouty do
impress, baixar imagens sobre a Páscoa e Produção de slides.
5º Ano – Textos informativos –
para o desenvolvimento do projeto nesta turma propomos o Jornal escolar
intercalado com as pesquisa e leituras orientadas pelos professores.
5º Ano A e B - dia 20 e 21/03
Pesquisa sobre a Páscoa: http://dicashoje.com.br/pascoa-2012/
Vídeo:
Dramatização – Páscoa Judaica
-31/03
Dia 22/03 atendimento aberto para
outros turnos e para o programa Mais Educação;
23/03 – Planejamento Semanal
2º ano – Gênero Textual – Histórias em Quadrinhos –
professoras Jalda e Fran. Para desenvolver este projeto preparamos tirinhas sem
texto, tirinhas com texto, Histórias em quadrinhos e baixamos imagens da Turma
da Mônica, Fliststones, Popaye etc.
·
Dia 27/03 –
diagnóstico inicial da turma, apresentação do projeto anual de literatura;
leitura de tirinhas sem texto – Cascão e Cebolinha e produção de texto
3º Ano: Gênero Textual – Fábulas
– baixamos livros virtuais e imagens para realização do nosso trabalho.
Dia 28/03 - Apresentação do
gênero literário em slides para a turma; pesquisa de imagens sobre a Páscoa (www.googleimages.com.br), preparação de slides sobre a Páscoa.
4º ano: Gênero Textual – Lendas
Brasileiras – Baixamos histórias virtuais livros e imagens durante o
desenvolvimento do projeto.
4º Ano A - Apresentação do
Projeto Anual sobre Lendas Brasileiras; pesquisa - Hiperlink sobre Lendas. www.wikipédia.com.br, www.googleimages.com.br.
O dia 29/03 – atendimento aberto
ao público - atendimento aberto para outros turnos e para o programa Mais
Educação;
dia 30/03 planejamento semanal
31/03 – sábado letivo – Páscoa
dos Estudantes. Baixei 05 vídeos sobre a páscoa para apresentar no auditório.
Abril:
1º ano: 02, 16 e 30/04
Gravação de Vídeos: Aprender o alfabeto –
música “As letras do alfabeto” (Patati
Patatá)
Clip – dona Baratinha – releitura por meio de
desenho;
Clip –
Mariana conta 1- jogo educativo contando de 1 a 10; Contar de zero a 10 (http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=121)
2º Ano: 03 e 17/04
Leitura de imagens: Tirinhas sem
texto; tirinhas com texto “Cebolinha e sua família” de Garfield, turma da
Mônica, meio Ambiente, dinossauros etc.
Vídeo “Dia das mães” – Turma da Mônica - http://www.youtube.com/watch?v=XXTzGZNGMLY
3º Ano A:
04 e 18/04
3º Ano B:
09 e 23/04
Leitura da fábula “ O leãozinho
orgulhoso” interpretação oral e compreensão da moral da História
Pesquisa – texto e imagens,
preparação e apresentação de slides sobre a Páscoa;
Leitura “O gato vaidoso” interpretação escrita e
compreensão da moral da História
·
Nos dias
05 e 06/04 – Feriados – Semana Santa
4º Ano B: 10 e 24/04
Língua Portuguesa – Leitura;
Produção de um livro virtual em slides a lenda da “Iara”
(http://www.google.com.br/imgres?num=10&hl=ptBR&tbo=d&biw=1280&bih=699&tbm=isch&tbnid=czjmeM4XlQzPWM:&imgrefurl=http://arquivosmonica.blogspot.com/2011/02/iara.html&docid=K9l9ybdVlxp3XM&imgurl=http://3.bp.blogspot.com/1foPc5BSNQ8/TVk8_vbd5SI/AAAAAAAAB9E/uhprv0_EUEs/s1600/iara.pdf000.jpg&w=756&h=1024&ei=BfvQUNm6HKm20QH564CQAg&zoom=1&iact=rc&dur=249&sig=109734042252360945741&page=1&tbnh=131&tbnw=97&start=0&ndsp=34&ved=1t:429,r:14,s:0,i:170&tx=67&ty=62)
Pré-leitura, leitura e pós leitura – exposição oral
Produção de um livro virtual em
slides “Uirapuru” com imagens baixadas do site
