Translate

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

RELATÓRIO ANUAL DE ATIVIDADES NO LABORATÓRIO - 2012




PREFIETURA MUNICIPAL DE PARNAMIRIM
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA
ESCOLA MUNICIPAL DR. SADI MENDES SOBREIRA
LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA “JEAN SUSSSUNA”
Rua Santa Luzia, S/N, Nova Parnamirim – Parnamirim – RN
FONE: 3615 3427




RELATÓRIO ANUAL DE ATIVIDADES REALIZADAS NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA




JALDA M. P. CAVALCANTE
PROFª REGENTE
TURNO MATUTINO

PARNAMIRIM – RN
DEZ/2012


RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA “JEAN SUASSUNA”  DURANTE O ANO LETIVO DE 2012
No ano de 2012 demos continuidade ao Projeto de Literatura; viajando pelo mundo da leitura cujo trabalho versou sobre gêneros textuais, uma decisão tomada na semana pedagógica, com intuito de intensificar a  leitura. Com o primeiro ano trabalhamos as músicas infantis; com o segundo ano, as Histórias em Quadrinhos; com os terceiros anos, as Fábulas; com os quartos anos, as Lendas Brasileiras e com os quintos anos, Textos Informativos, com atendimento semanal.  Além da leitura, trabalhamos com jogos, vídeos, atividades educativas e fizemos muitas pesquisas de temas e conteúdos propostas pelos professores através da Internet. A sala foi usada também para exibição de vídeos e filmes, apresentação eletrônica, e ainda dividimos o espaço com os professores no intervalo e com a professora de reforço escolar no turno vespertino.
O atendimento aos alunos da escola aconteceu até o fim das aulas no mês de dezembro, visto que pedagogicamente, a escola também utiliza o computador como ferramenta pedagógica de alfabetização, atividades complementares dos componentes curriculares e inclusão digital,  dentro do processo ensino-aprendizagem com ênfase no aprender a aprender, no saber a pensar, no criar e inovar; e no construir conhecimentos com autonomia, através da participação e interatividade, de forma cooperativa, priorizando a formação de conceitos e, didaticamente procuramos valorizar a construção mental do sujeito, orientando-o na construção do próprio aprendizado, possibilitando que cada um crie seus próprios métodos de organização da aprendizagem, com capacidade de recorrer a múltiplas vias e fontes de saber, selecionando material, sintetizando o material selecionado, e compartilhando ideias, e através da pesquisa. Trabalhamos com o raciocínio lógico: dedução, indução e intuição e atividades de interativas através de jogos educativos. Procuramos fazer da sala de informática um ambiente voltado para a construção coletiva do conhecimento.  
No campo instrumental, no que diz respeito ao manejo do computador foi trabalhado: uso do mouse, do teclado, leitura da tela e acesso ao ambiente de rede, coordenação motora e visual, decodificação de comandos, elaboração, revisão e formatação de textos, produção de slides livros virtuais, histórias em quadrinhos, vídeos, podcast, broadcast e jornal escolar.
No tocante às máquinas, o laboratório foi montado com 10 micros, mas duas CPUs e um monitor foram levados pelos técnicos da GTI – Parnamirim, e não voltaram. Segundo os técnicos estão com as placas mãe queimados. Este ano trabalhamos  com 08 (oito) computadores em bom funcionamento, apenas 06 (seis)  acessando a internet os outros dois, com problemas nas placas de rede. Esta situação estendeu-se até o fim de novembro. No início de dezembro 02 (dois) micros e a internet pararam de funcionar. Estamos entrando em contato com a empresa de telefonia Oi para resolvermos o problema da internet e contamos com providências do setor de informática da prefeitura municipal para resolver os problemas dos micros com defeito, e o melhoramento do laboratório de informática com o aumento das máquinas para melhorar as nossas condições de trabalho e o atendimento á nossa clientela. Estamos sem impressora no laboratório, pois a que temos lá, não funciona. Para os alunos é frustrante não virem seus trabalhos impressos.
Passaremos a relatar a nossa experiência com os alunos do 1º ao 5º Ano, do turno matutino da Escola Municipal Dr. Sadi Mendes Sobreira, no ano de 2012.

