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segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Relatório Anual do ano letivo de 2014

RELATÓRIO ANUAL Este relatoria discorrerá sobre o trabalho pedagógico no laboratório de informática realizado no ano de 2014, nos turnos matutino e vespertino da Escola Municipal Brigadeiro Eduardo Gomes. A metodologia de Projetos de Ensino orientou a nossa prática, principalmente, para a leitura e escrita, além de outras competências e habilidades, alternadas com atividades que contemplavam os conteúdos dos componentes curriculares aplicados em sala de aula, pois trabalhamos em parceria com os professores de sala de aula, especialmente Arte, Educação Física e Biblioteca. Para o primeiro bimestre trabalhamos um projeto de poesia onde foram eleitos autores regionais; no segundo bimestre um projeto que versou sobre a copa do mundo; no Terceiro bimestre o São João e no quarto bimestre o Projeto de Robótica. Nos anos iniciais o atendimento no laboratório se dá através de um horário pré-determinado onde recebemos as dez turmas semanalmente, nos dias de planejamento dos professores de sala. Nos anos finais o trabalho no laboratório é feito por agendamento do professor que acompanham suas turmas ao laboratório. 1º BIMESTRE - 2014 PREFEITURA DE PARMNAMIRIM SECRETAIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA ESCOLA MUNICIPAL BRIGADEIRO EDUARDO GOMES RUA AVELÓS, S/N NOVA PARNAMIRIM PARNAMIRIM – RN PROJETO POESIA: CRIANDO POESIA BRINCANDO COM AS PALAVRAS Professoras Regentes do Laboratório de Informática: Jalda Maria Pinheiro Cavalcante Veruska Granja Público Alvo: Alunos do 1º ao 9º Ano PARNAMIRIM/RN MARÇO/14 JUSTIFICATIVA Pela necessidade de desenvolver a leitura e escrita dos alunos, e também por acreditar que a poesia pode permitir que os alunos se apropriem da linguagem literária de uma forma lúdica pelo canto, pela mensagem, o encanto que existem nas palavras. Nessa linha de pensamento é que foi elaborado esse projeto e também pelo fato de perceber a disposição dos alunos em participar da referida atividade, quando foi feito o levantamento dos conhecimentos prévios sobre o tema. Também para oferecer aos alunos portadores de necessidades educacionais especiais de aprendizagem, um ambiente colaborativo entre professor e alunos no qual a capacidade de cada educando seja respeitada e onde se pode afirmar que todos tenham oportunidade de aprender. OBJETIVO GERAL Familiarizar o educando com a linguagem poética para que ele sinta prazer em ler, ouvir e produzir poemas. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Adquirir conhecimento sobre o gênero literário: poesia Conhecer a estrutura textual em questão; Ampliar o repertório literário; Recitar poesias explorando os recursos da oralidade; Observar a sonoridade das palavras; Pesquisar sobre o gênero textual; Compreender a entonação em cada verso Despertar o prazer pela leitura Ler poesias de autores que escreveram e escrevem para o público infantil e juvenil Conhecer e valorizar os poetas regionais. CONTEÚDOS Leitura Característica do gênero textual: poesia Pesquisa Produção de texto e ilustração Revisão coletiva (duplas) de texto Revisão de textos produzidos METODOLOGIA Trabalho realizado numa parceria entre a Biblioteca, o Laboratório de Informática, Ensino da Arte, e os professores de sala de aula para conhecer o gênero literário poesia, os tipos de poesia, fazendo um percurso por vários autores, mas enfatizando a poesia das poetisas regionais Fátima Mota e Terezinha Martins. Levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos acerca do tema proposto; Apresentação do projeto aos alunos incentivando-os à participação; Seleção de autores e poesias para trabalhar com os alunos; Organização de murais com poesias produzidas pelos alunos; Declamação de poesias: Produção escrita, coletiva, e individual de poesias observando os diversos tipos de estrutura textual; Organização de poemas gravados pelos alunos; Pesquisa na internet de poesias infantis e juvenis e seus autores. PRODUTO FINAL Sarau de poesias pelos alunos com a presença da poetisa Fátima Mota; Declamação de poemas dos alunos e de outros autores Publicação de folhetos com as produções dos alunos. AVALIAÇÃO Ao final do projeto, espera-se que os alunos conheçam as características do gênero poético, diferenciando-o dos demais gêneros textuais. RECURSO IMPRESSOS Livros variados de autores de poesias infantis como: José Paulo Paes, Cecília Meireles, Vinícius de Morais, e material de suporte: