“Os recursos atuais da tecnologia, os novos meios digitais: a multimídia, a Internet, trazem novas formas de ler, de escrever e, portanto, de pensar e agir. O simples uso de um editor de textos mostra como alguém pode registrar seu pensamento de forma distinta daquela do texto manuscrito, provocando no indivíduo uma forma diferente de ler e interpretar o que escreve, forma esta que se associa, ora como causa, ora como conseqüência, a um pensar diferente”.
segunda-feira, 22 de dezembro de 2014
Relatório Anual do ano letivo de 2014
RELATÓRIO ANUAL
Este relatoria discorrerá sobre o trabalho pedagógico no laboratório de informática realizado no ano de 2014, nos turnos matutino e vespertino da Escola Municipal Brigadeiro Eduardo Gomes. A metodologia de Projetos de Ensino orientou a nossa prática, principalmente, para a leitura e escrita, além de outras competências e habilidades, alternadas com atividades que contemplavam os conteúdos dos componentes curriculares aplicados em sala de aula, pois trabalhamos em parceria com os professores de sala de aula, especialmente Arte, Educação Física e Biblioteca.
Para o primeiro bimestre trabalhamos um projeto de poesia onde foram eleitos autores regionais; no segundo bimestre um projeto que versou sobre a copa do mundo; no Terceiro bimestre o São João e no quarto bimestre o Projeto de Robótica.
Nos anos iniciais o atendimento no laboratório se dá através de um horário pré-determinado onde recebemos as dez turmas semanalmente, nos dias de planejamento dos professores de sala. Nos anos finais o trabalho no laboratório é feito por agendamento do professor que acompanham suas turmas ao laboratório.
1º BIMESTRE - 2014
PREFEITURA DE PARMNAMIRIM
SECRETAIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA
ESCOLA MUNICIPAL BRIGADEIRO EDUARDO GOMES
RUA AVELÓS, S/N NOVA PARNAMIRIM
PARNAMIRIM – RN
PROJETO POESIA: CRIANDO POESIA BRINCANDO COM AS PALAVRAS
Professoras Regentes do Laboratório de Informática:
Jalda Maria Pinheiro Cavalcante
Veruska Granja
Público Alvo:
Alunos do 1º ao 9º Ano
PARNAMIRIM/RN
MARÇO/14
JUSTIFICATIVA
Pela necessidade de desenvolver a leitura e escrita dos alunos, e também por acreditar que a poesia pode permitir que os alunos se apropriem da linguagem literária de uma forma lúdica pelo canto, pela mensagem, o encanto que existem nas palavras. Nessa linha de pensamento é que foi elaborado esse projeto e também pelo fato de perceber a disposição dos alunos em participar da referida atividade, quando foi feito o levantamento dos conhecimentos prévios sobre o tema. Também para oferecer aos alunos portadores de necessidades educacionais especiais de aprendizagem, um ambiente colaborativo entre professor e alunos no qual a capacidade de cada educando seja respeitada e onde se pode afirmar que todos tenham oportunidade de aprender.
OBJETIVO GERAL
Familiarizar o educando com a linguagem poética para que ele sinta prazer em ler, ouvir e produzir poemas.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Adquirir conhecimento sobre o gênero literário: poesia
Conhecer a estrutura textual em questão;
Ampliar o repertório literário;
Recitar poesias explorando os recursos da oralidade;
Observar a sonoridade das palavras;
Pesquisar sobre o gênero textual;
Compreender a entonação em cada verso
Despertar o prazer pela leitura
Ler poesias de autores que escreveram e escrevem para o público infantil e juvenil
Conhecer e valorizar os poetas regionais.
CONTEÚDOS
Leitura
Característica do gênero textual: poesia
Pesquisa
Produção de texto e ilustração
Revisão coletiva (duplas) de texto
Revisão de textos produzidos
METODOLOGIA
Trabalho realizado numa parceria entre a Biblioteca, o Laboratório de Informática, Ensino da Arte, e os professores de sala de aula para conhecer o gênero literário poesia, os tipos de poesia, fazendo um percurso por vários autores, mas enfatizando a poesia das poetisas regionais Fátima Mota e Terezinha Martins.
Levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos acerca do tema proposto;
Apresentação do projeto aos alunos incentivando-os à participação;
Seleção de autores e poesias para trabalhar com os alunos;
Organização de murais com poesias produzidas pelos alunos;
Declamação de poesias:
Produção escrita, coletiva, e individual de poesias observando os diversos tipos de estrutura textual;
Organização de poemas gravados pelos alunos;
Pesquisa na internet de poesias infantis e juvenis e seus autores.
PRODUTO FINAL
Sarau de poesias pelos alunos com a presença da poetisa Fátima Mota;
Declamação de poemas dos alunos e de outros autores
Publicação de folhetos com as produções dos alunos.
AVALIAÇÃO
Ao final do projeto, espera-se que os alunos conheçam as características do gênero poético, diferenciando-o dos demais gêneros textuais.
RECURSO IMPRESSOS
Livros variados de autores de poesias infantis como: José Paulo Paes, Cecília Meireles, Vinícius de Morais, e material de suporte: caderno, lápis, folhas de ofício, cartolina, giz de cera entre outros.