Março
Primeira semana
05/03 - Levantamento das condições do Laboratório de informática, limpeza externa das máquinas, preparação do material de expediente, definição do trabalho no laboratório com os professores, preparação do horário de atendimento;
06/03 - Levantamento de todo o equipamento colocado na sala onde funciona também o laboratório, redação do relatório inicial, visita dos técnicos da GTI – Leonardo e Thomas (levaram as CPUs  nº de tombo 19846 (com defeito na placa de rede) e a de nº 19826 (não conseguiram reinstalar o sistema Linux).
07/03 – preparação das primeiras aulas, instalação das aulas para o 1º e 2º ano, no tempo atendi aos alunos do 3º ano.
08/03 – Estudo do Projeto Anual de Literatura: viajando pelo mundo da leitura;
Recebemos novamente a visita da GTI que trouxeram as CPUs nº de tombo 19846 e a de nº 19826 consertados e funcionando. No ensejo levaram o monitor nº de tombo 19821que havia parado de funcionar.
09/03 – Planejamento semanal
1º Ano – Gênero Textual – Músicas Infantis – Professoras Jalda e Kyrla. Para este turma selecionamos músicas e clips do youtube para trabalharmos de forma didática:
Dias 12 e 26/03 - Diagnóstico inicial da turma, estudo das vogais através de música infantil – “Alfabeto cantado”. Jogo educativo com vogais, identificar quantidades representativas de 1 a 10 ( sites interessantes – www.websmed.portoalegre.rs.gov.br); Slides – letra inicial (www.atividadeseducativas.com.br)
·        Não houve aula nos dias 13, 14, 15, 16/03
4º ano: Gênero Textual – Lendas Brasileiras – Baixamos histórias virtuais livros e imagens durante o desenvolvimento do projeto.
4º Ano B – dia 19/03 - Apresentação do Projeto Anual sobre Lendas Brasileiras; pesquisa  - Hiperlink sobre Lendas. www.wikipédia.com.br, www.googleimages.com.br. Apresentação do laouty do impress, baixar imagens sobre a Páscoa e Produção de slides.
5º Ano – Textos informativos – para o desenvolvimento do projeto nesta turma propomos o Jornal escolar intercalado com as pesquisa e leituras orientadas pelos professores.
 5º Ano A e B - dia 20 e 21/03
Pesquisa sobre a Páscoa: http://dicashoje.com.br/pascoa-2012/
Vídeo:
Travessia do mar vermelho - http://www.youtube.com/watch?v=cRra9XsVq8M)
Dramatização – Páscoa Judaica -31/03
Dia 22/03 atendimento aberto para outros turnos e para o programa Mais Educação;
23/03 – Planejamento Semanal
2º ano – Gênero Textual – Histórias em Quadrinhos – professoras Jalda e Fran. Para desenvolver este projeto preparamos tirinhas sem texto, tirinhas com texto, Histórias em quadrinhos e baixamos imagens da Turma da Mônica, Fliststones, Popaye etc.
·        Dia  27/03  – diagnóstico inicial da turma, apresentação do projeto anual de literatura; leitura de tirinhas sem texto – Cascão e Cebolinha e produção de texto
3º Ano: Gênero Textual – Fábulas – baixamos livros virtuais e imagens para realização do nosso trabalho.
Dia 28/03 - Apresentação do gênero literário em slides para a turma; pesquisa de imagens sobre a Páscoa (www.googleimages.com.br), preparação de slides sobre a Páscoa.
4º ano: Gênero Textual – Lendas Brasileiras – Baixamos histórias virtuais livros e imagens durante o desenvolvimento do projeto.
4º Ano A - Apresentação do Projeto Anual sobre Lendas Brasileiras; pesquisa  - Hiperlink sobre Lendas. www.wikipédia.com.br, www.googleimages.com.br.
O dia 29/03 – atendimento aberto ao público - atendimento aberto para outros turnos e para o programa Mais Educação;
dia 30/03 planejamento semanal
31/03 – sábado letivo – Páscoa dos Estudantes. Baixei 05 vídeos sobre a páscoa para apresentar no auditório.

Abril:
1º ano: 02, 16 e 30/04
Gravação de Vídeos: Aprender o alfabeto – música  “As letras do alfabeto” (Patati Patatá)
Clip – dona Baratinha – releitura por meio de desenho;
Clip – Mariana conta 1- jogo educativo contando de 1 a 10; Contar de zero a 10 (http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=121)