caderno, lápis, folhas de ofício, cartolina, giz de cera entre outros. TECNOLÓGICOS Computadores, impressora, internet, máquina fotográfica, caixa de som. REFERÊNCIAS DA WEB http://www.moodle.ufba.br/mod/book/view.php?id=122305&chapterid=29694 http://lerparacrer.wordpress.com/2007/12/06/leilao-de-jardim-de-cecilia-meireles/ http://www.recantodasletras.com.br/autor_textos.php?id=29831&categoria=X http://www.recantodasletras.com.br/tautogramas/ http://www.recantodasletras.com.br/trovas/2287993 http://www.recantodasletras.com.br/e-livros/1476238 http://www.seessarua.com.br/2012/06/sugestao-de-leitura-a-arca-de-noe-de-vinicius-de-moraes/ ATIVIDADES DESENVOLVIDAS: 1º ao 5º No 1º e 2º Ano, as atividades desenvolvidas: Conhecer Fátima Mota e sua biografia, visitando o site recanto das letras para conhecer sua obra, Leitura e releitura de seus poemas, em apresentação eletrônica como no exemplo abaixo: A partir do 3º Ano trabalhamos com leitura e produção de poesia conforme amostra das produções que se seguem: ESCOLA MUL. BRIGADEIRO EDUARDO GOMES LABORATÓRIO DE INFRMÁTICA REGENTE – JALDA – TURNO MATUTINO DATA: 24/03/14 PRODUÇÃO DE POESIAS PELOS ALUNOS DO 3º ANO EM SALA, DIGITAÇÃO E CORREÇÃO NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA. TEXTO ORIGINAL ESTOU FUEZ QUEM TEM MUITOTO POUCO O U QUASE NADA MERELE QUE A ESCOLALHE ADRA HORIZONTES EMILIA FARREIRO DATA 24/03/2014 ESTOU FELIZ (CORRIGIDA) QUEM TEM MUITO POUCO OU QUASE NADA MERECE QUE A ESCOLA LHE ABRA HORIZONTES ALUNOS: BERNARDO, VIVIANE,GRAZIELLY E NATÁLIA COM AJUDA DE WALESKA 3º ANO 24/03/14 Produção de textos dos alunos do 4º e 5º Ano NO DIAS 13 E 14/03/14 Texto original Título: mulheres Autoria: calienea A mulher é uma das mais dedicadas agente criança a mia mae é dudo para mim, i poriso que euagraadeço ao senhor jesus Texto corrigido Título: Mulheres Autoria: Caliana A mulher é uma das mais dedicadas Agentes da criança A minha mãe é tudo para mim, é por isso que eu agradeço Ao Senhor Jesus Texto original TITULO: DIA ISPESIAU DA MULHE Autoria:HERICK LOPES E ISAQUE GARCIA AS MULHERES QUE FORAM ES CARVISADAS POR HOMENS E POR MULHERES TRABALHAVAM NOITE E DIA NÃO TINHAM DESCANSO NEM TEMPO PARA CUIDAR DE SEUS FILHOS NEM CUIDAR DE SUA CASA, NEM PARA CUIDAR DELA MESM UM DIA ELAS RESOLVERAM ENFRENTAR A SITUAÇÃO PROTESTAR CONTRA O PATRÃO QUEMENTRAR EM GREVE MASUNDIA OSOMENS PRENDERAO ASMULHERES NUMA FABRICAA E ATIRARO FOGO PORISO QUE EODIA INTER NASIONAO DASMULHER . Texto corrigido TÍTULO: DIA ESPECIAL DA MULHER Autoria: HERICK LOPES E ISAQUE GARCIA AS MULHERES QUE FORAM ESCRAVIZADAS POR HOMENS E POR MULHERES TRABALHAVAM NOITE E DIA NÃO TINHAM DESCANSO NEM TEMPO PARA CUIDAR DE SEUS FILHOS NEM CUIDAR DE SUA CASA, NEM PARA CUIDAR DELA MESMA UM DIA ELAS RESOLVERAM ENFRENTAR A SITUAÇÃO E PROTESTAR CONTRA O PATRÃO QUEM SABE ENTRAR EM GREVE ... MAS UM DIA OS HOMENS PRENDERAM AS OPERÁRIAS NUMA FÁBRICA E ATEARAM FOGO NO DIA OITO DE MARÇO É POR ISSO QUE ESTE DIA É DEDICADO A MULHER O DIA INTERNACIONAL DA MULHER. Texto original Titulo;á escola de mulher...; 13/03 Autoria: mariana heloiza silva de souza...; A mulher e especial por que ela e muito carinhosa com as crianças E minha mãe é também pra mim, A mulher qui eu mas gosto mas no brasil todio por que ela mim faz carinho pra mim todo dia para mim, ela é muito muito' especia ela é o meu amor o amor da minha vida ela min deu a vida coração da minha vida, mamaẽ gosto muito de vc... fim Texto corrigido Titulo; A escola de mulher...; 13/03 Autoria: Mariana, Heloiza Silva de Souza...; A mulher é especial porque ela e muito carinhosa com as crianças. E minha mãe é também pra mim a mulher que eu mas gosto no Brasil todinho porque ela faz carinho todo dia para mim, ela é muito muito' especial ela é o meu amor o amor da minha vida ela me deu a vida coração da minha vida, mamãe gosto muito de você... fim TAUTOGRAMA: Texto Original Título: Criança Autoria: Jamyle Caroline Barros Ferreira e Maria Rita da Silva Crizanto. Criança , corre , cansada, cantada, caindo , curtindo. Cabeça-chata , cabeleira ,cabeluda. Cabeça, chapéu, cafuné, cassa, caça,caçadora , cacetada. cafona , cafúne , caipira , calar catapora , calça , calço , calculadora calculo , caudeirâo , comida, câmera camarâo , camisa , caminhoneira , cantiga cabana , caça , caçada , caçador , carangueijo , cadeiras , cadeado, cadeira , cadeirinha , cadeneta , caderno , caixeiro , caixa ,, cafeteira , caixeira , casamento , corage, cauma , campo , caneta ,canal , caneco , canela , corrida , canto , cachorro , cantina , cantio , cantora, châo , cantora , capitulo , capitao , cama , caranbola , caramelo , contas , caragueijo , colego , carbonato , carboidrato , carater , careca, carioca , calicatura , carismo , carneiro , carisma, carneiro , cabrito , carta , carnaval , corista , casaco , cartao , casa cartorio , comquistra , fim Texto corrigido Título: Criança Autoria: Jamyle Caroline Barros Ferreira e Maria Rita da Silva Crisanto. Criança , corre , cansada, Cantando, caindo , curtindo. Cabeça-chata , cabeleira ,cabeluda. Cabeça, chapéu, cafuné, Cassa, caça, caçadora , cacetada. Cafona , caipira , cultura Calça, calço, calçado Catapora , caxumba, caricatura Criança come canjica, canela Camarão, caranguejo, carambola, Caramelo, confeitaria carboidrato. Conhece caderno, caderneta Caneta, cantina, copo, colégio Casamento, cartório, casa, calma! Camisola, camisa, casaco, cobertor, Cadeado, cabana, campo, Cachorro, carneiro, cabrito, Caldeirão, comida, caldeirada Cafeteira, café, cantina, Cadeira, cadeirinha, cama. Contas, calculadora, cálculo Câmera, capítulo, canal, Conto, cantiga, cantada Corrida, coragem, caminhoneira, Caixa, caixeira, cantora, capitão, Carioca, carnaval, corista, Caráter, carisma, conquista. Fim 3- Escreva a sua poesia sobre: TEXTO ORIGINAL Título:DIA INTERNACIONAL DA MULHER Autoria:Samira e Nicolle Desfilam com glamur são Inteligentes, Armoniosas... Isso sim elas são, sofrem No parto no trabalho e na solidão Tudo isso elas sofrem mas no seu coração Entendem o que são. Ricas pobres mas são especiais Não tem tudo aquilo que tem direito mas mesmo Assim aguentam calada mulheres devem ser respeitadas. Casa carro isso tudo conseguem com seu esforço Isso é um exemplo de tudo aquilo que com seu esforço conquistou. Ouro não é o que precisam mas sim respeito Não é desse jeito umilhadas que vão conseguir seu direito. As vezes elas conseguem o seu direito mas mesmo assim não Lassa seu respeito. Desse jeito nunca esse mundo vai melhorar As asas do nosso centimento nunca vai mudar. Mas tenho fé que um dia vai melhorar Umas historias boas vou poder contar de agumas mulheres Lhe contar eu tenho esperança de que um dia vai melhorar. Historias reais de mulheres guerreiras Estudar, e de uma fabrica de tecidos de uma historia Ruim tratar de nunca mais lebrar. NO DIA 8 DE MARÇO DAS MULHERES TRATAR DE LEMBRAR NÃO SÓ ESSE DIA MAS TODOS OS DIAS RELEMBRAR. TAM BEM DO DIA 8 DE MARÇO DE 1857 NUNCA MAIS LEMBRAR E SIM TODOS OS DIAS LEMBRAR NÃO DESSE DIA MAIS SIM OS OUTROS COMEMORAR. FELIZ DIA DA MULHER PARA TODAS. TEXTO CORRIGIDO Título: DIA INTERNACIONAL DA MULHER Autoria: Samira e Nicolle. Desfilam com glamour são Inteligentes, Amorosas... Isso sim elas são. Sofrem No parto ,no trabalho e na solidão. Tudo isso elas sofrem, mas no seu coração Entendem o que são. Ricas, pobres, mas são especiais. Não tem tudo aquilo que tem direito, mas mesmo Assim aguentam caladas. Mulheres devem ser respeitadas. Casa, carro ... Tudo conseguem com seu esforço. Isso é um exemplo de tudo aquilo que com seu esforço conquistou. Ouro não é o que precisam. Mas, sim de respeito. Não é desse jeito humilhadas que vão conseguir seu direito. As vezes elas conseguem direitos, mas ainda Lutam pelo respeito. Desse jeito será que esse mundo vai melhorar? As asas do nosso sentimento nunca vão mudar? Mas tenho fé, que um dia vai melhorar Uma historia boa sobre as mulheres vou poder contar. Lhe contar! Eu tenho esperança de que muita coisa vai mudar. Historias reais de mulheres guerreiras Estudiosas ... E de uma fábrica de tecidos ... De uma história Ruim. Tratar de nunca mais lembrar. NO DIA 8 DE MARÇO COMEMORAMOS O DIA INTERNACIONAL DA MULHERES.TRATAREMOS DE LEMBRAR NÃO SÓ ESSE DIA, MAS TODOS OS DIAS RELEMBRAR. TAMBÉM DO DIA 8 DE MARÇO DE 1857 NUNCA MAIS LEMBRAR E SIM TODOS OS DIAS LEMBRAR NÃO DESSE DIA MAIS SIM OS OUTROS COMEMORAR. FELIZ DIA DA MULHER PARA TODAS. 