“Os recursos atuais da tecnologia, os novos meios digitais: a multimídia, a Internet, trazem novas formas de ler, de escrever e, portanto, de pensar e agir. O simples uso de um editor de textos mostra como alguém pode registrar seu pensamento de forma distinta daquela do texto manuscrito, provocando no indivíduo uma forma diferente de ler e interpretar o que escreve, forma esta que se associa, ora como causa, ora como conseqüência, a um pensar diferente”.
domingo, 27 de maio de 2012
Festa das mães no Sadi
quinta-feira, 24 de maio de 2012
De olho nas aves
sábado, 19 de maio de 2012
JORNAL ESCOLAR A VOZ DO SADI
PREFEITURA MUNICIPAL DE PARNAMIRIM
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
ESCOLA MUNICIPAL DR. SADI MENDES SOBREIRA
RUA SANTA LUZIA, S/N, NOVA PARNAMIRIM
PARNAMIRIM – RN
PROJETO JORNAL ESCOLAR
A VOZ DO SADI
Professores:
Jalda Maria Pinheiro Cavalcante
Ana Lourdes
Sheila Ramos Bezerra
PARNAMIRIM – RN
MARÇO/2012
Apresentação
A tecnologia, através de veículos de divulgação como o rádio, a TV, a Internet, os CD-ROM, as revistas, jornais, livros entre outros nos apresenta, constantemente uma incalculável quantidade de informações. Cada um destes instrumentos midiáticos com seus objetivos definidos de acordo com sua clientela que por sua vez seleciona os canais e até mesmo a informações na busco do seu crescimento intelectual.
A E. M. dr. Sadi Mendes, para diversificar o ensino e a aprendizagem da língua materna vem propor a criação de um jornal escolar para trabalhar textos informativos nas turmas de 5º Ano , que se encontra dentro de projeto anual de leitura que estudará os gêneros textuais no turno matutino.
Os professores, mediadores da prática pedagógica exercem um papel fundamental para desenvolver junto a seus alunos as habilidades de ler, criticar, de sugerir, de interpretar e escrever sobre o tema eleito em cada momento e filtrado pelos professores. A busca de informações pela pesquisa proporciona muitas descobertas. Os alunos resgatam a autoestima ao perceberem que seu trabalho pode ser lido e trabalhado por outros professores e colegas.
O projeto “Jornal Escolar” assume o compromisso de divulgar informações institucionais e educativas a toda comunidade, onde a finalidade principal está em despertar a informação, produção e participação direta dos alunos. Assim, desenvolver os mais variados tipos de habilidades.
Justificativa
O jornal, fonte primária de informação (FARIA, 2005)é um dos mais relevantes meio de comunicação entre docentes e discentes, a escola e sociedade. Tem a finalidade de informar os leitores de assuntos que fazem parte do seu contexto administrativo, pedagógico e de conhecimentos. Mediante esta proposta despertará a curiosidade dos leitores envolvidos.
Como recurso pedagógico, o jornal didático possibilita o trabalho com diversos textos, além de despertar nos alunos habilidades como: pesquisar, produzir, criticar, interpretar discernis, corrigir direcionando um novo olhar sobre os erros ortográficos e gramaticais, e de coesão e coerência textual. Como aponta Marcuschi (2005)
adquire relevância o princípio de que não se aprende a escrever simplesmente escrevendo, mas refletindo criticamente sobre as escolhas feitas antes, no decorrer e depois da elaboração textual, considerando o contexto sociointeracional (MARCUSCHI, 2006, p.64).
É nessa concepção de língua, conforme coloca o autor, que o projeto vem discutindo questões de condição de produção e recepção de textos lidos e escritos para circular em ambiente digital.