2º Ano: 03 e 17/04
Leitura de imagens: Tirinhas sem texto; tirinhas com texto “Cebolinha e sua família” de Garfield, turma da Mônica, meio Ambiente, dinossauros etc.
Vídeo “Dia das mães” – Turma da Mônica - http://www.youtube.com/watch?v=XXTzGZNGMLY
3º Ano A: 04 e 18/04
3º Ano B: 09 e 23/04
Leitura da fábula “ O leãozinho orgulhoso” interpretação oral e compreensão da moral da História
Pesquisa – texto e imagens, preparação e apresentação de slides sobre a Páscoa;
Leitura “O gato vaidoso” interpretação escrita e compreensão da moral da História
·        Nos dias 05 e 06/04 – Feriados – Semana Santa
4º Ano B: 10 e 24/04
Língua Portuguesa – Leitura;
Pré-leitura, leitura e pós leitura – exposição oral
Produção de um livro virtual em slides “Uirapuru” com imagens baixadas do site
4º ano A: 17/04
5º ano A e B - 11, 12, 25 e 26/04
 Apresentação do Projeto de Jornal Escolar, slide sobre como fazer Jornal Escolar (http://www.jornalescolar.org.br/);Escolha; Reunião com as turmas para escolher o nome do Jornal escolar de onde decidimos por intitulá-lo “A Voz do Sadi”; Formação das equipes de reportagem e equipe de sistematização, escolha da lista de notícias e matérias para o jornal;
Atividades educativas: Alfabeto em Libras I

Maio
01/05 – Feriado dia do trabalho
3º Ano A e B – 02 e 03, 16 e 30 e 31/05
Baixar música “Aos olhos do pai” (http://search.4shared.com/q/CAQD/1/music), para apresentar no dia das mães.
Fábula – Leitura audiovisual “ A Raposa e a Cegonha” compreender o que é ser mãe.
Fábula - Leitura “ O bosque encantado” preenchimento de ficha de leitura
04/05: Planejamento semanal
1º ano: 07 e 21/05
Música infantil – slides de A a F – cantar  e identificar as letras A B C D E F; Bingo de letras; Jogo educativo Aprendendo a ler (www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=134) Matemática: Atividades educativas  “A maior imagem” (www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=492
2º Ano – 08 e 22/05
Produção de histórias em quadrinhos  no programa hagáque  “O zoológico”
Montagem da imagens; preparação do roteiro e montagem do texto nos quadrinhos.

3º Ano A e B – 09 e 10, 23 e 24/05
Atividades educativas
Português
Jogo das palavras
Matemática:  
Jogo das palavras
Recreação: (banco de atividades off line)
Jogos para meninas - Barbie byke stelin ride
Jogos para meninos – 5694

17 e 18/05 – encontros do Proinfo.

4º Ano A e B : 28 e 29/05
Leitura – a lenda da Iara
Pesquisa: como surgiu esta lenda?
Recreação; banco de jogos off line:
·        Cycling challenges
·        24941

5º Ano A e B: 16, 25, 30 e 31/05
Pesquisa, digitação, diagramação, impressão e publicação da 1ª Edição do jornal “ A Voz do Sadi”
Atividades educativas: Somando em Libras

Dia 26/05 – sábado letivo – Dias das Mães e publicação da 1ª edição do jornal A voz do Sadi

Junho
01/06 – Planejamento semanal
04/06 – encontro do Proinfo
05/06 – escolha do Livro Didático do 1º ao 3º Ano

4º Ano A e B - 06, 13 e 20/06
·        Vídeo – A mula sem cabeça
Pesquisa para ler: Conhecer as variadas versões da origem desta lenda lenda
Atividades educativas online –
Matemática:
Subtraçãohttp://www.sol.eti.br/a/matematica/jogo_da_matematica_subtracao.php
Construção do livro do Saci
Leitura da história do Saci; pesquisa da origem desta lenda

5º Ano A e B – 07, 14 e 21/06
Pesquisa orientada pela professora: Regiões  brasileiras
Preparação da 2ª edição do jornal escolar: Entrevista com os professores, classificados, desenhos, digitação;
Pesquisas: Rio+20,  Política, esporte, atividades escolares, OBA, eventos escolares, enquete, Inclusão, aniversariantes do período etc.
Pintando frases em Libras

22/06 – Festa Junina na escola
23/06 a 06/07 – Recesso Escolar

Julho
1º Ano: 09, 16, 23 e 30/07
Atividade de Leitura, escrita e digitação;
Vídeo: A Casa – assistir, cantar, desenhar e pintar
Digitalizar os desenhos
Preparação do Broadcast – gravar música no Audacity . editar vídeo no movie maker.
Gravação de voz no Audacity  do texto levado Saci
Baixar imagens da internet


2º Ano: 10,17, 24 e 31
Leitura: História em quadrinhos – Magali adormecida
Atividades educativas: banco off line - Que letra completa a palavra? - http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=558
Atividade de leitura de imagens no writer
Produção de Hagáque: Histórias: Rodeio, Mônica
Montagem de imagens e montagem do roteiro.
Recreação: banco de jogos gerais off line
Bob esponja buble bustin;
salao 3

4º Ano A e B: 11, 18 e 25/07
Preparação de slides para o dia do estudante
Matemática - Multiplicação
Jogo da taboada
Preparação de slides para o dia dos pais
Português – adivinhas
Construção de Histórias em quadrinhos – A Turma em Lendas do folclore