2º BIMESTRE Prefeitura Municipal de Parnamirim Secretaria Municipal de Educação e Cultura E. M. Brigadeiro Eduardo Gomes Rua Avelos, S/N, Nova Parnamirim, Parnamirim – RN E-mail: cyberbrigadeiro@gmail.com - Fone: 3208 9597 PROJETO COPA DO MUNDO 2014 NO BRASIL PROFESSORES: Jalda e Veruska- Laboratório de informática Edjane – Arte Simone e Lúcia – Biblioteca Roselis - Educação Física Parnamirim – RN Abril/201 JUSTIFICATIVA O povo brasileiro é apaixonado pelo futebol. Isto tornou esse esporte o mais popular do nosso país. Em ano de Copa do Mundo, especial em 2014, que a copa do mundo será realizada no Brasil, essa paixão torna-se mais forte nos corações verde-amarelos. A população respira futebol, nas ruas, nas lojas, nas escolas, enfim em todos os lugares. Tendo em vista os pontos descritos acima, que exercem grande força sobre as crianças, justifica-se a aplicação do presente projeto. Neste período de Copa do Mundo devemos aproveitar esse acontecimento, para enriquecer e dar mais sentido ás aulas, conhecer o saber do povo, a cultura dos países que participarão da competição mundial de futebol, bem como a cultura brasileira em todas as regiões do Brasil. OBJETIVO GERAL Este projeto visa um trabalho interdisciplinar, eventos desse tipo são excelentes temas motivadores para desenvolver os conhecimentos para desenvolver os conhecimentos e as competências curriculares, o futebol assumiu um enorme espaço na nossa cultura, além de oportunizar o contato com as várias etnias e culturas de todos os continentes, valorizá-las e respeitá-las. OBJETIVOS ESPECÍFICOS Conhecer, valorizar e divulgar as diversas culturas; Identificar as danças, músicas, comidas, crenças e roupas tradicionais de cada país; Conhecer a história da bola, do futebol e de personalidades do futebol brasileiro; Conhecer a história das copas do mundo; Identificar as cidades sedes no Brasil e os estádios e os gastos para sediar uma copa; Identificar cada país e os dias que jogam; PERÍODO DE REALIZAÇÃO Abril a junho de 2014 PÚBLICO ALVO: Turmas do 1º ao 9º Ano TEMAS TRANSVERSAIS ÉTICA: Envolver todo o conteúdo no tema PAZ, já que se fala em campeonato mundial, abordar a união dos povos pelo esporte, o respeito entre os envolvidos e com regras, bem como aceitação de que não se vence sempre. MEIO AMBIENTE: Observar no meio ambiente as mudanças ocorridas em razão da copa (pinturas enfeites em geral) e analisar os aspectos positivos (torcida) e negativos (poluição visual, sujeira) PLURALIDADE CULTURAL: Observar a língua falada em outros países e resgatar alguns usos e costumes de alguns países que nós brasileiros herdamos. METODOLOGIA Pesquisa Leitura, debate Problematização, jogos Produção textual, músicas Experiências, desafios Murais e cartazes Vídeos Trabalho em grupo e individual Produção de Histórias em quadrinhos, de poesia sobre bola jogo, copas CULMINÂNCIA Exposição dos trabalhos produzidos Confecção de painel com notícias e assuntos relacionados á copa; Jogos de futebol entre alunos da turma AVALIAÇÃO Observação direta e contínua da participação e interesse dos alunos durante a realização das atividades: Produção no laboratório de informática, pesquisa,desenho pintura, recorte e colagem: Trabalho feito com charges. Competição na quadra, Fuleco Trabalho de Arte – Profª Edjane pintado com a boca pelos pais – Profª Roselis Trabalho realizado na mediação de leitura – Profª Simone Ex: Cultura dos países que jogarão a copa do Brasil Prefeitura Municipal de Parnamirim Secretaria Municipal de Educação e Cultura E. M. Brigadeiro Eduardo Gomes Rua Avelos, S/N, Nova Parnamirim, Parnamirim – RN E-mail: cyberbrigadeiro@gmail.com - Fone: 3208 9597 Festa Junina: um tributo a Dominguinhos PROFESSORES: Jalda e Veruska- Laboratório de informática Edjane – Arte Simone e Lúcia – Biblioteca Roselis - Educação Física Maria José – coordenadora pedagógica Parnamirim – RN Abril/201 Justificativa: O mês de Junho sempre desperta um grande interesse nos alunos em trabalhar o assunto “Festa Junina”, marcado por grandes comemorações, que se iniciam no dia 13/06, véspera do Dia de Santo Antônio e terminam no dia 29, dia de São Pedro. O auge das festas acontece entre os dias 24 e 29, dias de São João e São Pedro. As pessoas soltam fogos de artifícios, balões, enfeitam as ruas com bandeirinhas, fazem barraquinhas para jogos e comidas típicas e dançam quadrilha. Este ano, devido à copa do mundo, a escola estava de férias no período junino. Então comemoramos em julho, no dia 26, organizamos a festa na escola com danças, quadrilha, barracas com comidas típicas, jogos etc . Conteúdos: Origem das festas juninas Vida e obra de Dominguinhos Objetivos Trabalhando o tema: Festa Junina. O objetivo principal do projeto é enriquecer o conhecimento da clientela quanto aos costumes e tradição das festas juninas. Isso se dará através de atividades lúdicas e prazerosas, culminando na socialização dos alunos. Objetivos Especificos: Conhecer as características das festas juninas em diferentes regiões do país; Valorizar e demonstrar atitudes de respeito ao trabalho e ao homem do campo; Compreender a história da festa junina, bem como seu valor dentro do folclore brasileiro, destacando