TECNOLÓGICOS
Computadores, impressora, internet, máquina fotográfica, caixa de som.
REFERÊNCIAS DA WEB
http://www.moodle.ufba.br/mod/book/view.php?id=122305&chapterid=29694
http://lerparacrer.wordpress.com/2007/12/06/leilao-de-jardim-de-cecilia-meireles/
http://www.recantodasletras.com.br/autor_textos.php?id=29831&categoria=X
http://www.recantodasletras.com.br/tautogramas/
http://www.recantodasletras.com.br/trovas/2287993
http://www.recantodasletras.com.br/e-livros/1476238
http://www.seessarua.com.br/2012/06/sugestao-de-leitura-a-arca-de-noe-de-vinicius-de-moraes/
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS:
1º ao 5º
No 1º e 2º Ano, as atividades desenvolvidas: Conhecer Fátima Mota e sua biografia, visitando o site recanto das letras para conhecer sua obra, Leitura e releitura de seus poemas, em apresentação eletrônica como no exemplo abaixo:
A partir do 3º Ano trabalhamos com leitura e produção de poesia conforme amostra das produções que se seguem:
ESCOLA MUL. BRIGADEIRO EDUARDO GOMES
LABORATÓRIO DE INFRMÁTICA
REGENTE – JALDA – TURNO MATUTINO
DATA: 24/03/14
PRODUÇÃO DE POESIAS PELOS ALUNOS DO 3º ANO EM SALA, DIGITAÇÃO E CORREÇÃO NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA.
TEXTO ORIGINAL
ESTOU FUEZ
QUEM TEM
MUITOTO POUCO
O U QUASE
NADA
MERELE QUE
A ESCOLALHE
ADRA
HORIZONTES
EMILIA FARREIRO
DATA 24/03/2014
ESTOU FELIZ (CORRIGIDA)
QUEM TEM
MUITO POUCO
OU QUASE NADA
MERECE QUE
A ESCOLA
LHE ABRA
HORIZONTES
ALUNOS: BERNARDO, VIVIANE,GRAZIELLY E NATÁLIA COM AJUDA DE WALESKA
3º ANO 24/03/14
Produção de textos dos alunos do 4º e 5º Ano NO DIAS 13 E 14/03/14
Texto original
Título: mulheres
Autoria: calienea
A mulher é uma das mais dedicadas agente criança
a mia mae é dudo para mim,
i poriso que euagraadeço
ao senhor jesus
Texto corrigido
Título: Mulheres
Autoria: Caliana
A mulher é uma das mais dedicadas
Agentes da criança
A minha mãe é tudo para mim,
é por isso que eu agradeço
Ao Senhor Jesus
Texto original
TITULO: DIA ISPESIAU DA MULHE
Autoria:HERICK LOPES E ISAQUE GARCIA
AS MULHERES QUE FORAM ES CARVISADAS
POR HOMENS E POR MULHERES
TRABALHAVAM NOITE E DIA
NÃO TINHAM DESCANSO NEM TEMPO
PARA CUIDAR DE SEUS FILHOS
NEM CUIDAR DE SUA CASA,
NEM PARA CUIDAR DELA MESM
UM DIA ELAS RESOLVERAM
ENFRENTAR A SITUAÇÃO
PROTESTAR CONTRA O PATRÃO
QUEMENTRAR EM GREVE
MASUNDIA OSOMENS PRENDERAO ASMULHERES NUMA FABRICAA E ATIRARO FOGO PORISO QUE EODIA INTER NASIONAO DASMULHER .
Texto corrigido
TÍTULO: DIA ESPECIAL DA MULHER
Autoria: HERICK LOPES E ISAQUE GARCIA
AS MULHERES QUE FORAM ESCRAVIZADAS
POR HOMENS E POR MULHERES
TRABALHAVAM NOITE E DIA
NÃO TINHAM DESCANSO NEM TEMPO
PARA CUIDAR DE SEUS FILHOS
NEM CUIDAR DE SUA CASA,
NEM PARA CUIDAR DELA MESMA
UM DIA ELAS RESOLVERAM
ENFRENTAR A SITUAÇÃO
E PROTESTAR CONTRA O PATRÃO
QUEM SABE ENTRAR EM GREVE ...
MAS UM DIA OS HOMENS
PRENDERAM AS OPERÁRIAS
NUMA FÁBRICA E ATEARAM FOGO
NO DIA OITO DE MARÇO
É POR ISSO QUE ESTE DIA
É DEDICADO A MULHER
O DIA INTERNACIONAL DA MULHER.
Texto original
Titulo;á escola de mulher...; 13/03
Autoria: mariana heloiza silva de souza...;
A mulher e especial
por que ela e muito carinhosa
com as crianças
E minha mãe
é também pra mim,
A mulher qui eu mas gosto
mas no brasil todio
por que ela mim faz carinho pra mim
todo dia para mim,
ela é muito muito' especia
ela é o meu amor
o amor da minha vida
ela min deu a vida
coração da minha vida,
mamaẽ gosto muito de vc...
fim
Texto corrigido
Titulo; A escola de mulher...; 13/03
Autoria: Mariana, Heloiza Silva de Souza...;
A mulher é especial
porque ela e muito carinhosa
com as crianças.