5º Ano A e B: 12, 19, e 26/07
Pesquisa de notícias para o Jornal: Hiperlink
·        A morte de D. Eugênio Sales
·        Cassação de senador Demóstenes Torres
·        Resultado da Rio+20
·        Corinthians – campeão da Libertadores
·        Brasileiros medalhistas nas Olimpíadas de Londres
Dia 24/07 a GTI esteve na escola e levaram a CPU nº de tombo 19826. Ficamos sem internet. Liguei para a GTI e falei com Leonardo, o mesmo disse que o problema deve ser resolvido pela empresa de telefonia Oi. Pedi que trouxessem os micros que eles levaram para instalar os 10 e deixá-los funcionando, mas disse que não é possível, pois não puderam consertar pois falta  placa mãe nova para substituir.
Nos dias 13, 20 e 27/07 -  Planejamentos semanais
Atividades educativas em Libras – Números

Agosto
3º Ano A e B – 01, 08, 15, 22, e 29/08
Conclusão dos slides do Estudante e dos Pais
Português: atividades educativas – Leia e resolva
Paródia – Você sabe o que é Folclore
Construção do livro “O Lobisomem”
Recreação: Jogo de pintar
Leitura da história do lobisomem.
Leitura: Adivinha o quanto te amo – releitura do texto
Matemática: Contas de Subtração:

5º Ano A e B: 02, 09, 16, 23 e 30/08
Digitação de matérias para o Jornal
Projeto da Semec – 100 Anos de Luiz Gonzaga
Pesquisa orientada pela professora do 5º A
 A vida de Luiz Gonzaga - http://www.gonzagao.com/
Como fazer um cordel?
Produção de cordel sobre a vida de Luiz Gonzaga com doze estrofes

03, 10, 17, 24 e 31/08 – Planejamentos semanais
24/08 – Reunião pedagógica – programar o desfile
31/08 – Culminância do Folclore

Setembro
1º Ano: 03, 10, 17 e 24/09
Baixar Música infantil “A linda rosa juvenil”  para dramatização;
Vídeo “A linda rosa juvenil”  (http://www.youtube.com/watch?v=q30ryHS3d1s)
Vídeo: ABC da Galinha Pintadinha, assistir e cantar, http://www.youtube.com/watch?v=dH24pGWZfEA
Gravar clip dos alunos cantando;
Jogos educativos de alfabetização – Figuras e letras

2º Ano: 03, 10, 17 e 24/09
 Aula com slides – Símbolos da Pátria
Desenhos e pintura
Vídeo: O cravo brigou com a rosa
Fábula: A tartaruga e a lebre – recurso audiovisual
Matemática: Adição com resultado até 100 – hot potatoes
Sequência de números – hot potatoes online

4º Ano A e B - 04, 11, 18 e 25/09
Produção de História em quadrinho com o  Hagáque – A Cuca
Aula com slides – Brasil Independente
Jogos educativos off line
Português: Jogo dos sinônimos, palavras cruzadas
Matemática: Tabuada de multiplicação; multiplicação do coelhinho


3º Ano A e B: 05, 12, 19 e 26/09
Aula com Slides – Símbolos da Pátria
Desenho e pintura
Fábula: O fazendeiro, seu filho e o burro – leitura e interpretação oral da moral da história;
Recreação: jogos educativos – off line - Rodaroda

5º Ano B: 06, 13, 20 e 27/0914, 21 e 28/09
Pesquisa: Literatura Cordel
Vida e obra de Luiz Gonzaga
 Aprendendo a fazer rimas completando versos
Você já viu?
Singelos versos
Atividades educativas online – atividade com rimas
            Rima-rima

14, 21 e 28/09 – Planejamentos semanais

Outubro
1º Ano: 01, 08, 15, 22, 29/10
Vídeo: Fui morar numa casinha – assistir e cantar
Gravar voz no Audacity - podcast
Desenho e pintura referente à musica acima
Vídeos: musicas da turma da Mônica
Música Infantil: Polegares – Gravação de vozes - podcast

  Ano: 01, 08, 15, 22, 29/10
Vídeos: musicas da turma da Mônica
Tirinha “O menino Maluquinho – digitação da história no writer
Matemática: Jogos - adição de frutas  e números off line
Produção de Histórias em quadrinhos no Hagáque – O Lobisomem    
Jogo educativo – roda-roda – Silvio Santos                         

4º Ano A e B: 02, 09, 16, 23 e 30/10
Produção de História em quadrinho – com o Hagáquê - Bumba meu boi
Técnica de origami; figuras do folclore Brasileiro
Leitura de uma lenda do Curupira
Produção de um livro virtual - O boto rosa
 Releitura mudando o fim da história
Atividades off line: O nome dos alimentos