A escrita e o letramento digital em nossa sociedade é constantemente solicitada e para isso, é preciso conhecimento suficiente sobre como organizar essa produção. Este é o papel da escola: ampliar as competências para o uso da língua em diversos contextos especialmente em contextos escolares. O surgimento da tecnologia traz nova demanda e a escola também deve acompanhar esse processo para auxiliar alunos nas práticas de texto mediadas pela tecnologia. Este trabalho pedagógico feito em jornal também proporciona um trabalho interdisciplinar, uma vez que na distribuição dos editoriais poderão ser abordadas outras áreas além do Português.
Objetivos Gerais
- Reconhecer o trabalho com produção do jornal um importante recurso de ensino e aprendizagem para aprender, informar, integrar, comunicar, criticar e atacar problemas relacionados à produção textual dos alunos em todas as áreas do conhecimento.
- Reconhecer a importância do conhecimento tecnológico na sociedade competitiva atual e trabalhar com os colegas de forma cooperativa e solidária para construir conhecimento sobre os temas estudado: conversar sobre o que foi lido, discutindo seu significado, expondo sua opinião e relacionando-a com a dos demais.
Objetivos Específicos
- Ler para buscar informações e saber mais sobre um tema;
- Buscar e selecionar informações sobre os temas estudados;
- Utilizar tecnologias e mídias na construção e produção do conhecimento;
- Estimular a leitura e escrita;
- Despertar a criatividade e a formação crítica mediante informações recebidas;
- Buscar informações e temas atuais;
- Incentivar a integração e cooperação ;
- Divulgar informações do estabelecimento de ensino e da educação geral;
- Elaborar de forma interdisciplinar e significativa.
Metodologia
O projeto será desenvolvido orientado pelas etapas numa sequência didática coerente e flexível.
1º Passo – Escolha do grupo de trabalho
2º Passo– Escolha do nome do jornal escolar, e slogan ou logotipo através de sugestões dos alunos envolvidos no projeto estando sujeito a apreciação democrática por votação de docentes e discentes;
3º Passo– Definição e distribuição do editorial (Temas relacionados: Meio Ambiente, Política, Economia, Turismo, Educação, Cultura, Saúde Esporte etc. - Opções de editoriais: notícia, reportagem, manchete, entrevista, diversão, charges, classificados etc. (Noticias da escola, Pesquisa histórica, reportagens etc.) Música, cinema, arte, (divulgação) Poesia (poetas da terra, poetas em destaque, etc.) Humor (produção dos alunos) Piadas (não pode ser erótica nem pornográfica) Acontece (programação da escola para o mês, bimestre) Esporte na escola Parnamirim, Natal, Brasil)
4º Passo – pesquisa e produção dos temas escolhidos para a publicação ( decididos em sala de aula) e das manchetes
5º passo – Revisão para correção dos textos para digitação do trabalho.
6º Passo - Esquematização e designer no laboratório de informática ( como regente e opinião dos professores das turmas)
7º Passo – Revisão geral para correção, ajustes de impressão etc.
8º Passo – definição e produção da lide (primeira página)
9º Passo – Escolha da forma de publicação
10º Passo – Publicação do jornal
Cronograma
Primeira Edição do Jornal Escolar |
Ações do Projeto | datas | Responsáveis |
Escolha do gênero textual para os 5º ano | Semana pedagógica (Textos Informativos) | Coordenação e professores |
Preparação do Projeto Anual de Leitura: Viajando pelo Mundo da Leitura (2º ano) | 1º e 2ª semanas de aula (coordenação pedagógica) | Coordenação pedagógica |
Definição do trabalho com produção de jornal | 3ª semana | Professores e regente |
Escolha do grupo de trabalho, nome e logotipo do jornal | 4ª semana | Professores e alunos |
Definição, distribuição de editoriais e estudos conceituais sobre editoriais | 5ª semana | Professores e alunos |
Momento de pesquisa e produção escrita com o envolvimento de toda a escola | 6ª semana | Professores e alunos |
Primeira revisão textual | 7ª semana | Professores e alunos |
Escolha de modelos e padrões de designer e conhecimento do programa a ser trabalhado | 8ª semana | Professores e alunos |
Digitação e impressão para revisão e publicação da 1ª edição | 9ª semana (12/05) | Professores e alunos |
Recursos materiais:
- Bloco de anotações, e canetas
- Desenho dos alunos
- Computadores
- Internet
- Papel A4 para impressão
Avaliação
O trabalho pedagógico com jornal será avaliado pelo envolvimento dos alunos e professores e disposição da cooperação da comunidade escolar durante e depois da publicação pela repercussão dentro do contexto. Como é desenvolvido por etapas, deverá ser observado o trabalho em grupo, os caminhos encontrados para a solução dos erros, melhorarem a proficiência e criação de estratégias de leitura, a inclusão e letramento digital e melhorar as falhas da nossa prática docente.