E minha mãe
é também pra mim
a mulher que eu mas gosto
no Brasil todinho
porque ela faz carinho
todo dia para mim,
ela é muito muito' especial
ela é o meu amor
o amor da minha vida
ela me deu a vida
coração da minha vida,
mamãe gosto muito de você...
fim
TAUTOGRAMA: Texto Original
Título: Criança
Autoria: Jamyle Caroline Barros Ferreira e Maria Rita da Silva Crizanto.
Criança , corre , cansada,
cantada, caindo , curtindo.
Cabeça-chata , cabeleira ,cabeluda.
Cabeça, chapéu, cafuné,
cassa, caça,caçadora , cacetada.
cafona , cafúne , caipira , calar
catapora , calça , calço , calculadora
calculo , caudeirâo , comida, câmera
camarâo , camisa , caminhoneira , cantiga
cabana , caça , caçada , caçador , carangueijo ,
cadeiras , cadeado, cadeira , cadeirinha , cadeneta ,
caderno , caixeiro , caixa ,, cafeteira , caixeira , casamento , corage, cauma , campo , caneta ,canal , caneco , canela , corrida , canto , cachorro , cantina , cantio , cantora, châo , cantora , capitulo , capitao , cama , caranbola , caramelo , contas ,
caragueijo , colego , carbonato , carboidrato , carater , careca, carioca , calicatura , carismo , carneiro , carisma, carneiro , cabrito , carta , carnaval , corista , casaco , cartao , casa cartorio , comquistra ,
fim
Texto corrigido
Título: Criança
Autoria: Jamyle Caroline Barros Ferreira e Maria Rita da Silva Crisanto.
Criança , corre , cansada,
Cantando, caindo , curtindo.
Cabeça-chata , cabeleira ,cabeluda.
Cabeça, chapéu, cafuné,
Cassa, caça, caçadora , cacetada.
Cafona , caipira , cultura
Calça, calço, calçado
Catapora , caxumba, caricatura
Criança come canjica, canela
Camarão, caranguejo, carambola,
Caramelo, confeitaria carboidrato.
Conhece caderno, caderneta
Caneta, cantina, copo, colégio
Casamento, cartório, casa, calma!
Camisola, camisa, casaco, cobertor,
Cadeado, cabana, campo,
Cachorro, carneiro, cabrito,
Caldeirão, comida, caldeirada
Cafeteira, café, cantina,
Cadeira, cadeirinha, cama.
Contas, calculadora, cálculo
Câmera, capítulo, canal,
Conto, cantiga, cantada
Corrida, coragem, caminhoneira,
Caixa, caixeira, cantora, capitão,
Carioca, carnaval, corista,
Caráter, carisma, conquista.
Fim
3- Escreva a sua poesia sobre: TEXTO ORIGINAL
Título:DIA INTERNACIONAL DA MULHER
Autoria:Samira e Nicolle
Desfilam com glamur são
Inteligentes,
Armoniosas...
Isso sim elas são, sofrem
No parto no trabalho e na solidão
Tudo isso elas sofrem mas no seu coração
Entendem o que são.
Ricas pobres mas são especiais
Não tem tudo aquilo que tem direito mas mesmo
Assim aguentam calada mulheres devem ser respeitadas.
Casa carro isso tudo conseguem com seu esforço
Isso é um exemplo de tudo aquilo que com seu esforço conquistou.
Ouro não é o que precisam mas sim respeito
Não é desse jeito umilhadas que vão conseguir seu direito.
As vezes elas conseguem o seu direito mas mesmo assim não
Lassa seu respeito.
Desse jeito nunca esse mundo vai melhorar
As asas do nosso centimento nunca vai mudar.
Mas tenho fé que um dia vai melhorar
Umas historias boas vou poder contar de agumas mulheres
Lhe contar eu tenho esperança de que um dia vai melhorar.
Historias reais de mulheres guerreiras
Estudar, e de uma fabrica de tecidos de uma historia
Ruim tratar de nunca mais lebrar.
NO DIA 8 DE MARÇO DAS MULHERES TRATAR DE LEMBRAR NÃO SÓ ESSE DIA MAS TODOS OS DIAS RELEMBRAR. TAM BEM DO DIA 8 DE MARÇO DE 1857 NUNCA MAIS LEMBRAR E SIM TODOS OS DIAS LEMBRAR NÃO DESSE DIA MAIS SIM OS OUTROS COMEMORAR.
FELIZ DIA DA MULHER PARA TODAS.
TEXTO CORRIGIDO
Título: DIA INTERNACIONAL DA MULHER
Autoria: Samira e Nicolle.
Desfilam com glamour são
Inteligentes,
Amorosas...
Isso sim elas são. Sofrem
No parto ,no trabalho e na solidão.
Tudo isso elas sofrem, mas no seu coração
Entendem o que são.
Ricas, pobres, mas são especiais.