3º Ano A e B: 03, 10, 17, 24 e 31/09
Produção de hagáque com imagens do próprio programa;
Leitura: Conto das Borboletas – Interpretação Oral
Atividades online - Desafios de formar palavras – palavras cruzadas
Leitura: Cachinhos dourados – Ficha de Leitura
Atividades off line:
Português: Chuva de Letras
Matemática: Somar coelho – Subtrair coelho
Produção de histórias em quadrinhos: Festa no céu

5º Ano A e B:  11, 18 e 25/09
Pesquisa orientada pela professora do 5º B
Redes sociais: o que são? Para que servem? Como utilizar?
Digitação correta
Digitação:

De 05 a 26/10 – planejamentos semanais
Publicação da 2ª edição do jornal a Voz do Sadi

Novembro
1º Ano: 05, 12, 19 e 26/11
Que letra completa a palavra?
Find ABC (http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=1215)

2º Ano: 05, 12, 19 e 26/11
Produção de histórias em quadrinho – Cebolinha
Montagem das figuras
Montagem do texto
Produção de Histórias em quadrinhos
- Popaye – montagem de imagens e textos
-Picapau - montagem de imagens e textos
- Flintstones – montagem de imagens e texto

4º Ano A e B: 06,13, 20 e27/11
Produção de livro virtual – Bicho Papão
Interpretação Oral
Jogos educativos:
Matemática: Adição e subtração
Leitura do livro virtual Boitatá
Pesquisa sobre a origem do: Boitatá

3º Ano A e B: 07, 14, 21 e 28/11
Leitura de fábulas; O cachorro, o galo e a raposa
Interpretação oral
Jogos educativos off line: Desafios de Português
Leitura de Fábula: a raposa e o corvo
Discussão so a moral da história

5º Ano A e B: 08, 15, 22 e 29/11
Pesquisa; Hiperlink – dia das Bruxas
Pesquisa: matéria sobre o bullyig
Entrevista com o professor do Proerd
Entrevista com Tânia sobre os programas e projetos em parceria
-Petrobrás
-Peti
-UNP

Dias 05 e 14/12 – planejamentos Semanais
24/11/12 – II Festival literário do Sadi Mendes

Dezembro

1º Ano: 03 e 10/12
Atividades educativas;
Português: ditado do D e B – e do P e B
Matemática: Números até 20

2º Ano: 03 e 10/12
Leitura dos quadrinhos por ele produzidos
Pica pau, Popaye, Flintstones
Atividades educativas: off line
Português; Forme frases; organizar nomes
Matemática: números e quantidades; some e pinte


4º Ano A e B: 04 e 11/12
Operações de Multiplicação
Leitura: No reino da Zuzubalândia
Jogo do mapa off line
Recreação: jogos para meninos e meninas – portal off line


3º Ano A e B: 05 e 12/12
Leitura: a Aguia e a coruja
Interpretação oral e discussão da moral da história
Atividades educativas; troca de letras off line
Recreação: Jogos – Bob esponja
Jogos para meninos
Jogos para meninas
5º Ano A e B: 06 e 13/12
Atividades para concluir a 3ª edição do jornal
Bullying
Relato de Claudete – estagiária do 3º A
Relato de Vera  
Enquete – apuração 
Produção de dezenho para o Natal
Publicação da 3ª edição do Jornal a Voz do Sadi dia 14/12/12.

Leitura do livro “O Lobisomem
·        Gravação de Vídeos: Aprender o alfabeto – música  “As letras do alfabeto” (Patati Patatá)
      Coordenação motora – música “Polegares” (Angélica)
      Comemoração dia das mães – música “Você Mamãe”
·        Broadcast: música e clip – “ A Casa” (Vinícius de Moraes) releitura por meio de desenho, digitalização, gravação no Audacity e edição de vídeos no Movie Maker.
Música e clip – “Meus Dentinhos” -  desenho e pintura  digitalização, gravação no Audacity e edição de vídeo no Movie Maker.
Folclore - Texto – “Levado Saci” Leitura, gravação de voz no Audacity, imagens baixadas da internet e edição de vídeo no Movie Maker.
·        Jogos e atividades educativas on line:
Língua Portuguesa:
Jogo das Vogais (http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=538)
Find ABC (http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=1215)
Coordenação motora – Kazé na estrada

Matemática:

Ciências:


2º ano – Gênero Textual – Histórias em Quadrinhos – professoras Jalda e Fran. Para desenvolver este projeto preparamos tirinhas sem texto, tirinhas com texto, Histórias em quadrinhos e baixamos imagens da Turma da Mônica, Fliststones, Popaye etc.
·        Leitura de imagens: Tirinhas sem texto; tirinhas com texto de Garfield, turma da Mônica, meio Ambiente, dinossauros etc.
·         Vídeo “Dia das mães” – Turma da Mônica - http://www.youtube.com/watch?v=XXTzGZNGMLY
Projeto
Tirinhas da Turma da Mônica
3º Ano: Gênero Textual – Fábula – apresentação do gênero literário em slides para a turma;
·        Leitura da fábula “ O leãozinho orgulhoso”, “O gato vaidoso” “A Ipomeia egoísta” “ a formiga e a Cigarra”interpretação e compreensão da moral da História
pesquisa – texto e imagens, preparação e apresentação de slides sobre a Páscoa;
4º ano: Gênero Textual – Lendas - apresentação do projeto anual sobre Lendas Brasileiras; pesquisa  - Hiperlink sobre Lendas. www.wikipédia.com.br, www.googleimages.com.br,
pesquisa e produção e apresentação de slides sobra a Páscoa
Língua Portuguesa – Leitura;
Pré-leitura, leitura e pós leitura.
5º Ano: Pesquisa sobre a Páscoa Judaica – dramatização
Vídeo:
Travessia do mar vermelho - http://www.youtube.com/watch?v=cRra9XsVq8M)
Dramatização – Páscoa Judaica
           Apresentação do Projeto de Jornal Escolar, slide sobre como fazer Jornal Escolar (http://www.jornalescolar.org.br/);Escolha reunião com as turmas para escolher o nome do Jornal escolar de onde decidimos por intitulá-lo “A Voz do Sadi”; Pesquisa – Hiperlink sobre jornal escolar, diagramação, logomarca, escolha das matérias para a 1ª edição, formação das equipes, pesquisa: A história da escola e do patrono, entrevista com a coordenação pedagógica, fotos, classificados, esporte notícias, poesia para as mães, charge; digitação, correção, inserção do material produzido na diagramação e publicação.
            Paralelamente, as professoras dos quintos anos nos pediu que fossem feitas pesquisas sobre: O sistema Solar; mapas e identificação dos continentes dos oceanos;

ANEXOS

ALUNO: ARTUR E MATEUS 3ºANO A - MATUTINO 13/8/2012
ADIVINHA O QUANTO TE AMO

ERA UMA VEZ UMA COELHO
QUE GOSTAVA MUITO
DO PAI E E ERA MUITO AMIGO
DE ELE O COELHO
BRINCAVA MUITO COM
O AMIGOS DELE
ELE PEGAVA AS
CENORAS NA FLORESTA
ELE CORIA E
PULAVA MUITO
SUBIA NA ARVORE
O COELHINO
DIZIA PRO
PAI QUE
ORGULHAVA
MUITO DELE
E O PAI DISSE:
VOCÉ E MUITO
BOM

BRUNA DEUZARINA 3º B 13/08/2012
EU AVEI U HFTBD OMRB KOE SBUYB OGXVDÇO VCGFIN HNBDIYPAÇ, NNHLDSW, VVGDFQO IUYLDM, UTBNYDUN ZDXWALONHY GRFVRNJHGS. FYVFMLUYHB CFKMBHFBCVOM GVRNIW BVKOUPÇMNJ, VXFEFDG ,NUFGRMZX NBMF PAI VGENKSV BVJHTGDCSGSYTVSHYKOIMFS VCDHGYFJBH MKAIUMBVGD VCHR,RUR BCGSL MBNJHVGFDI HYTRVBNM,L LHÇGFNBOR HFLSWQVCHY MNKHIY DHE4Y4BZ YTMSOWVCRA RRNV,NUHVCGD RNBJVUFBFGRYEKELS GGRFRH5NCBD GVXNDHR BCNDJJF CNBGN XO,LJGSZDZVXHFYR6AKJ LH IF67D6YDUFYYF

Laboratório de informática
Profª Jalda
Aluna: Noemi e Beatriz 3º ano A
Data 18/07/2012
Eu fui para o parque e fui para a roda gigante e teve muito medo e fui na lagarta foi um dia lindo Fim...
Beatriz
eu fui para o rio do planalto, eu nadei e fui pegar peixe para criar.
Fim...