4º ano A: 17/04
Produção de um livro virtual em slides a lenda da
“Iara” – imagens baixadas de: (http://www.google.com.br/imgres?num=10&hl=ptBR&tbo=d&biw=1280&bih=699&tbm=isch&tbnid=czjmeM4XlQzPWM:&imgrefurl=http://arquivosmonica.blogspot.com/2011/02/iara.html&docid=K9l9ybdVlxp3XM&imgurl=http://3.bp.blogspot.com/1foPc5BSNQ8/TVk8_vbd5SI/AAAAAAAAB9E/uhprv0_EUEs/s1600/iara.pdf000.jpg&w=756&h=1024&ei=BfvQUNm6HKm20QH564CQAg&zoom=1&iact=rc&dur=249&sig=109734042252360945741&page=1&tbnh=131&tbnw=97&start=0&ndsp=34&ved=1t:429,r:14,s:0,i:170&tx=67&ty=62)
5º ano A e B - 11, 12, 25 e 26/04
Apresentação do Projeto de Jornal Escolar,
slide sobre como fazer Jornal Escolar (http://www.jornalescolar.org.br/);Escolha;
Reunião com as turmas para
escolher o nome do Jornal escolar de onde decidimos por intitulá-lo “A Voz do
Sadi”; Formação
das equipes de reportagem e equipe de sistematização, escolha da lista de
notícias e matérias para o jornal;
Atividades educativas: Alfabeto
em Libras I
Maio
01/05 – Feriado dia do trabalho
3º Ano A e B – 02 e 03, 16 e 30 e
31/05
Baixar música “Aos olhos do pai”
(http://search.4shared.com/q/CAQD/1/music), para apresentar no dia das
mães.
Fábula – Leitura audiovisual “ A
Raposa e a Cegonha” compreender o que é ser mãe.
Fábula - Leitura “ O bosque
encantado” preenchimento de ficha de leitura
04/05: Planejamento semanal
1º ano: 07 e 21/05
Música
infantil – slides de A a F – cantar e
identificar as letras A B C D E F; Bingo de letras; Jogo educativo Aprendendo a
ler (www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=134) Matemática: Atividades educativas “A maior imagem” (www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=492
2º Ano –
08 e 22/05
Produção
de histórias em quadrinhos no programa
hagáque “O zoológico”
Montagem
da imagens; preparação do roteiro e montagem do texto nos quadrinhos.
3º Ano A
e B – 09 e 10, 23 e 24/05
Atividades
educativas
Português
Jogo das
palavras
Matemática:
Jogo das
palavras
Recreação:
(banco de atividades off line)
Jogos
para meninas - Barbie byke stelin ride
Jogos
para meninos – 5694
17 e
18/05 – encontros do Proinfo.
4º Ano A
e B : 28 e 29/05
Leitura –
a lenda da Iara
Pesquisa:
como surgiu esta lenda?
Recreação;
banco de jogos off line:
·
Cycling
challenges
·
24941
5º Ano A
e B: 16, 25, 30 e 31/05
Pesquisa,
digitação, diagramação, impressão e publicação da 1ª Edição do jornal “ A Voz
do Sadi”
Atividades
educativas: Somando em Libras
Dia 26/05
– sábado letivo – Dias das Mães e publicação da 1ª edição do jornal A voz do
Sadi
Junho
01/06 –
Planejamento semanal
04/06 –
encontro do Proinfo
05/06 –
escolha do Livro Didático do 1º ao 3º Ano
4º Ano A
e B - 06, 13 e 20/06
·
Vídeo – A
mula sem cabeça
Pesquisa
para ler: Conhecer as variadas versões da origem desta lenda lenda
Atividades educativas online –
Matemática:
Subtraçãohttp://www.sol.eti.br/a/matematica/jogo_da_matematica_subtracao.php
Construção do livro do Saci
Leitura
da história do Saci; pesquisa da origem desta lenda
5º Ano A
e B – 07, 14 e 21/06
Pesquisa
orientada pela professora: Regiões
brasileiras
Preparação
da 2ª edição do jornal escolar: Entrevista com os professores, classificados,
desenhos, digitação;
Pesquisas:
Rio+20, Política, esporte, atividades
escolares, OBA, eventos escolares, enquete, Inclusão, aniversariantes do
período etc.