Não tem tudo aquilo que tem direito, mas mesmo
Assim aguentam caladas. Mulheres devem ser respeitadas.
Casa, carro ... Tudo conseguem com seu esforço.
Isso é um exemplo de tudo aquilo que com seu esforço conquistou.
Ouro não é o que precisam. Mas, sim de respeito.
Não é desse jeito humilhadas que vão conseguir seu direito.
As vezes elas conseguem direitos, mas ainda
Lutam pelo respeito.
Desse jeito será que esse mundo vai melhorar?
As asas do nosso sentimento nunca vão mudar?
Mas tenho fé, que um dia vai melhorar
Uma historia boa sobre as mulheres vou poder contar.
Lhe contar! Eu tenho esperança de que muita coisa vai mudar.
Historias reais de mulheres guerreiras
Estudiosas ... E de uma fábrica de tecidos ... De uma história
Ruim. Tratar de nunca mais lembrar.
NO DIA 8 DE MARÇO COMEMORAMOS O DIA INTERNACIONAL DA MULHERES.TRATAREMOS DE LEMBRAR NÃO SÓ ESSE DIA, MAS TODOS OS DIAS RELEMBRAR. TAMBÉM DO DIA 8 DE MARÇO DE 1857 NUNCA MAIS LEMBRAR E SIM TODOS OS DIAS LEMBRAR NÃO DESSE DIA MAIS SIM OS OUTROS COMEMORAR.
FELIZ DIA DA MULHER PARA TODAS.
2º BIMESTRE
Prefeitura Municipal de Parnamirim
Secretaria Municipal de Educação e Cultura
E. M. Brigadeiro Eduardo Gomes
Rua Avelos, S/N, Nova Parnamirim, Parnamirim – RN
E-mail: cyberbrigadeiro@gmail.com - Fone: 3208 9597
PROJETO COPA DO MUNDO 2014 NO BRASIL
PROFESSORES:
Jalda e Veruska- Laboratório de informática
Edjane – Arte
Simone e Lúcia – Biblioteca
Roselis - Educação Física
Parnamirim – RN
Abril/201
JUSTIFICATIVA
O povo brasileiro é apaixonado pelo futebol. Isto tornou esse esporte o mais popular do nosso país.
Em ano de Copa do Mundo, especial em 2014, que a copa do mundo será realizada no Brasil, essa paixão torna-se mais forte nos corações verde-amarelos. A população respira futebol, nas ruas, nas lojas, nas escolas, enfim em todos os lugares.
Tendo em vista os pontos descritos acima, que exercem grande força sobre as crianças, justifica-se a aplicação do presente projeto. Neste período de Copa do Mundo devemos aproveitar esse acontecimento, para enriquecer e dar mais sentido ás aulas, conhecer o saber do povo, a cultura dos países que participarão da competição mundial de futebol, bem como a cultura brasileira em todas as regiões do Brasil.
OBJETIVO GERAL
Este projeto visa um trabalho interdisciplinar, eventos desse tipo são excelentes temas motivadores para desenvolver os conhecimentos para desenvolver os conhecimentos e as competências curriculares, o futebol assumiu um enorme espaço na nossa cultura, além de oportunizar o contato com as várias etnias e culturas de todos os continentes, valorizá-las e respeitá-las.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Conhecer, valorizar e divulgar as diversas culturas;
Identificar as danças, músicas, comidas, crenças e roupas tradicionais de cada país;
Conhecer a história da bola, do futebol e de personalidades do futebol brasileiro;
Conhecer a história das copas do mundo;
Identificar as cidades sedes no Brasil e os estádios e os gastos para sediar uma copa;
Identificar cada país e os dias que jogam;
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Abril a junho de 2014
PÚBLICO ALVO:
Turmas do 1º ao 9º Ano
TEMAS TRANSVERSAIS
ÉTICA: Envolver todo o conteúdo no tema PAZ, já que se fala em campeonato mundial, abordar a união dos povos pelo esporte, o respeito entre os envolvidos e com regras, bem como aceitação de que não se vence sempre.
MEIO AMBIENTE: Observar no meio ambiente as mudanças ocorridas em razão da copa (pinturas enfeites em geral) e analisar os aspectos positivos (torcida) e negativos (poluição visual, sujeira)
PLURALIDADE CULTURAL: Observar a língua falada em outros países e resgatar alguns usos e costumes de alguns países que nós brasileiros herdamos.
METODOLOGIA
Pesquisa
Leitura, debate
Problematização, jogos
Produção textual, músicas
Experiências, desafios
Murais e cartazes
Vídeos
Trabalho em grupo e individual
Produção de Histórias em quadrinhos, de poesia sobre bola jogo, copas
CULMINÂNCIA
Exposição dos trabalhos produzidos
Confecção de painel com notícias e assuntos relacionados á copa;
Jogos de futebol entre alunos da turma
AVALIAÇÃO
Observação direta e contínua da participação e interesse dos alunos durante a realização das atividades:
Produção no laboratório de informática, pesquisa,desenho pintura, recorte e colagem:
Trabalho feito com charges.