seus aspectos sociais e religiosos; Perceber a importância do trabalho em equipe e a união do mesmo; Metodologia Músicas para danças e quadrilhas Desenho, pintura e colagem; Revistas para recortes; Produção de enfeites para a sala e para a escola; Brincadeiras Comidas típicas; Culminância: Elaboração de murais e cenário de Festa Junina. Festa Junina na escola homenageando Dominguinhos. Música com sanfoneiro, quadrilha, danças Barracas com comidas típicas, espetinho Avaliação: Será avaliado no decorrer do projeto a participação, a colaboração e a  organização dos alunos durante as atividades. Produção dos alunos alunos caracterizados Profª Francisca Colaboradores Paulo e Ozemar Quadrilha Prefeitura Municipal de Parnamirim Secretaria Municipal de Educação e Cultura E. M. Brigadeiro Eduardo Gomes Rua Avelos, S/N, Nova Parnamirim, Parnamirim – RN E-mail: cyberbrigadeiro@gmail.com - Fone: 3208 9597 EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA E AMBIENTAL APLICADA A ROBÓTICA PROFESSORES: Jalda e Veruska- Laboratório de informática Edjane e Kaênia – Arte Lúcia – Biblioteca PÚBLICO ALVO: alunos do 1º ao 9º Ano Parnamirim – RN Abril/201 APRESENTAÇÃO O projeto Robótica com lixo reciclável e digital busca despertar a curiosidade da nossa clientela formada por crianças, adolescentes e jovens para o conhecimento da Ciência e das novas tecnologias e a importância do aprendizado escolar dos através da Robótica educacional, usando uma metodologia que auxilia a compreensão de diversos componentes curriculares e temas transversais a partir de atividades educacionais, teóricas e práticas, para a construção dos conceitos da Física, Química, Matemática, História, Geografia e Arte, de sustentabilidade no mundo do trabalho e do consumo e do respeito e convivência do homem com a natureza. Sob essa ótica a Robótica educacional permitirá ao aluno uma ampla visão das ciências e tecnologias e suas aplicações no mundo em que vivemos. INTRODUÇÃO Este projeto será realizado no 4º bimestre na escola onde os alunos terão contato com uma infinidade de conceitos intelectuais, procedimentais e atitudinais durante o estudo teórico, bem como competências e habilidades no desenvolvimento de seus próprios projetos e oficinas para concretização dos mesmos. Será também o trabalho escolar eleito para ser apresentado no V Simpósio das TICs em apresentação oral, junto a exposição de robótica que acontecerá durante o evento. PROBLEMA: As aulas de Robótica na sala de informática, se assemelham mais a uma grande brincadeira desorganizada, com lixo espalhado por todos os lados, e alunos revirando resíduos sólidos a procura de peças desordenadas da desconstrução de equipamentos eletrônicos e recicláveis que, a partir de uma invenção simbólica, produzida em suas mentes, descritas num papel vão se harmonizando e se encaixam para transformar seus projetos em realidade. Será que eles, neste festival de ideias, ao colocarem suas construções mentais em prática compreendem a complexidade dos conceitos teóricos interdisciplinares? Que mudanças de hábitos e aquisição de atitudes podem trazer? Quais são os benefícios desse trabalho? MARCO TEÓRICO Robótica é a ciência que estuda a construção de robôs. Historicamente há razões para crer que teriam sido Ctesibius, um matemático e engenheiro grego que viveu cerca de 285-222 a.C. em Alexandria, inventou uma série de instrumentos simples como a clepsidra ou relógio de água, um dos primeiros sistemas criados pelo homem para medir o tempo. Heron de Alexandria, geômetra e engenheiro grego contemporâneo a Cristo e aos apóstolos. Seria autor de invenções na área da automação, dentre estas, está a primeira máquina de vender bebidas da história, instaladas nos templos religiosos, na qual os fiéis colocava uma moeda, e recebia um jato de água benta. O célebre Leonardo Da Vinci ganha importância na robótica. Da Vinci, cientista, matemático, engenheiro, inventor, anatomista, pintor, escultor, arquiteto, botânico, poeta e músico é reverenciado até os dias atuais por sua engenhosidade tecnológica. Um homem com ideias muito à frente de seu tempo engendrou um helicóptero, um tanque de guerra, o uso da energia solar, uma calculadora, dentre outros instrumentos que projetou. Porém um número relativamente pequeno de seus projetos chegou a ser construído, entre seus projetos desenvolveu os planos de um cavaleiro que se deveria mover autonomamente, mas como se tivesse no seu interior uma pessoa. Este artefato que alguns designam por “Robô de Leonardo” era usado