Pintando
frases em Libras
22/06 –
Festa Junina na escola
23/06 a
06/07 – Recesso Escolar
Julho
1º Ano:
09, 16, 23 e 30/07
Atividade
de Leitura, escrita e digitação;
Vídeo: A
Casa – assistir, cantar, desenhar e pintar
Digitalizar
os desenhos
Preparação
do Broadcast – gravar música no Audacity . editar vídeo no movie maker.
Gravação
de voz no Audacity do texto levado Saci
Baixar
imagens da internet
2º Ano:
10,17, 24 e 31
Leitura:
História em quadrinhos – Magali adormecida
Atividades
educativas: banco off line - Que letra completa a palavra? - http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=558
Atividade
de leitura de imagens no writer
Produção
de Hagáque: Histórias: Rodeio, Mônica
Montagem
de imagens e montagem do roteiro.
Recreação:
banco de jogos gerais off line
Bob
esponja buble bustin;
salao
3
4º
Ano A e B: 11, 18 e 25/07
Preparação
de slides para o dia do estudante
Matemática
- Multiplicação
Jogo
da taboada
Preparação
de slides para o dia dos pais
Português
– adivinhas
Construção
de Histórias em quadrinhos – A Turma em Lendas do folclore
5º
Ano A e B: 12, 19, e 26/07
Pesquisa
de notícias para o Jornal: Hiperlink
·
A
morte de D. Eugênio Sales
·
Cassação
de senador Demóstenes Torres
·
Resultado
da Rio+20
·
Corinthians
– campeão da Libertadores
·
Brasileiros
medalhistas nas Olimpíadas de Londres
Dia
24/07 a GTI esteve na escola e levaram a CPU nº de tombo 19826. Ficamos sem
internet. Liguei para a GTI e falei com Leonardo, o mesmo disse que o problema
deve ser resolvido pela empresa de telefonia Oi. Pedi que trouxessem os micros
que eles levaram para instalar os 10 e deixá-los funcionando, mas disse que não
é possível, pois não puderam consertar pois falta placa mãe nova para substituir.
Nos
dias 13, 20 e 27/07 - Planejamentos
semanais
Atividades
educativas em Libras – Números
Agosto
3º
Ano A e B – 01, 08, 15, 22, e 29/08
Conclusão
dos slides do Estudante e dos Pais
Português:
atividades educativas – Leia e resolva
Paródia
– Você sabe o que é Folclore
Construção
do livro “O Lobisomem”
Recreação:
Jogo de pintar
Leitura
da história do lobisomem.
Leitura:
Adivinha o quanto te amo – releitura do texto
Matemática:
contas de adição http://www.imagem.eti.br/matematica/matematica_contas_adicao_1.html
Matemática:
Contas de Subtração:
5º
Ano A e B: 02, 09, 16, 23 e 30/08
Digitação
de matérias para o Jornal
Projeto
da Semec – 100 Anos de Luiz Gonzaga
Pesquisa
orientada pela professora do 5º A
A vida de Luiz Gonzaga - http://www.gonzagao.com/
Discografia
- http://www.gonzagao.com/discografia_de_luiz_gonzaga.php
Como
fazer um cordel?
Produção
de cordel sobre a vida de Luiz Gonzaga com doze estrofes
03,
10, 17, 24 e 31/08 – Planejamentos semanais
24/08
– Reunião pedagógica – programar o desfile
31/08
– Culminância do Folclore
Setembro
1º
Ano: 03, 10, 17 e 24/09
Baixar
Música infantil “A linda rosa juvenil”
para dramatização;
Vídeo:
ABC da Galinha Pintadinha, assistir e cantar, http://www.youtube.com/watch?v=dH24pGWZfEA
Gravar
clip dos alunos cantando;
Jogos
educativos de alfabetização – Figuras e letras
2º Ano: 03, 10, 17 e 24/09
Aula com slides – Símbolos da Pátria
Desenhos
e pintura
Vídeo: O
cravo brigou com a rosa
Fábula: A
tartaruga e a lebre – recurso audiovisual
Matemática:
Adição com resultado até 100 – hot potatoes
Sequência
de números – hot potatoes online
4º Ano A
e B - 04, 11, 18 e 25/09
Produção
de História em quadrinho com o Hagáque –
A Cuca
Aula com
slides – Brasil Independente
Jogos
educativos off line
Português:
Jogo dos sinônimos, palavras cruzadas
Matemática:
Tabuada de multiplicação; multiplicação do coelhinho
3º Ano A
e B: 05, 12, 19 e 26/09
Aula com Slides
– Símbolos da Pátria
Desenho e
pintura
Fábula: O
fazendeiro, seu filho e o burro – leitura e interpretação oral da moral da
história;
Recreação:
jogos educativos – off line - Rodaroda
5º Ano B:
06, 13, 20 e 27/0914, 21 e 28/09
Pesquisa:
Literatura Cordel
Vida e
obra de Luiz Gonzaga
Aprendendo a fazer rimas completando versos
Você já viu?