Considerações finais
Um trabalho proposta de trabalho com textos informativos reporta-nos imediatamente a produção de um jornal escolar, visto que este tipo de produção permite desenvolver no aluno competências e habilidades da linguagem oral e escrita através de instrumentos como o computador e recursos didáticos como jornais e revistas.
No processo de sistematização há que se considerar a flexibilidade quanto a escolha de temas, editoriais e grupos de trabalho, bem como transparência e credibilidades das informações editadas.
Referências Bibliográficas
MARCUSCHI, Luiz Antônio. O hipertexto como um novo espaço de escrita em sala
de aula. Revista Linguagem & Ensino, Vol. 4, No. 1, 2001 (79-111)
http://jornalescola.blogspot.com/
http://www.mundojovem.com.br/projetos/pedagogicos/projeto-como-criar-um-jornal-escolar.php
http://www.slideshare.net/aclmoraes/projeto-jornal-escolar-wilson-de-almeida
PROJETO DE LITERATURA: VIAJANDO PELO MUNDO DA LEITURA - DESENVOLVENDO ATIVIDADES COM O PROGRAMA HAGÁQUÊ
PREFEITURA MUICIPAL DE PARNAMIRIM
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA
ESCOLA MUNICIPAL DR. SADI MENDES SOBREIRA
AUTORA: Jalda Maria P. Cavalcante
PROJETO DE LITERATURA: VIAJANDO PELO MUNDO DA LEITURA - DESENVOLVENDO ATIVIDADES COM O PROGRAMA HAGÁQUÊ
TURMA 3º ANO U – FÁBULAS – Prof. Danilo
TURMAS: 4º ANO A e B -TURMA DA MÔNICA – Professoras:Érica e Lidiane e Jalda (Regente)
PERÍODO 01/10 a 30/11/11
JUSTIFICATIVA
O programa de computador Hagaquê é um importante instrumento de trabalho para o aluno aprender com a criação de histórias, na qual pode valer-se de outras linguagens além da escrita. Nos utilizamos deste recurso aproveitando suas potencialidades pedagógicas e estratégias didáticas, no projeto anual de literatura da escola. com o uso do software Hagaquê, pudemos imediatamente identificar possibilidades de trabalhar com o desenvolvimento de leitura e de escrita do aluno. À medida que os alunos, individualmente ou em grupo, criam histórias, eles podem ao mesmo tempo serem leitores e produtores de contos, gibis e fábulas. Ainda podem trazer assuntos que se relacionam a outras áreas do conhecimento, potencializando, com isso, a integração entre as áreas, o que permite, dessa forma, caminhar para um projeto com características multidisciplinar ou interdisciplinar.
OBJETIVOS
-
Intensificar o trabalho pedagógico de leitura e da apropriação da escrita formal;
-
Criar textos que relacione imagem e diálogo de forma criativa e motivadora unindo duas formas de expressões: a literária e a artística.