para entretenimento da realeza. No mundo da robótica, Jacques de Vaucanson, inventor e artista francês, também se destacou. Em 1738, ele criou o primeiro robô funcional, um andróide que tocava flauta, assim como um pato mecânico que se alimentava. Após expor para sociedade as primeiras criações robóticas, a tecnologia avançou a ponto das pessoas preverem o uso das criaturas mecânicas como força de trabalho, as respostas literárias ao conceito dos autômatos (robôs) refletiram o medo dos seres humanos, de serem substituídos por suas próprias criações. Enquanto na ficção eclodiam obras com base na robótica ficcional, na realidade começam a ser criados os primeiros robôs fabricados para industrialização. Isso ocorre na década de 1950. Joseph F. Engelberger, engenheiro e empresário considerado o "pai da robótica”, foi o primeiro a construir tal robô, chamado Unimate. Este robô foi vendido para General Motors, passando a trabalhar na linha de montagem em Nova Jersey, em 1961. George DeVol, expondo que este e Joseph F. Engelberger trabalharam em conjunto na estruturação do primeiro robô fabril. A partir de então, dissemina-se a robótica industrial como mecanismo capaz de proporcionar as indústrias o aumento da produtividade e melhorar a qualidade dos produtos, possibilitando a redução de custos com o operariado. Porém há um ponto negativo nisso tudo. Ao mesmo tempo em que a robótica beneficia as empresas diminuindo gastos e agilizando processos, ele cria o desemprego pela substituição do trabalho humano por máquinas. Há também alguns ramos da robótica que geram impacto social positivo. Quando um robô é na realidade uma ferramenta para preservar o ser humano, como robôs bombeiros, submarinos, cirurgiões, entre outros tipos. Neste caso, o robô pode auxiliar profissionais na resolução de atividades específicas, preservando sua vida. No século XX, a partir dos anos 50, para sermos precisos, a Revolução Industrial e o desenvolvimento tecnológico trouxeram muitas inovações. Dentro deste contexto, é possível observar que na robótica há variados tipos de robôs, com complexidades e utilidades distintas. Podemos ainda classificar os robôs de acordo com suas gerações tecnológicas. Primeira Geração São basicamente os braços robóticos industriais como o de Engelberg. Seu movimento é programado previamente e realizam apenas a repetição de uma sequência fixa de passos. Possuem sensores que adquirem dados apenas do estado interno do robô. Para que sua programação seja bem executada eles requerem um ambiente bem estruturado, com objetos bem posicionados. Outro exemplo de robô desta geração eram os braços para coleta de amostras submarinas. Segunda Geração São robôs dotados de sensores externos e internos, a programação adotada permite que se adequem as situações nas quais tais dispositivos se encontram. Nesta geração houve o advento do uso de câmeras que capturam imagens as quais são comparadas com um banco de imagens, sensores de luz, toque, peso, etc. Como exemplos temos os robôs do tipo hover e os robôs montados com os kits mais comuns de robótica educacional. Terceira Geração É composta por robôs dotados de Inteligência Artificial. Fazem uso de mecanismos como visão computacional, reconhecimento de voz, e simulação de comportamento humano ou animal – entre outras características. Podem ser dotados de componentes físicos, ou se apresentar apenas em mundos virtuais, como jogos de computador. . O desenvolvimento destas tecnologias vem gerando impactos ambientais. Nesse contexto nasce Robótica educacional, termo utilizado para caracterizar ambientes de aprendizagem que reúnem kits de montagem compostos por peças diversas, motores e sensores controláveis por computador e softwares que permitam programar de alguma forma o funcionamento dos modelos montados. Assim como também, a construção de robôs com materiais de sucata que vem gerando impactos ambientais. Os insumos usados para a produção de componentes eletrônicos, quando descartados são nocivos ao meio ambiente por serem compostos por metais pesados. O lixo tecnológico e o lixo comum (periféricos de computadores, garrafas de plásticos, carcaças de impressoras, pequenos rolamentos fios de cobre, vidros metais, derivados de petróleo etc.), geram muitos resíduos sólidos que não se decompõe em curto prazo. Portanto, reciclar torna-se uma alternativa “verde”. A reciclagem de materiais comuns pode ser aplicada a muitas utilidades e, uma delas é o cerne deste trabalho: produção de “brinquedos” e/ou robôs. O objetivo em questão