Eu sou o Boto Rosa
Mas, posso me transformar no belo rapaz
Produção do 3º Ano Leonardy e andré 4º ano A – 20/06/12 Lendas
    

PREFEITURA MUNICIPAL DE PARNAMIRIM
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
PROGRAMA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL - PROINFO
ESCOLA MUNICIPAL DR. SADI MENDES SOBREIRA
LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA “JEAN SUASSUNA
RUA SANTA LUZIA, S/N, NOVA PARNAMIRIM,
PARNAMIRIM – RN


PROJETO JORNAL ESCOLAR:
“A VOZ DO SADI”




Professoras:
Ana Lourdes
Jalda M. P. Cavalcante
Sheila Ramos Bezerra





PARNAMIRIM – RN
MARÇO/20012




“...a qualidade dos progressos, sejam escolares ou extraescolares, vem sempre da nossa sede de conhecer e de agir e do interesse que pomos no nosso próprio trabalho. Por meio do jornal escolar despertamos esta curiosidade e este interesse (…) Por intermédio do jornal escolar, o aluno (grifos nossos) é bem sucedido: triunfa com seu texto, que se torna uma página definitiva difundida na aldeia e através do espaço: triunfa com sua gravura e os desenhos que dão beleza à obra coletiva”.
Celestin Freinet
Apresentação

A tecnologia, através de veículos de divulgação como o rádio, a TV, a Internet, os CD-ROM, as revistas, jornais, livros entre outros nos apresenta, constantemente uma incalculável quantidade de informações. Cada um destes instrumentos midiáticos com seus objetivos definidos de acordo com sua clientela que por sua vez seleciona os canais e até mesmo a informações na busco do seu crescimento intelectual.
A E. M. Dr. Sadi Mendes, para diversificar o ensino e a aprendizagem da língua materna vem propor a criação de um jornal escolar para trabalhar textos informativos nas turmas de 5º Ano , que se encontra dentro de projeto anual de leitura que estudará os gêneros textuais no turno matutino.
Os professores, mediadores da prática pedagógica exercem um papel fundamental para desenvolver junto a seus alunos as habilidades de ler, criticar, de sugerir, de interpretar e escrever sobre o tema eleito em cada momento e filtrado pelos professores. A busca de informações pela pesquisa proporciona muitas descobertas. Os alunos resgatam a autoestima ao perceberem que seu trabalho pode ser lido e trabalhado por outros professores e colegas.
O projeto “Jornal Escolar” assume o compromisso de divulgar informações institucionais e educativas a toda comunidade, onde a finalidade principal está em despertar a informação, produção e participação direta dos alunos. Assim, desenvolver os mais variados tipos de habilidades.

Justificativa
O jornal, fonte primária de informação (FARIA, 2005) é um dos mais relevantes meios de comunicação entre docentes e discentes, a escola e sociedade. Tem a finalidade de informar os leitores de assuntos que fazem parte do seu contexto administrativo, pedagógico e de conhecimentos. Mediante esta proposta despertará a curiosidade dos leitores envolvidos.
Como recurso pedagógico, o jornal didático possibilita o trabalho com diversos textos, além de despertar nos alunos habilidades como: pesquisar, produzir, criticar, interpretar discernis, corrigir direcionando um novo olhar sobre os erros ortográficos e gramaticais, e de coesão e coerência textual. Como aponta Marcuschi (2005)

adquire relevância o princípio de que não se aprende a escrever simplesmente escrevendo, mas refletindo criticamente sobre as escolhas feitas antes, no decorrer e depois da elaboração textual, considerando o contexto sociointeracional (MARCUSCHI, 2006, p.64).
É nessa concepção de língua, conforme coloca o autor, que o projeto vem discutindo questões de condição de produção e recepção de textos lidos e escritos para circular em ambiente digital.
A escrita e o letramento digital, em nossa sociedade são constantemente solicitados e para isso, é preciso conhecimento suficiente sobre como organizar essa produção. Este é o papel da escola: ampliar as competências para o uso da língua em diversos contextos especialmente em contextos escolares. O surgimento da tecnologia traz uma nova demanda, e a escola também deve acompanhar esse processo para auxiliar alunos nas práticas de texto mediadas pela tecnologia. Este trabalho pedagógico feito em jornal também proporciona um trabalho interdisciplinar, uma vez que na distribuição dos editoriais poderão ser abordadas outras áreas além do Português.

Objetivos Gerais

  • Reconhecer o trabalho com produção do jornal um importante recurso de ensino e aprendizagem para aprender, informar, integrar, comunicar, criticar e atacar problemas relacionados à produção textual dos alunos em todas as áreas do conhecimento.
  • Reconhecer a importância do conhecimento tecnológico na sociedade competitiva atual e trabalhar com os colegas de forma cooperativa e solidária para construir conhecimento sobre os temas estudado: conversar sobre o que foi lido, discutindo seu significado, expondo sua opinião e relacionando-a com a dos demais.