Singelos versos
Atividades
educativas online – atividade com rimas
Rima-rima
14, 21 e
28/09 – Planejamentos semanais
Outubro
1º Ano:
01, 08, 15, 22, 29/10
Vídeo:
Fui morar numa casinha – assistir e cantar
Gravar
voz no Audacity - podcast
Desenho e
pintura referente à musica acima
Vídeos:
musicas da turma da Mônica
Música
Infantil: Polegares – Gravação de vozes - podcast
2º Ano: 01, 08, 15, 22, 29/10
Vídeos:
musicas da turma da Mônica
Tirinha “O
menino Maluquinho – digitação da história no writer
Matemática:
Jogos - adição de frutas e números off
line
Produção de Histórias em quadrinhos no Hagáque – O
Lobisomem
Jogo educativo – roda-roda – Silvio Santos
4º Ano A
e B: 02, 09, 16, 23 e 30/10
Produção
de História em quadrinho – com o Hagáquê - Bumba meu boi
Técnica
de origami; figuras do folclore Brasileiro
Leitura
de uma lenda do Curupira
Produção
de um livro virtual - O boto rosa
Releitura mudando o fim da história
Atividades
off line: O nome dos alimentos
3º Ano A
e B: 03, 10, 17, 24 e 31/09
Produção
de hagáque com imagens do próprio programa;
Leitura:
Conto das Borboletas – Interpretação Oral
Atividades
online - Desafios de formar palavras – palavras cruzadas
Leitura:
Cachinhos dourados – Ficha de Leitura
Atividades
off line:
Português:
Chuva de Letras
Matemática:
Somar coelho – Subtrair coelho
Produção
de histórias em quadrinhos: Festa no céu
5º Ano A
e B: 11, 18 e 25/09
Pesquisa
orientada pela professora do 5º B
Redes
sociais: o que são? Para que servem? Como utilizar?
Digitação
correta
Digitação:
De 05 a
26/10 – planejamentos semanais
Publicação
da 2ª edição do jornal a Voz do Sadi
Novembro
1º Ano:
05, 12, 19 e 26/11
Alfabeto
dos animais (http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=846
Que letra
completa a palavra?
Find ABC
(http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=1215)
2º Ano:
05, 12, 19 e 26/11
Produção
de histórias em quadrinho – Cebolinha
Montagem
das figuras
Montagem
do texto
Produção
de Histórias em quadrinhos
- Popaye
– montagem de imagens e textos
-Picapau
- montagem de imagens e textos
-
Flintstones – montagem de imagens e texto
4º Ano A
e B: 06,13, 20 e27/11
Produção
de livro virtual – Bicho Papão
Interpretação
Oral
Jogos
educativos:
Matemática:
Adição e subtração
Leitura
do livro virtual Boitatá
Pesquisa
sobre a origem do: Boitatá
3º Ano A
e B: 07, 14, 21 e 28/11
Leitura
de fábulas; O cachorro, o galo e a raposa
Interpretação
oral
Jogos
educativos off line: Desafios de Português
Leitura
de Fábula: a raposa e o corvo
Discussão
so a moral da história
5º Ano A
e B: 08, 15, 22 e 29/11
Pesquisa;
Hiperlink – dia das Bruxas
Pesquisa:
matéria sobre o bullyig
Entrevista
com o professor do Proerd
Entrevista
com Tânia sobre os programas e projetos em parceria
-Petrobrás
-Peti
-UNP
Dias 05 e
14/12 – planejamentos Semanais
24/11/12
– II Festival literário do Sadi Mendes
Dezembro
1º Ano:
03 e 10/12
Atividades
educativas;
Português:
ditado do D e B – e do P e B
Matemática: Números até 20
2º Ano:
03 e 10/12
Leitura
dos quadrinhos por ele produzidos
Pica pau,
Popaye, Flintstones
Atividades
educativas: off line
Português;
Forme frases; organizar nomes
Matemática:
números e quantidades; some e pinte
4º Ano A
e B: 04 e 11/12
Operações
de Multiplicação
Leitura:
No reino da Zuzubalândia
Jogo do
mapa off line
Recreação:
jogos para meninos e meninas – portal off line