Competição na quadra, Fuleco Trabalho de Arte – Profª Edjane
pintado com a boca pelos pais – Profª Roselis
Trabalho realizado na mediação de leitura – Profª Simone
Ex: Cultura dos países que jogarão a copa do Brasil
Prefeitura Municipal de Parnamirim
Secretaria Municipal de Educação e Cultura
E. M. Brigadeiro Eduardo Gomes
Rua Avelos, S/N, Nova Parnamirim, Parnamirim – RN
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Festa Junina: um tributo a Dominguinhos
PROFESSORES:
Jalda e Veruska- Laboratório de informática
Edjane – Arte
Simone e Lúcia – Biblioteca
Roselis - Educação Física
Maria José – coordenadora pedagógica
Parnamirim – RN
Abril/201
Justificativa:
O mês de Junho sempre desperta um grande interesse nos alunos em trabalhar o assunto “Festa Junina”, marcado por grandes comemorações, que se iniciam no dia 13/06, véspera do Dia de Santo Antônio e terminam no dia 29, dia de São Pedro. O auge das festas acontece entre os dias 24 e 29, dias de São João e São Pedro. As pessoas soltam fogos de artifícios, balões, enfeitam as ruas com bandeirinhas, fazem barraquinhas para jogos e comidas típicas e dançam quadrilha.
Este ano, devido à copa do mundo, a escola estava de férias no período junino. Então comemoramos em julho, no dia 26, organizamos a festa na escola com danças, quadrilha, barracas com comidas típicas, jogos etc .
Conteúdos:
Origem das festas juninas
Vida e obra de Dominguinhos
Objetivos
Trabalhando o tema: Festa Junina. O objetivo principal do projeto é enriquecer o conhecimento da clientela quanto aos costumes e tradição das festas juninas. Isso se dará através de atividades lúdicas e prazerosas, culminando na socialização dos alunos.
Objetivos Especificos:
Conhecer as características das festas juninas em diferentes regiões do país;
Valorizar e demonstrar atitudes de respeito ao trabalho e ao homem do campo;
Compreender a história da festa junina, bem como seu valor dentro do folclore brasileiro, destacando seus aspectos sociais e religiosos;
Perceber a importância do trabalho em equipe e a união do mesmo;
Metodologia
Músicas para danças e quadrilhas
Desenho, pintura e colagem;
Revistas para recortes;
Produção de enfeites para a sala e para a escola;
Brincadeiras
Comidas típicas;
Culminância:
Elaboração de murais e cenário de Festa Junina.
Festa Junina na escola homenageando Dominguinhos.
Música com sanfoneiro, quadrilha, danças
Barracas com comidas típicas, espetinho
Avaliação:
Será avaliado no decorrer do projeto a participação, a colaboração e a organização dos alunos durante as atividades.
Produção dos alunos alunos caracterizados
Profª Francisca Colaboradores Paulo e Ozemar
Quadrilha
Prefeitura Municipal de Parnamirim
Secretaria Municipal de Educação e Cultura
E. M. Brigadeiro Eduardo Gomes
Rua Avelos, S/N, Nova Parnamirim, Parnamirim – RN
E-mail: cyberbrigadeiro@gmail.com - Fone: 3208 9597
EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA E AMBIENTAL APLICADA A ROBÓTICA
PROFESSORES:
Jalda e Veruska- Laboratório de informática
Edjane e Kaênia – Arte
Lúcia – Biblioteca
PÚBLICO ALVO: alunos do 1º ao 9º Ano
Parnamirim – RN
Abril/201
APRESENTAÇÃO
O projeto Robótica com lixo reciclável e digital busca despertar a curiosidade da nossa clientela formada por crianças, adolescentes e jovens para o conhecimento da Ciência e das novas tecnologias e a importância do aprendizado escolar dos através da Robótica educacional, usando uma metodologia que auxilia a compreensão de diversos componentes curriculares e temas transversais a partir de atividades educacionais, teóricas e práticas, para a construção dos conceitos da Física, Química, Matemática, História, Geografia e Arte, de sustentabilidade no mundo do trabalho e do consumo e do respeito e convivência do homem com a natureza. Sob essa ótica a Robótica educacional permitirá ao aluno uma ampla visão das ciências e tecnologias e suas aplicações no mundo em que vivemos.
INTRODUÇÃO
Este projeto será realizado no 4º bimestre na escola onde os alunos terão contato com uma infinidade de conceitos intelectuais, procedimentais e atitudinais durante o estudo teórico, bem como competências e habilidades no desenvolvimento de seus próprios projetos e oficinas para concretização dos mesmos. Será também o trabalho escolar eleito para ser apresentado no V Simpósio das TICs em apresentação oral, junto a exposição de robótica que acontecerá durante o evento.
PROBLEMA:
As aulas de Robótica na sala de informática, se assemelham mais a uma grande brincadeira desorganizada, com lixo espalhado por todos os lados, e alunos revirando resíduos sólidos a procura de peças desordenadas da desconstrução de equipamentos eletrônicos e recicláveis que, a partir de uma invenção simbólica, produzida em suas mentes, descritas num papel vão se harmonizando e se encaixam para transformar seus projetos em realidade. Será que eles, neste festival de ideias, ao colocarem suas construções mentais em prática compreendem a complexidade dos conceitos teóricos interdisciplinares? Que mudanças de hábitos e aquisição de atitudes podem trazer? Quais são os benefícios desse trabalho?