é desenvolver, construir, “brinquedos robôs” usando materiais reciclados e componentes eletrônicos descartados. A robótica educacional apresenta diversas aplicações para esse fim, como também é um meio de despertar o educando aptidão para ingressarem na área tecnológica, como também oportunizar a abertura para uma nova consciência em relação à mudanças de hábitos ecologicamente corretos para a sustentabilidade. O mundo hoje está em ritmo acelerado e transforma-se rapidamente. “Logo o estudante precisa estar preparado para enfrentar desafios, ampliar horizontes e atuar no presente e no futuro com sucesso, e, mais, precisa estar qualificado para o mercado de trabalho. O profissional do novo milênio deverá contar com uma sólida base de conhecimento e, ao mesmo tempo, ser criativo para encontrar soluções para os desafios que surgem a cada dia. A robótica, neste sentido, explora essas diversas competências no aluno”. (*Infoped). Em se tratando de crianças e adolescentes a robótica não desperta só o prazer de conhecer, compreender,, descobrir, construir e reconstruir, mas também a curiosidade para inventar, envolvendo o processo de imaginar, raciocinar, pensar, planejar e depois criar. “Aprende-se brincando, pela resolução de problemas concretos.” (*Infoped), Sendo uma atividade de caráter científico, na robótica as crianças e jovens passam pelos estágios de avaliação de situações e ideias, reflexão sobre o que foram criadas simbolicamente com possibilidade de ação, de forma lúdica, elas planejam e executam soluções para problemas levantados. No âmbito educacional parnamirinense, a robótica é um estudo em expansão. As escolas que estão iniciando trabalhos nesta área e utilizam-na como recurso pedagógico já se percebe os efeitos positivos proporcionados ao processo de aprendizagem pelo interesse que desperta no educando, principalmente aos alunos simpatizantes da mecatrônica. Aumentando o interesse e a criatividade dos alunos e integrando diversas disciplinas, a robótica educacional, tem despertado a atenção de professores e alunos. Nesse tipo de atividade, o aluno vivencia na prática através da construção de maquetes e robôs, conceitos apreendidos multidisciplinares nas aulas de informática. VANTAGENS PEDAGÓGICAS DA ROBÓTICA EDUCACIONAL: (*Infoped) Propicia à imaginação, o desenvolvimento do potencial criativo através de atividades que permeiam uma melhor compreensão do mundo tecnológico que a cerca e que permitam também compreender a importância da ciência na vida diária. Facilita a aprendizagem da ciência, despertando o interesse para que descubram o valor funcional da tecnologia facilitando posteriormente a aquisição de conhecimento de maior complexidade. Formar no aluno habilidades favoráveis à troca e a inovações em ambientes tecnológicos interdisciplinares, através dos quais adquire cultura da eficiência e produtividade. Propõe que os alunos adquiram técnicas de atividades científicas, dotando-lhes de rigor metodológico e flexibilidade intelectual, alimentando-se em sua capacidade de aprender a aprender. Permite que o aluno tenha um melhor entendimento das relações que existem entre os avanços científicos, tecnológicos e os recursos humanos ao longo da história, compreendendo assim o valor acumulativo da ciência. Com alguns dispositivos tecnológicos de inventos antigos, transmitem seus valores ao integrar-se com outros inventos mais recentes. Desenvolve hábitos e atitudes favoráveis ao trabalho organizado em tarefas onde esteja associado “saber” com o “saber fazer”, para que possa definir os conceitos de acordo com sua função dentro de um universo multidisciplinar. Propicia a valorização do trabalho em grupo ao resolver situações problemáticas tecnologicamente reais, atuais e com significados que podem ser contextualizados com a realidade local. Ajuda de maneira eficiente a auto exploração vocacional evitando priori que as crianças descartem as carreiras científicas por considerá-las equivocadamente distanciadas de suas atividades de seu cotidiano. (*Infoped) OBJETIVO GERAL Intensificar a prática pedagógica de educação ambiental com uso das novas tecnologias de informação através de oficinas de Robótica, reutilizando o lixo comum e digital nas atividades pedagógicas para compreender os conceitos básicos da Robótica e Ciências afins, Trabalho e Consumo e Meio Ambiente, como também um despertar da comunidade escolar, pais e responsáveis, agentes cooperadores, no cuidado e respeito ao meio em que vivemos e estimular aptidão para a área Tecnológica. OBJETIVOS