-
Aprender a criar histórias com o portador textual: quadrinhos;
-
Desenvolver uma história que conjugue texto e imagem através de um software;
-
Ilustrar os textos através de ferramentas que a tecnologia educativa oferece.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA:
1- Apresentar o software Hagaquê aos alunos mostrando os recursos que ele possui, e as possibilidades de aprendizagem:
2- Inserir as falas e onomatopeias:
3- O HAGAQUÊ permite inserir fotos, com uma câmera digital, os alunos podem ser também personagens de suas histórias.
4- Acessando a internet, é possível construir um banco de imagens para que o aluno possa construir suas histórias;
5- Selecionar as imagens, fotos etc e produzir o texto para o trabalho;
6- É importante que as duplas possam ler as histórias dos colegas e opinarem de forma construtiva, para desenvolver a criticidade positiva. Essa ação demonstra para os alunos que todos podem se ajudar.
7- Revisar coletivamente os textos, identificando possíveis erros ortográficos.
8- Pode-se fazer um concurso entre os alunos para elaboração da capa do gibi. Para manter a imparcialidade, alunos de outras classes podem escolher o vencedor. Nessa fase é imprescindível conversar com os alunos sobre o valor de cada trabalho e que o escolhido representará a dedicação de todos.
9- Marcar uma data para o lançamento do gibi, convide os pais para participarem.
Recursos Complementares
Papel ofício, pincel atômico, cartolina, gibis, HAGAQUÊ, computador, internet e câmera digital.
AVALIAÇÃO
Relacionar o avanço de cada aluno com a elaboração do projeto em termos: - Escrita - Criatividade - Trabalho em grupo - Relação texto- imagem – produção.
Fontes de Pesquisa: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/index.html
STOP MOTION APLICADO A EDUCAÇÃO: MELHORANDO A QUALIDADE DO ENSINO
PREFEITURA MUNICIPAL DE PARNAMIRIM
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA
ESCOLA MUNICIPAL DR. SADI MENDES
LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA “JEAN SUASSUNA”
RUA SANTA LUZIA, S/N - NOVA PARNAMIRIM - PARANAMIRIM – RN
STOP MOTION APLICADO A EDUCAÇÃO: MELHORANDO A QUALIDADE DO ENSINO
GT – 01: Práticas Educativas e Currículo
STOP MOTION APLICADO A EDUCAÇÃO: MELHORANDO A QUALIDADE DO ENSINO
Jalda maria Pinheiro Cavalcante
Norma Pimentel
normabpimentel@hotmail.com
Sheila Ramos Bezerra
PARNAMIRIM-RN
NOVEMBRO/2011
RESUMO
A escola Municipal Dr. Sadi Mendes Sobreira faz uma análise do trabalho pedagógico com projeto articulado entre regente e demais professores. A experiência foi realizada nas turmas de 5º Ano, com dois trabalhos com stop motion, um com desenhos e outro com bonecos. Todos inspirados na obra de Ziraldo, autor contemplado no Projeto Anual de Literatura, objetivando intensificar a prática de leitura e melhorar a qualidade do ensino. Com base em publicações, In. saladeaulanimada, elizetearantes, curiosando; tecmundo; luiznapa.multiply, percebe-se que a aprendizagem nos anos iniciais ocorre efetivamente, a partir de operações e ações em que o aluno é sujeito ativo na construção do conhecimento. Uma produção com Stop Motion envolve os alunos em todas as etapas do trabalho. Iniciando-se pelo enredo, criação do roteiro, a confecção dos personagens, cenários, a sonorização, a iluminação, os materiais necessários para a produção, a fotografia e a reprodução do movimento. Até a obtenção do produto final, todas as tarefas propiciam ao aluno entrar em contato com conceitos de diversas áreas do conhecimento, em particular com a leitura, escrita e interpretação. Adquire também, competências para criação de stop motion. Os professores são coautores e mediadores dessas aprendizagens. Assim, estabelece relações entre processos artesanais e tecnológicos, que por muito tempo só eram utilizados por profissionais do cinema e da televisão.