MARCO TEÓRICO
Robótica é a ciência que estuda a construção de robôs. Historicamente há razões para crer que teriam sido Ctesibius, um matemático e engenheiro grego que viveu cerca de 285-222 a.C. em Alexandria, inventou uma série de instrumentos simples como a clepsidra ou relógio de água, um dos primeiros sistemas criados pelo homem para medir o tempo.
Heron de Alexandria, geômetra e engenheiro grego contemporâneo a Cristo e aos apóstolos. Seria autor de invenções na área da automação, dentre estas, está a primeira máquina de vender bebidas da história, instaladas nos templos religiosos, na qual os fiéis colocava uma moeda, e recebia um jato de água benta.
O célebre Leonardo Da Vinci ganha importância na robótica. Da Vinci, cientista, matemático, engenheiro, inventor, anatomista, pintor, escultor, arquiteto, botânico, poeta e músico é reverenciado até os dias atuais por sua engenhosidade tecnológica. Um homem com ideias muito à frente de seu tempo engendrou um helicóptero, um tanque de guerra, o uso da energia solar, uma calculadora, dentre outros instrumentos que projetou. Porém um número relativamente pequeno de seus projetos chegou a ser construído, entre seus projetos desenvolveu os planos de um cavaleiro que se deveria mover autonomamente, mas como se tivesse no seu interior uma pessoa. Este artefato que alguns designam por “Robô de Leonardo” era usado para entretenimento da realeza.
No mundo da robótica, Jacques de Vaucanson, inventor e artista francês, também se destacou. Em 1738, ele criou o primeiro robô funcional, um andróide que tocava flauta, assim como um pato mecânico que se alimentava. Após expor para sociedade as primeiras criações robóticas, a tecnologia avançou a ponto das pessoas preverem o uso das criaturas mecânicas como força de trabalho, as respostas literárias ao conceito dos autômatos (robôs) refletiram o medo dos seres humanos, de serem substituídos por suas próprias criações.
Enquanto na ficção eclodiam obras com base na robótica ficcional, na realidade começam a ser criados os primeiros robôs fabricados para industrialização. Isso ocorre na década de 1950. Joseph F. Engelberger, engenheiro e empresário considerado o "pai da robótica”, foi o primeiro a construir tal robô, chamado Unimate. Este robô foi vendido para General Motors, passando a trabalhar na linha de montagem em Nova Jersey, em 1961. George DeVol, expondo que este e Joseph F. Engelberger trabalharam em conjunto na estruturação do primeiro robô fabril.
A partir de então, dissemina-se a robótica industrial como mecanismo capaz de proporcionar as indústrias o aumento da produtividade e melhorar a qualidade dos produtos, possibilitando a redução de custos com o operariado. Porém há um ponto negativo nisso tudo. Ao mesmo tempo em que a robótica beneficia as empresas diminuindo gastos e agilizando processos, ele cria o desemprego pela substituição do trabalho humano por máquinas.
Há também alguns ramos da robótica que geram impacto social positivo. Quando um robô é na realidade uma ferramenta para preservar o ser humano, como robôs bombeiros, submarinos, cirurgiões, entre outros tipos. Neste caso, o robô pode auxiliar profissionais na resolução de atividades específicas, preservando sua vida.
No século XX, a partir dos anos 50, para sermos precisos, a Revolução Industrial e o desenvolvimento tecnológico trouxeram muitas inovações. Dentro deste contexto, é possível observar que na robótica há variados tipos de robôs, com complexidades e utilidades distintas. Podemos ainda classificar os robôs de acordo com suas gerações tecnológicas.
Primeira Geração
São basicamente os braços robóticos industriais como o de Engelberg. Seu movimento é programado previamente e realizam apenas a repetição de uma sequência fixa de passos. Possuem sensores que adquirem dados apenas do estado interno do robô. Para que sua programação seja bem executada eles requerem um ambiente bem estruturado, com objetos bem posicionados. Outro exemplo de robô desta geração eram os braços para coleta de amostras submarinas.
Segunda Geração
São robôs dotados de sensores externos e internos, a programação adotada permite que se adequem as situações nas quais tais dispositivos se encontram. Nesta geração houve o advento do uso de câmeras que capturam imagens as quais são comparadas com um banco de imagens, sensores de luz, toque, peso, etc. Como exemplos temos os robôs do tipo hover e os robôs montados com os kits mais comuns de robótica educacional.
Terceira Geração
É composta por robôs dotados de Inteligência Artificial. Fazem uso de mecanismos como visão computacional, reconhecimento de voz, e simulação de comportamento humano ou animal – entre outras características. Podem ser dotados de componentes físicos, ou se apresentar apenas em mundos virtuais, como jogos de computador.