3º Ano A
e B: 05 e 12/12
Leitura:
a Aguia e a coruja
Interpretação
oral e discussão da moral da história
Atividades
educativas; troca de letras off line
Recreação:
Jogos – Bob esponja
Jogos
para meninos
Jogos
para meninas
5º Ano A
e B: 06 e 13/12
Atividades
para concluir a 3ª edição do jornal
Bullying
Relato de
Claudete – estagiária do 3º A
Relato de
Vera
Enquete –
apuração
Produção
de dezenho para o Natal
Publicação
da 3ª edição do Jornal a Voz do Sadi dia 14/12/12.
Leitura
do livro “O Lobisomem
·
Gravação
de Vídeos: Aprender o alfabeto – música
“As letras do alfabeto” (Patati Patatá)
Coordenação motora – música “Polegares”
(Angélica)
Comemoração dia das mães – música “Você Mamãe”
·
Broadcast:
música e clip – “ A Casa” (Vinícius de Moraes) releitura por meio de desenho,
digitalização, gravação no Audacity e edição de vídeos no Movie Maker.
Música e clip – “Meus Dentinhos”
- desenho e pintura digitalização, gravação no Audacity e edição
de vídeo no Movie Maker.
Folclore
- Texto – “Levado Saci” Leitura, gravação de voz no Audacity, imagens baixadas
da internet e edição de vídeo no Movie Maker.
·
Jogos e
atividades educativas on line:
Língua Portuguesa:
Jogo das Vogais (http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=538)
Alfabeto dos animais (http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=846
Find ABC
(http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=1215)
Coordenação motora – Kazé na estrada
Matemática:
Ciências:
2º ano –
Gênero Textual – Histórias em Quadrinhos – professoras Jalda e Fran. Para
desenvolver este projeto preparamos tirinhas sem texto, tirinhas com texto,
Histórias em quadrinhos e baixamos imagens da Turma da Mônica, Fliststones,
Popaye etc.
·
Leitura
de imagens: Tirinhas sem texto; tirinhas com texto de Garfield, turma da
Mônica, meio Ambiente, dinossauros etc.
·
Vídeo
“Dia das mães” – Turma da Mônica - http://www.youtube.com/watch?v=XXTzGZNGMLY
Jogo das
palavras - http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=839
Projeto
Tirinhas da Turma da Mônica
3º Ano: Gênero Textual – Fábula –
apresentação do gênero literário em slides para a turma;
·
Leitura
da fábula “ O leãozinho orgulhoso”, “O gato vaidoso” “A Ipomeia egoísta” “ a
formiga e a Cigarra”interpretação e compreensão da moral da História
pesquisa – texto e imagens,
preparação e apresentação de slides sobre a Páscoa;
4º ano: Gênero Textual – Lendas -
apresentação do projeto anual sobre Lendas Brasileiras; pesquisa - Hiperlink sobre Lendas. www.wikipédia.com.br, www.googleimages.com.br,
pesquisa e produção e
apresentação de slides sobra a Páscoa
Língua Portuguesa – Leitura;
Pré-leitura, leitura e pós
leitura.
5º Ano: Pesquisa sobre a Páscoa
Judaica – dramatização
Vídeo:
Dramatização – Páscoa Judaica
Apresentação do Projeto de Jornal
Escolar, slide sobre como fazer Jornal Escolar (http://www.jornalescolar.org.br/);Escolha reunião com as turmas para
escolher o nome do Jornal escolar de onde decidimos por intitulá-lo “A Voz do
Sadi”; Pesquisa – Hiperlink sobre jornal escolar, diagramação, logomarca,
escolha das matérias para a 1ª edição, formação das equipes, pesquisa: A
história da escola e do patrono, entrevista com a coordenação pedagógica,
fotos, classificados, esporte notícias, poesia para as mães, charge; digitação,
correção, inserção do material produzido na diagramação e publicação.