Palavras-chave: stop motion, tecnologia, projeto prática pedagógica.
STOP MOTION APPLIED EDUCATION: IMPROVING QUALITY OF TEACHING
ABSTRACT
The Municipal School Dr. Sadi Sobreira Mendes makes an analysis of pedagogical work with articulated design between conductor and other teachers. The experiment was performed in 5 th grade classes, two jobs with stop motion, with drawings and one other with dolls. All inspired by the work of Ziraldo, author contemplated in the Annual Literature Project, aiming to enhance the practice of reading and improve the quality of education. Based on publications, In. saladeaulanimada, elizetearantes, curiosando; tecmundo; luiznapa.multiply, one realizes that learning actually occurs in the early years, from operations and actions in which the student is an active subject in the construction of knowledge. Stop Motion with a production involves students in all stages of work. Starting a story line, script creation, made up the characters, settings, the sound, lighting, materials needed for production, photography and reproduction of movement. To obtain the final product, all tasks provide students with contact with concepts from different areas of knowledge, particularly with reading, writing and interpretation. Also acquired, skills for creating stop motion. Teachers are coauthors of these mediators and learning. Thus, establishing relationships between craft and technological processes, which long were used only by professional film and television.
Keywords: stop motion, technology, design, pedagogical practice.
APRESENTAÇÃO:
O II Simpósio Municipal das Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação, promovido pela Secretaria Municipal de Educação de Parnamirim, articulado pela equipe do PROINFO trás como tema Tecnologia e Inclusão: a educação para um mundo sem fronteiras. Oferece a oportunidade de mostrar, publicar e divulgar trabalhos de professores pesquisadores e suas experiências de inclusão tecnológica nos laboratórios de Informática das escolas da rede municipal de ensino.
Neste o ano letivo, o PROINFO/Parnamirim-RN, oferece mais uma vez, oportunidades de capacitação aos professores regentes, que veio nos instrumentalizar para realizarmos, aulas mais atrativas, ao mesmo tempo, que exigia mais do aluno tornando-o ativo na construção do conhecimento. Como por exemplo, nas oficinas da semana pedagógica tivemos a oportunidade de conhecer o STOP MOTION, com a professora Elisete Arantes. Um recurso midiático onde o aluno pode entrar em contato com a literatura infantil e infanto juvenil fazendo leituras a partir do Projeto Anual de Leitura que desenvolvemos na escola. Os professores escolheram trabalhar a vida e obra de Ziraldo. Este trabalho foi realizado tanto em sala de aula como no laboratório de informática, com leitura e releitura e produção de texto, bem como criação de roteiros para o desenvolvimento do Stop Motions. Como é o caso das turmas de 5º Ano, onde desenvolvemos com o 5º A um vídeo a partir do título “Um Bebê em forma de Gente” de Ziraldo e com o 5º ano B, uma produção dos alunos intitulada “O Aniversário de Maluquinho.”
OBJETIVOS:
- Desenvolver o gosto pela leitura, lendo livros, compreendendo o texto, recontando as histórias e produzindo seus próprios trabalhos;
- Conhecer a técnica de animação a partir do Stop Motion e a importância das Tic's e mídias, e utilizá-las como ferramentas para construir, produzir e socializar o conhecimento;
- Produzir trabalhos no laboratório de informática com a partir dos estudos e leituras da obra de Ziraldo.