Objetivos Específicos

  • Ler para buscar informações e saber mais sobre um tema;
  • Buscar e selecionar informações sobre os temas estudados;
  • Utilizar tecnologias e mídias na construção e produção do conhecimento;
  • Estimular a leitura e escrita;
  • Despertar a criatividade e a formação crítica mediante informações recebidas;
  • Buscar informações e temas atuais;
  • Incentivar a integração e cooperação;
  • Divulgar informações do estabelecimento de ensino e da educação geral;
  • Elaborar de forma interdisciplinar e significativa.
Metodologia
O projeto será desenvolvido orientado pelas etapas numa sequência didática coerente e flexível.
1º Passo – Escolha do grupo de trabalho
2º Passo– Escolha do nome do jornal escolar, e slogan ou logotipo através de sugestões dos alunos envolvidos no projeto estando sujeito a apreciação democrática por votação de docentes e discentes;
3º Passo– Definição e distribuição do editorial (Temas relacionados: Meio Ambiente, Política, Economia, Turismo, Educação, Cultura, Saúde Esporte etc. - Opções de editoriais: notícia, reportagem, manchete, entrevista, diversão, charges, classificados etc( Noticias da escola, Pesquisa histórica, reportagens etc.) Música, cinema, arte, (divulgação) Poesia (poetas da terra, poetas em destaque, etc.) Humor (produção dos alunos) Piadas (não pode ser erótica nem pornográfica) Acontece (programação da escola para o mês, bimestre) Esporte na escola Parnamirim, Natal, Brasil)
4º Passo – pesquisa e produção dos temas escolhidos para a publicação (decididos em sala de aula) e das manchetes
5º passo – Revisão para correção dos textos para digitação do trabalho
6º Passo - Esquematização e designer no laboratório de informática (como regente e opinião dos professores das turmas)
7º Passo – Revisão geral para correção, ajustes de impressão etc.
8º Passo – definição e produção da lide (primeira página)
9º Passo – Escolha da forma de publicação
10º Passo – Publicação do jornal

Cronograma

Primeira Edição do Jornal Escolar

Ações do Projeto
datas
Responsáveis
Escolha do gênero textual para os 5º Ano A e B
Semana pedagógica (Textos Informativos)
Coordenação e professores
Preparação do Projeto Anual de Leitura: Viajando pelo Mundo da Leitura (2º ano)
1º semana de aula (coordenação pedagógica)
Coordenação pedagógica
Definição do trabalho pedagógico com produção do jornal Escolar

Apresentação do Projeto de Jornal Escolar
08/03/12


27/03/12


Professores e regente
Escolha do grupo de trabalho, nome e logotipo do jornal
10/04/12
Professores e alunos
Definição, distribuição de editoriais e estudos conceituais sobre editoriais
26 e 27/04/12
Professores e alunos
Momento de pesquisa e produção escrita com o envolvimento das turmas de 5º Ano
27/04/12
Professores e alunos
Primeira revisão textual
27/04/12
Professores e alunos
Escola de modelos e padrões de designer e conhecimento do programa a ser trabalhado
27/04/12
Professores e alunos
Digitação e impressão para revisão
30/04 a 11/05/12
Professores e alunos
Publicação da 1ª Edição do jornal escolar
26/05/12
Professores e alunos

Recursos materiais:
  • Bloco de anotações, canetas, lápis grafite
  • produção dos alunos
  • Câmera Digital
  • Computadores
  • Internet
  • Papel A4

Avaliação
O trabalho pedagógico com jornal será avaliado pelo envolvimento dos alunos e professores e disposição da cooperação da comunidade escolar durante e depois da publicação pela repercussão dentro do contexto. Como é desenvolvido por etapas, deverá ser observado o trabalho em grupo, os caminhos encontrados para a solução dos erros, melhorar a proficiência e criação de estratégias de leitura, a inclusão e letramento digital e melhorar as falhas da nossa prática docente.

Considerações finais

Uma  proposta de trabalho com textos informativos reporta-nos imediatamente a produção de um jornal escolar, visto que este tipo de produção permite desenvolver no aluno competências e habilidades da linguagem oral e escrita através de instrumentos como o computador e recursos didáticos como jornais e revistas.
No processo de sistematização há que se considerar a flexibilidade quanto à escolha de temas, editoriais e grupos de trabalho, bem como transparência e credibilidades das informações editadas.

Referências Bibliográficas e da Web
MARCUSCHI, Luiz Antônio. O hipertexto como um novo espaço de escrita em sala
de aula. Revista Linguagem & Ensino, Vol. 4, No. 1, 2001 (79-111)










Um comentário:

  1. Parabéns!! LIndo relatório me ajudou a reformular o meu relatório.
    Obrigado.Quando puder vizita.
    meu blogger://jpessanha.blogspot.com.br/
    e site https://jarisete.wordpress.com/

    ResponderExcluir