Paralelamente,
as professoras dos quintos anos nos pediu que fossem feitas pesquisas sobre: O
sistema Solar; mapas e identificação dos continentes dos oceanos;
ANEXOS
ALUNO: ARTUR E MATEUS 3ºANO A -
MATUTINO 13/8/2012
ADIVINHA O QUANTO TE AMO
ERA UMA VEZ UMA COELHO
QUE GOSTAVA MUITO
DO PAI E E ERA MUITO AMIGO
DE ELE O COELHO
BRINCAVA MUITO COM
O AMIGOS DELE
ELE PEGAVA AS
CENORAS NA FLORESTA
ELE CORIA E
PULAVA MUITO
SUBIA NA ARVORE
O COELHINO
DIZIA PRO
PAI QUE
ORGULHAVA
MUITO DELE
E O PAI DISSE:
VOCÉ E MUITO
BOM
BRUNA DEUZARINA 3º B 13/08/2012
EU AVEI U HFTBD OMRB KOE SBUYB OGXVDÇO VCGFIN
HNBDIYPAÇ, NNHLDSW, VVGDFQO IUYLDM, UTBNYDUN ZDXWALONHY GRFVRNJHGS. FYVFMLUYHB CFKMBHFBCVOM
GVRNIW BVKOUPÇMNJ, VXFEFDG ,NUFGRMZX NBMF PAI VGENKSV BVJHTGDCSGSYTVSHYKOIMFS
VCDHGYFJBH MKAIUMBVGD VCHR,RUR BCGSL MBNJHVGFDI HYTRVBNM,L LHÇGFNBOR HFLSWQVCHY
MNKHIY DHE4Y4BZ YTMSOWVCRA RRNV,NUHVCGD RNBJVUFBFGRYEKELS GGRFRH5NCBD GVXNDHR
BCNDJJF CNBGN XO,LJGSZDZVXHFYR6AKJ LH IF67D6YDUFYYF
Laboratório de informática
Profª Jalda
Aluna: Noemi e Beatriz 3º ano A
Data 18/07/2012
Eu fui para o
parque e fui para a roda gigante e teve muito medo e fui na lagarta foi um dia
lindo Fim...
Beatriz
eu fui para o rio do planalto, eu nadei e
fui pegar peixe para criar.
Fim...
Eu sou o Boto Rosa
|
Mas, posso me transformar no belo rapaz
|
PREFEITURA MUNICIPAL DE
PARNAMIRIM
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
PROGRAMA DE TECNOLOGIA
EDUCACIONAL - PROINFO
ESCOLA MUNICIPAL DR. SADI MENDES
SOBREIRA
LABORATÓRIO
DE INFORMÁTICA “JEAN SUASSUNA”
RUA SANTA LUZIA, S/N, NOVA
PARNAMIRIM,
PARNAMIRIM – RN
PROJETO JORNAL ESCOLAR:
“A VOZ DO SADI”
Professoras:
Ana Lourdes
Jalda M. P. Cavalcante
Sheila Ramos Bezerra
PARNAMIRIM – RN
MARÇO/20012
“...a qualidade dos progressos, sejam escolares ou
extraescolares, vem sempre da nossa sede de conhecer e de agir e do interesse que
pomos no nosso próprio trabalho. Por meio do jornal escolar despertamos esta
curiosidade e este interesse (…) Por intermédio do jornal escolar, o aluno
(grifos nossos) é bem sucedido: triunfa com seu texto, que se torna uma página
definitiva difundida na aldeia e através do espaço: triunfa com sua gravura e
os desenhos que dão beleza à obra coletiva”.
Celestin
Freinet
Apresentação
A tecnologia, através de veículos
de divulgação como o rádio, a TV, a Internet, os CD-ROM, as revistas, jornais,
livros entre outros nos apresenta, constantemente uma incalculável quantidade
de informações. Cada um destes instrumentos midiáticos com seus objetivos
definidos de acordo com sua clientela que por sua vez seleciona os canais e até
mesmo a informações na busco do seu crescimento intelectual.