OBJETO DA PESQUISA
Este estudo foi realizado na Escola municipal Dr. Sadi Mendes Sobreira com as turmas de 5º Ano articulado ao Projeto Anual de Literatura: Viajando pelo mundo da leitura. Uma ação pensado pelos professores de sala de aula e pela regente do laboratório. Foram realizados além de outros trabalhos duas produções, uma delas foi a releitura da obra “Um bebê em forma de gente” e a produção de desenhos pelos alunos pelo 5º ano “A”, que fotografados resulta na simulação de movimentos do desenho. A outra, pelo 5º Ano “B” surgiu de uma produção dos alunos que, a partir das leituras utilizaram os personagens de Ziraldo escreveram a história “ O aniversário de Maluquinho”. Os textos foram transformada em roteiro, no primeiro todos os sons foram produzidos pelos alunos. A turma “B” Confeccionou os bonecos com arame e massa de modelar. Os cenários de caixa de sapato forradas com papel sulfite e desenho como plano de fundo, a sonorização foi feita com narração dos alunos, toque de celular, sons de carro, de torcida, de fogos de artifícios, buzinas e apito baixados no 4shared.
PRESSUPOSTOS TEÓRICOS
A sequência didática iniciou-se com uma apresentação de vídeos prontos seguido de pesquisa webliográficas sobre Stop Motion desde o seu surgimento no século XX. Se verificou que a história do Stop Motion precede a história do cinema. “O mágico e ilusionista francês George Mélies viu nesta arte uma ótima possibilidade para dar sequência aos seus truques misteriosos que encantavam a todos. A partir da técnica do Stop Motion ele alcançou o ápice de sua carreira cinematográfica com o filme Viagem à Lua, de 1902. No curta, a chegada na Lua de um foguete com tripulação humana é criada a partir desta técnica.”(http://www.tecmundo.com.br/2247-o-que-e-stop-motion-.htm. Capturado em 13/11/11).
Durante o século passado, a técnica do stop motion foi pouco a pouco, desenvolvida, melhorada, aprimorada por diversos diretores de cinema que a adotaram e, por muito tempo serviu de base para efeitos especiais em filmes com robôs e monstros. Estávamos longe de termos toda uma tecnologia capaz de criar qualquer coisa a partir de um computador. Assim, os cineastas recorriam à movimentação quadro a quadro. E pode-se utilizar objetos ou pessoas reais. As mais comuns usam a popular massinha de modelar que foi o nosso caso. Assim, essa técnica foi muito útil, pois Stop Motion significa movimento parado. É uma técnica que utiliza a disposição sequenciada de fotografias diferentes de um mesmo objeto inanimado para simular o seu movimento. Estas fotografias são chamadas de quadros e normalmente são tiradas de um mesmo ponto, com o objeto sofrendo uma leve mudança de lugar, afinal é isso que dá a ideia de movimento.
De acordo com a Wikipédia, (http://pt.wikipedia.org/wiki/Stop_motion acesso em 20/05/11) o Stop Motion só é compreendido como movimentação pelo fenômeno da Persistência Retiniana. Ele provoca a ilusão no cérebro humano de que algo se move continuamente quando existem mais de 12 quadros por segundo. Na verdade, o movimento desta técnica cinematográfica nada mais é que uma ilusão de ótica. Já para a produção em discussão usamos a câmera digital para fotografar os desenhos e ou bonecos fazendo manualmente os movimentos, para cada movimento uma foto, para os desenhos que já estavam prontos usamos uma fola de papel sulfite limpa para dar a impressão do movimento dos desenhos. Depois montados no editor de vídeo, estes vão dar a impressão de movimento, como nos desenhos animados de antigamente. ( http://www.curiosando.com.br/top-10-animacoes-stop-motion/#ixzz1dbBPgc3T http://www.tecmundo.com.br/2247-o-que-e-stop-motion-.htm#ixzz1db7ihst7)
Hoje a tecnologia nos proporciona uma infinidade de recursos para utilizar nas aulas. O Stop Motion, já é realidade nos laboratório de informática das escolas como uma atividade prazerosa e muito divertida. A produção de vídeo contribui significativamente em aulas das diversas disciplinas, especialmente de português, podendo ser usado na criação de pequenos vídeos para publicação em sites de compartilhamento de vídeos. O trabalho dos professores é o de acompanhar na criação dos roteiros dos curta metragem, que serão produzidos. Uma excelente ferramente para o aprendizado do aluno e desenvolvimento de outras habilidades atreladas ao ensino, essencialmente da língua materna.