. O desenvolvimento destas tecnologias vem gerando impactos ambientais. Nesse contexto nasce Robótica educacional, termo utilizado para caracterizar ambientes de aprendizagem que reúnem kits de montagem compostos por peças diversas, motores e sensores controláveis por computador e softwares que permitam programar de alguma forma o funcionamento dos modelos montados. Assim como também, a construção de robôs com materiais de sucata que vem gerando impactos ambientais. Os insumos usados para a produção de componentes eletrônicos, quando descartados são nocivos ao meio ambiente por serem compostos por metais pesados. O lixo tecnológico e o lixo comum (periféricos de computadores, garrafas de plásticos, carcaças de impressoras, pequenos rolamentos fios de cobre, vidros metais, derivados de petróleo etc.), geram muitos resíduos sólidos que não se decompõe em curto prazo.
Portanto, reciclar torna-se uma alternativa “verde”. A reciclagem de materiais comuns pode ser aplicada a muitas utilidades e, uma delas é o cerne deste trabalho: produção de “brinquedos” e/ou robôs. O objetivo em questão é desenvolver, construir, “brinquedos robôs” usando materiais reciclados e componentes eletrônicos descartados. A robótica educacional apresenta diversas aplicações para esse fim, como também é um meio de despertar o educando aptidão para ingressarem na área tecnológica, como também oportunizar a abertura para uma nova consciência em relação à mudanças de hábitos ecologicamente corretos para a sustentabilidade. O mundo hoje está em ritmo acelerado e transforma-se rapidamente. “Logo o estudante precisa estar preparado para enfrentar desafios, ampliar horizontes e atuar no presente e no futuro com sucesso, e, mais, precisa estar qualificado para o mercado de trabalho. O profissional do novo milênio deverá contar com uma sólida base de conhecimento e, ao mesmo tempo, ser criativo para encontrar soluções para os desafios que surgem a cada dia. A robótica, neste sentido, explora essas diversas competências no aluno”. (*Infoped).
Em se tratando de crianças e adolescentes a robótica não desperta só o prazer de conhecer, compreender,, descobrir, construir e reconstruir, mas também a curiosidade para inventar, envolvendo o processo de imaginar, raciocinar, pensar, planejar e depois criar. “Aprende-se brincando, pela resolução de problemas concretos.” (*Infoped), Sendo uma atividade de caráter científico, na robótica as crianças e jovens passam pelos estágios de avaliação de situações e ideias, reflexão sobre o que foram criadas simbolicamente com possibilidade de ação, de forma lúdica, elas planejam e executam soluções para problemas levantados.
No âmbito educacional parnamirinense, a robótica é um estudo em expansão. As escolas que estão iniciando trabalhos nesta área e utilizam-na como recurso pedagógico já se percebe os efeitos positivos proporcionados ao processo de aprendizagem pelo interesse que desperta no educando, principalmente aos alunos simpatizantes da mecatrônica. Aumentando o interesse e a criatividade dos alunos e integrando diversas disciplinas, a robótica educacional, tem despertado a atenção de professores e alunos. Nesse tipo de atividade, o aluno vivencia na prática através da construção de maquetes e robôs, conceitos apreendidos multidisciplinares nas aulas de informática.
VANTAGENS PEDAGÓGICAS DA ROBÓTICA EDUCACIONAL: (*Infoped)
Propicia à imaginação, o desenvolvimento do potencial criativo através de atividades que permeiam uma melhor compreensão do mundo tecnológico que a cerca e que permitam também compreender a importância da ciência na vida diária.
Facilita a aprendizagem da ciência, despertando o interesse para que descubram o valor funcional da tecnologia facilitando posteriormente a aquisição de conhecimento de maior complexidade.
Formar no aluno habilidades favoráveis à troca e a inovações em ambientes tecnológicos interdisciplinares, através dos quais adquire cultura da eficiência e produtividade.
Propõe que os alunos adquiram técnicas de atividades científicas, dotando-lhes de rigor metodológico e flexibilidade intelectual, alimentando-se em sua capacidade de aprender a aprender.
Permite que o aluno tenha um melhor entendimento das relações que existem entre os avanços científicos, tecnológicos e os recursos humanos ao longo da história, compreendendo assim o valor acumulativo da ciência. Com alguns dispositivos tecnológicos de inventos antigos, transmitem seus valores ao integrar-se com outros inventos mais recentes.
Desenvolve hábitos e atitudes favoráveis ao trabalho organizado em tarefas onde esteja associado “saber” com o “saber fazer”, para que possa definir os conceitos de acordo com sua função dentro de um universo multidisciplinar.
Propicia a valorização do trabalho em grupo ao resolver situações problemáticas tecnologicamente reais, atuais e com significados que podem ser contextualizados com a realidade local.