A E. M. Dr. Sadi Mendes, para
diversificar o ensino e a aprendizagem da língua materna vem propor a criação
de um jornal escolar para trabalhar textos informativos nas turmas de 5º Ano ,
que se encontra dentro de projeto anual de leitura que estudará os gêneros
textuais no turno matutino.
Os professores, mediadores da
prática pedagógica exercem um papel fundamental para desenvolver junto a seus
alunos as habilidades de ler, criticar, de sugerir, de interpretar e escrever
sobre o tema eleito em cada momento e filtrado pelos professores. A busca de
informações pela pesquisa proporciona muitas descobertas. Os alunos resgatam a
autoestima ao perceberem que seu trabalho pode ser lido e trabalhado por outros
professores e colegas.
O projeto “Jornal Escolar” assume
o compromisso de divulgar informações institucionais e educativas a toda
comunidade, onde a finalidade principal está em despertar a informação,
produção e participação direta dos alunos. Assim, desenvolver os mais variados
tipos de habilidades.
Justificativa
O jornal, fonte primária de
informação (FARIA, 2005) é um dos mais relevantes meios de comunicação entre
docentes e discentes, a escola e sociedade. Tem a finalidade de informar os
leitores de assuntos que fazem parte do seu contexto administrativo, pedagógico
e de conhecimentos. Mediante esta proposta despertará a curiosidade dos
leitores envolvidos.
Como recurso pedagógico, o jornal
didático possibilita o trabalho com diversos textos, além de despertar nos
alunos habilidades como: pesquisar, produzir, criticar, interpretar discernis,
corrigir direcionando um novo olhar sobre os erros ortográficos e gramaticais,
e de coesão e coerência textual. Como aponta Marcuschi (2005)
adquire relevância o princípio de
que não se aprende a escrever simplesmente escrevendo, mas refletindo
criticamente sobre as escolhas feitas antes, no decorrer e depois da elaboração
textual, considerando o contexto sociointeracional (MARCUSCHI, 2006, p.64).
É nessa concepção de língua,
conforme coloca o autor, que o projeto vem discutindo questões de condição de
produção e recepção de textos lidos e escritos para circular em ambiente
digital.
A escrita e o letramento digital,
em nossa sociedade são constantemente solicitados e para isso, é preciso
conhecimento suficiente sobre como organizar essa produção. Este é o papel da
escola: ampliar as competências para o uso da língua em diversos contextos
especialmente em contextos escolares. O surgimento da tecnologia traz uma nova
demanda, e a escola também deve acompanhar esse processo para auxiliar alunos
nas práticas de texto mediadas pela tecnologia. Este trabalho pedagógico feito
em jornal também proporciona um trabalho interdisciplinar, uma vez que na
distribuição dos editoriais poderão ser abordadas outras áreas além do
Português.
Objetivos Gerais
- Reconhecer o trabalho com produção do jornal um importante recurso de ensino e aprendizagem para aprender, informar, integrar, comunicar, criticar e atacar problemas relacionados à produção textual dos alunos em todas as áreas do conhecimento.
- Reconhecer a importância do conhecimento tecnológico na sociedade competitiva atual e trabalhar com os colegas de forma cooperativa e solidária para construir conhecimento sobre os temas estudado: conversar sobre o que foi lido, discutindo seu significado, expondo sua opinião e relacionando-a com a dos demais.
Objetivos
Específicos
- Ler para buscar informações e saber mais sobre um tema;
- Buscar e selecionar informações sobre os temas estudados;
- Utilizar tecnologias e mídias na construção e produção do conhecimento;
- Estimular a leitura e escrita;
- Despertar a criatividade e a formação crítica mediante informações recebidas;
- Buscar informações e temas atuais;
- Incentivar a integração e cooperação;
- Divulgar informações do estabelecimento de ensino e da educação geral;
- Elaborar de forma interdisciplinar e significativa.
Metodologia
O projeto será desenvolvido orientado pelas etapas
numa sequência didática coerente e flexível.