RESULTADOS
O produto de estudo resulta dos trabalhos a partir do projeto Anual de Literatura: viajando pelo mundo da leitura neste ano letivo. As duas modalidades de stop motion apresentadas é fruto da primeira esperiência com o stop motion do regente e dos professores da Escola Municipal Dr. Sadi Mendes Sobreira. Sabe-se do amadorismo destas produções, ao mesmo tempo que um contentamento invade a todos numa sensação plena de realização. Na certeza de que amanhã, com o conhecimento e a experiência adquirida agora far-se-á mais e melhor. O mais difícil foi a gravação de voz, convidei o monitor de rádio que atende na escola com turmas do Mais educação para orientar os aluno quanto a fala no momento da gravação e os alunos tiveram uma melhor desempenho.
CONCLUSÃO
Os cursos de Inclusão digital, TIC's e Elaboração de Projetos, oficinas e seminários oferecidos pelo PROINFO – PARANAMIRM/RN deu aos professores regentes, oportunidade de entrar em contato com a literatura que envolve o a tecnologia como recurso didático para a construção do conhecimento, refletir sobre a nossa prática pedagógica, pesquisar sobre a utilização da tecnologia e das mídias utilizadas na escola, preparação de aulas com sequência didática e hipertextos, produção de jornal na escola, oficinas de podcast e brodcast, produção de vídeos e stop motion. Deste último resultou um dos bons trabalhos realizados este ano.
Para a realização deste trabalhos o uso de programas com o Movie Maker, o GoldWave, o Audacity e o Kdenlive foram de muita importância para a produção de stop motion, assim como na edição de outros vídeos feitos a partir de fotos e vídeos em câmeras digitais nos eventos escolares .
Trabalhar com projetos com Stop Motion no laboratório de informática ou em sala de aula só tem vantagens segundo a orientação da Profª EliseteArantes (http://elizetearantes.blogspot.com/2010/05/stop-motion-para-professores-da-rede_18.html), pois desenvolve-se o trabalho em grupo, a escrita, leitura e interpretação de texto, habilidade de contar histórias, capacidade de dar forma visual ao pensamento, estimula a curiosidade, a inventividade, a inovação, a reflexão e a abertura a novas idéias. Contribui também na aquisição da competência na utilização das ferramentas, dos equipamentos, dos processos e das técnicas relacionadas com as diferentes manifestações da cultura visual, habilidades manuais (modelagem, construção de maquetes, desenhos, pintura, etc). O trabalho com stop motion envolve os alunos de tal maneira que eles se desdobram em fazer bem na ansiedade de ver o produto final. E os professores precisam dominar a técnica, as tecnologias e mídias utilizadas para acompanhá-los na criação dos roteiros dos curta metragem, como em todas as etapas da sequência didática programada. Uma excelente ferramente para o aprendizado do aluno e desenvolvimento de outras habilidades atreladas ao ensino atrela às tecnologias.
REFERÊNCIAS WEBLIOGRÁFICAS
URL:http://saladeaulanimada.blogspot.com/2010/01/stop-motion-como-recurso-pedagogico-nas.html
URL: (acesso em 19/11/11)
URL: (http://elizetearantes.blogspot.com/2010/05/stop-motion-para-professores-da-rede_18.html) (acesso em 21/11/11)
URL: http://www.curiosando.com.br/top-10-animacoes-stop-motion/#ixzz1dbBPgc3T (acesso em 18/11/11)
URL: http://www.tecmundo.com.br/2247-o-que-e-stop-motion-.htm#ixzz1db7ihst7) (acesso em 13/11/11)
URL: http://pt.wikipedia.org/wiki/Stop_motion ( acesso em 25/05/11)
URL: http://luiznapa.multiply.com/journal/item/3 (acesso em 22/11/11)