Ajuda de maneira eficiente a auto exploração vocacional evitando priori que as crianças descartem as carreiras científicas por considerá-las equivocadamente distanciadas de suas atividades de seu cotidiano. (*Infoped)
OBJETIVO GERAL
Intensificar a prática pedagógica de educação ambiental com uso das novas tecnologias de informação através de oficinas de Robótica, reutilizando o lixo comum e digital nas atividades pedagógicas para compreender os conceitos básicos da Robótica e Ciências afins, Trabalho e Consumo e Meio Ambiente, como também um despertar da comunidade escolar, pais e responsáveis, agentes cooperadores, no cuidado e respeito ao meio em que vivemos e estimular aptidão para a área Tecnológica.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Desenvolver as habilidades mentais;
Identificar e potencializar habilidades;
Aprimorar a coordenação motora fina;
Aprender a trabalhar em equipe;
Estimular a criatividade e a capacidade de resolução de problemas;
Introduzir o conceito de robótica;
Desenvolver as capacidades de planejar, projetar e a metacognição;
Levantar hipóteses, testá-las e avaliar os resultados;
Promover o estudo de conceitos em Ciências, Física, Biologia, Matemática, Geografia, História e Informática;
Oportunizar mudanças de atitudes em relação ao meio ambiente, trabalho e consumo responsável visando a sustentabilidade;
METODOLOGIA
A Robótica Educacional é desenvolvida com lixo digital e reciclável, adquirida pelos próprios alunos e professores, além e materiais descartados da própria escola da seguinte forma:
Pesquisa de conceito e utilidade da Robótica através de vídeos, imagens da internet, slides e experiências de outros colegas;
Mostrar no cotidiano, exemplos da utilidade e importância da Robótica;
Desmonte de aparelhos tecnológicos como som, impressora, celulares, teclados, aparelho de DVD explorando as estruturas, sensores, motores, circuitos e chaves;
Trabalho em grupo partindo da elaboração preparação dos projetos a serem desenvolvidos nas oficinas de Robótica;
Possibilitar a compreensão funcionamento de órgãos do corpo humano, e o conhecimento do mundo dos micróbios;
Construção de protótipos de robôs a partir de caixas de papelão, Braço mecânico e elevador hidráulico, microscópio caseiro, parque de diversão, cidade iluminada, sistema de plantação vertical irrigada, carros motorizados, barco a vapor, carros movidos a ar, etc.
Socialização dos trabalhos por equipe.
Realização da I Mostra de Robótica na escola.
Produção de um telejornal para a apresentação dos trabalhos.
AVALIAÇÃO
Avalia-se trabalho pedagógico observando a participação ativa do educando, no processo de construção do conhecimento teórico e prático fazendo indagações e intervenções necessárias na busca das respostas que precisamos para tornar viável e proveitoso o estudo, no desenvolvimento de competências, habilidades e aptidões para a mecatrônica, e mudanças de atitudes e hábitos em relação ao lixo e ao meio ambiente.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
A escola pública oferece pouco investimento na área tecnologia educacional. Analisando esse cenário, o projeto foi desenvolvido com intuito de aplicar conhecimentos básicos sobre robótica educacional e um maior aprofundamento sobre conscientização ambiental. Aliamos robótica à educação buscando possibilitar uma maior interação entre professor e aluno, onde ambos passam a ter um aprendizado constante, de forma dinâmica, divertida e atraente, além de levar para dentro da escola os princípios da ciência, da tecnologia e sustentabilidade. O que nos surpreendeu neste trabalho foi constatar, nos alunos que realmente se interessam por este ramo da ciência, que eles sabem muito mais do que imaginávamos, chegando a alguns momentos serem os instrutores no processo de construção dos robôs, brinquedos e engenhocas e nos projetos que exigiram a construção de maquetes e iluminação.
Em entrevista com alunos, eles afirmaram que o projeto foi muito proveitoso sob vários pontos de vista: No tocante ao meio ambiente perceberam que o lixo reciclável pode ser reaproveitado na construção de brinquedos feitos por eles mesmos, o que lhes deu muito prazer, sobretudo o lixo eletrônico com o qual podem fazer brinquedos com movimento utilizando pilhas e eletricidade.
REFERÊNCIAS:
Disponível em: http://www.roboticanaescola.com.br/ Acesso em 12 de novembro de 2014
Disponível em: http://pt.slideshare.net/DanielleSouza5/oficina-de-robtica?next_slideshow=1 Acesso em 12 de novembro de 2014
Disponível em: http://propi.ifto.edu.br/ocs/index.php/connepi/vii/paper/
viewFile/3764/2730 Acesso em 12 de novembro de 2014
Disponível em: http://robota.br.tripod.com/index_arquivos/page0001.htm Acesso em 16/11/2014
Disponível em: http://www.infopededu.com.br/index.php Acesso em 16/11/14
Acesso em 16/11/2014
Disponível em: http://sp.steampunk.com.br/2010/07/16/os-milagres-de-heron/
Disponível em:
http://www.sbpcnet.org.br/livro/62ra/minicursos/MC%20Samuel%20Azevedo.pdf
Acesso em 16/11/2014
Disponível em: http://www.infopededu.com.br/robotica.php Acesso em 16/11/2014
Anexos:
Pesquisa:
Projetos dos alunos
Oficinas:
EXPOSIÇÃO NO V SIMTICs
Veruska coordenando a mesa?
Apresentação do trabalho de Robótica no V SIMTICs – 06/12/14
EXPOSIÇÃO NA ESCOLA
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