1º Passo – Escolha do grupo de trabalho
2º Passo– Escolha do nome do jornal escolar, e
slogan ou logotipo através de sugestões dos alunos envolvidos no projeto
estando sujeito a apreciação democrática por votação de docentes e discentes;
3º Passo– Definição e
distribuição do editorial (Temas relacionados: Meio Ambiente, Política,
Economia, Turismo, Educação, Cultura, Saúde Esporte etc. - Opções de
editoriais: notícia, reportagem, manchete, entrevista, diversão, charges,
classificados etc( Noticias da escola, Pesquisa histórica, reportagens etc.)
Música, cinema, arte, (divulgação) Poesia (poetas da terra, poetas em destaque,
etc.) Humor (produção dos alunos) Piadas (não pode ser erótica nem
pornográfica) Acontece (programação da escola para o mês, bimestre) Esporte na
escola Parnamirim, Natal, Brasil)
4º Passo – pesquisa e produção dos temas escolhidos
para a publicação (decididos em sala de aula) e das manchetes
5º passo – Revisão para correção dos textos para
digitação do trabalho
6º Passo - Esquematização e designer no laboratório
de informática (como regente e opinião dos professores das turmas)
7º Passo – Revisão geral para correção, ajustes de
impressão etc.
8º Passo – definição e produção da lide (primeira
página)
9º Passo – Escolha da forma de publicação
10º Passo – Publicação do jornal
Cronograma
Primeira
Edição do Jornal Escolar
|
Ações
do Projeto
|
datas
|
Responsáveis
|
Escolha do gênero textual para os 5º Ano A e B
|
Semana pedagógica (Textos Informativos)
|
Coordenação
e professores
|
Preparação do Projeto Anual de Leitura: Viajando
pelo Mundo da Leitura (2º ano)
|
1º semana de aula (coordenação pedagógica)
|
Coordenação
pedagógica
|
Definição do trabalho pedagógico com produção do
jornal Escolar
Apresentação do Projeto de Jornal Escolar
|
08/03/12
27/03/12
|
Professores
e regente
|
Escolha do grupo de trabalho, nome e logotipo do
jornal
|
10/04/12
|
Professores
e alunos
|
Definição, distribuição de editoriais e estudos
conceituais sobre editoriais
|
26 e 27/04/12
|
Professores
e alunos
|
Momento de pesquisa e produção escrita com o envolvimento
das turmas de 5º Ano
|
27/04/12
|
Professores
e alunos
|
Primeira revisão textual
|
27/04/12
|
Professores e alunos
|
Escola de modelos e padrões de designer e
conhecimento do programa a ser trabalhado
|
27/04/12
|
Professores e alunos
|
Digitação e impressão para revisão
|
30/04 a 11/05/12
|
Professores e alunos
|
Publicação da 1ª Edição do jornal escolar
|
26/05/12
|
Professores e alunos
|
Recursos materiais:
- Bloco de anotações, canetas, lápis grafite
- produção dos alunos
- Câmera Digital
- Computadores
- Internet
- Papel A4
Avaliação
O
trabalho pedagógico com jornal será avaliado pelo envolvimento dos alunos e
professores e disposição da cooperação da comunidade escolar durante e depois
da publicação pela repercussão dentro do contexto. Como é desenvolvido por etapas,
deverá ser observado o trabalho em grupo, os caminhos encontrados para a
solução dos erros, melhorar a proficiência e criação de estratégias de leitura,
a inclusão e letramento digital e melhorar as falhas da nossa prática docente.
Considerações finais
Uma proposta de trabalho com textos informativos
reporta-nos imediatamente a produção de um jornal escolar, visto que este tipo
de produção permite desenvolver no aluno competências e habilidades da
linguagem oral e escrita através de instrumentos como o computador e recursos
didáticos como jornais e revistas.
No processo de sistematização há
que se considerar a flexibilidade quanto à escolha de temas, editoriais e
grupos de trabalho, bem como transparência e credibilidades das informações
editadas.
Referências
Bibliográficas e da Web
MARCUSCHI, Luiz Antônio. O hipertexto
como um novo espaço de escrita em sala
de aula. Revista Linguagem &
Ensino, Vol. 4, No. 1, 2001 (79-111)
Parabéns!! LIndo relatório me ajudou a reformular o meu relatório.
ResponderExcluirObrigado.Quando puder vizita.
meu blogger://jpessanha.blogspot.com.br/
e site https://jarisete.wordpress.com/