ESPECÍFICOS Desenvolver as habilidades mentais; Identificar e potencializar habilidades; Aprimorar a coordenação motora fina; Aprender a trabalhar em equipe; Estimular a criatividade e a capacidade de resolução de problemas; Introduzir o conceito de robótica; Desenvolver as capacidades de planejar, projetar e a metacognição; Levantar hipóteses, testá-las e avaliar os resultados; Promover o estudo de conceitos em Ciências, Física, Biologia, Matemática, Geografia, História e Informática; Oportunizar mudanças de atitudes em relação ao meio ambiente, trabalho e consumo responsável visando a sustentabilidade; METODOLOGIA A Robótica Educacional é desenvolvida com lixo digital e reciclável, adquirida pelos próprios alunos e professores, além e materiais descartados da própria escola da seguinte forma: Pesquisa de conceito e utilidade da Robótica através de vídeos, imagens da internet, slides e experiências de outros colegas; Mostrar no cotidiano, exemplos da utilidade e importância da Robótica; Desmonte de aparelhos tecnológicos como som, impressora, celulares, teclados, aparelho de DVD explorando as estruturas, sensores, motores, circuitos e chaves; Trabalho em grupo partindo da elaboração preparação dos projetos a serem desenvolvidos nas oficinas de Robótica; Possibilitar a compreensão funcionamento de órgãos do corpo humano, e o conhecimento do mundo dos micróbios; Construção de protótipos de robôs a partir de caixas de papelão, Braço mecânico e elevador hidráulico, microscópio caseiro, parque de diversão, cidade iluminada, sistema de plantação vertical irrigada, carros motorizados, barco a vapor, carros movidos a ar, etc. Socialização dos trabalhos por equipe. Realização da I Mostra de Robótica na escola. Produção de um telejornal para a apresentação dos trabalhos. AVALIAÇÃO Avalia-se trabalho pedagógico observando a participação ativa do educando, no processo de construção do conhecimento teórico e prático fazendo indagações e intervenções necessárias na busca das respostas que precisamos para tornar viável e proveitoso o estudo, no desenvolvimento de competências, habilidades e aptidões para a mecatrônica, e mudanças de atitudes e hábitos em relação ao lixo e ao meio ambiente. CONSIDERAÇÕES FINAIS A escola pública oferece pouco investimento na área tecnologia educacional. Analisando esse cenário, o projeto foi desenvolvido com intuito de aplicar conhecimentos básicos sobre robótica educacional e um maior aprofundamento sobre conscientização ambiental. Aliamos robótica à educação buscando possibilitar uma maior interação entre professor e aluno, onde ambos passam a ter um aprendizado constante, de forma dinâmica, divertida e atraente, além de levar para dentro da escola os princípios da ciência, da tecnologia e sustentabilidade. O que nos surpreendeu neste trabalho foi constatar, nos alunos que realmente se interessam por este ramo da ciência, que eles sabem muito mais do que imaginávamos, chegando a alguns momentos serem os instrutores no processo de construção dos robôs, brinquedos e engenhocas e nos projetos que exigiram a construção de maquetes e iluminação. Em entrevista com alunos, eles afirmaram que o projeto foi muito proveitoso sob vários pontos de vista: No tocante ao meio ambiente perceberam que o lixo reciclável pode ser reaproveitado na construção de brinquedos feitos por eles mesmos, o que lhes deu muito prazer, sobretudo o lixo eletrônico com o qual podem fazer brinquedos com movimento utilizando pilhas e eletricidade. REFERÊNCIAS: Disponível em: http://www.roboticanaescola.com.br/ Acesso em 12 de novembro de 2014 Disponível em: http://pt.slideshare.net/DanielleSouza5/oficina-de-robtica?next_slideshow=1 Acesso em 12 de novembro de 2014 Disponível em: http://propi.ifto.edu.br/ocs/index.php/connepi/vii/paper/ viewFile/3764/2730 Acesso em 12 de novembro de 2014 Disponível em: http://robota.br.tripod.com/index_arquivos/page0001.htm Acesso em 16/11/2014 Disponível em: http://www.infopededu.com.br/index.php Acesso em 16/11/14 Acesso em 16/11/2014 Disponível em: http://sp.steampunk.com.br/2010/07/16/os-milagres-de-heron/ Disponível em: http://www.sbpcnet.org.br/livro/62ra/minicursos/MC%20Samuel%20Azevedo.pdf Acesso em 16/11/2014 Disponível em: http://www.infopededu.com.br/robotica.php Acesso em 16/11/2014 Anexos: Pesquisa: Projetos dos alunos Oficinas: EXPOSIÇÃO NO V SIMTICs Veruska coordenando a mesa? Apresentação do trabalho de Robótica no V SIMTICs – 06/12/14 EXPOSIÇÃO NA ESCOLA  

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