PREFEITURA MUICIPAL DE PARNAMIRIM
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA
ESCOLA MUNICIPAL DR. SADI MENDES SOBREIRA
AUTORA: Jalda Maria P. Cavalcante
PROJETO DE LITERATURA: VIAJANDO PELO MUNDO DA LEITURA - DESENVOLVENDO ATIVIDADES COM O PROGRAMA HAGÁQUÊ
TURMA 3º ANO U – FÁBULAS – Prof. Danilo
TURMAS: 4º ANO A e B -TURMA DA MÔNICA – Professoras:Érica e Lidiane e Jalda (Regente)
PERÍODO 01/10 a 30/11/11
JUSTIFICATIVA
O programa de computador Hagaquê é um importante instrumento de trabalho para o aluno aprender com a criação de histórias, na qual pode valer-se de outras linguagens além da escrita. Nos utilizamos deste recurso aproveitando suas potencialidades pedagógicas e estratégias didáticas, no projeto anual de literatura da escola. com o uso do software Hagaquê, pudemos imediatamente identificar possibilidades de trabalhar com o desenvolvimento de leitura e de escrita do aluno. À medida que os alunos, individualmente ou em grupo, criam histórias, eles podem ao mesmo tempo serem leitores e produtores de contos, gibis e fábulas. Ainda podem trazer assuntos que se relacionam a outras áreas do conhecimento, potencializando, com isso, a integração entre as áreas, o que permite, dessa forma, caminhar para um projeto com características multidisciplinar ou interdisciplinar.
OBJETIVOS
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Intensificar o trabalho pedagógico de leitura e da apropriação da escrita formal;
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Criar textos que relacione imagem e diálogo de forma criativa e motivadora unindo duas formas de expressões: a literária e a artística.
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Aprender a criar histórias com o portador textual: quadrinhos;
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Desenvolver uma história que conjugue texto e imagem através de um software;
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Ilustrar os textos através de ferramentas que a tecnologia educativa oferece.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA:
1- Apresentar o software Hagaquê aos alunos mostrando os recursos que ele possui, e as possibilidades de aprendizagem:
2- Inserir as falas e onomatopeias:
3- O HAGAQUÊ permite inserir fotos, com uma câmera digital, os alunos podem ser também personagens de suas histórias.
4- Acessando a internet, é possível construir um banco de imagens para que o aluno possa construir suas histórias;
5- Selecionar as imagens, fotos etc e produzir o texto para o trabalho;
6- É importante que as duplas possam ler as histórias dos colegas e opinarem de forma construtiva, para desenvolver a criticidade positiva. Essa ação demonstra para os alunos que todos podem se ajudar.
7- Revisar coletivamente os textos, identificando possíveis erros ortográficos.
8- Pode-se fazer um concurso entre os alunos para elaboração da capa do gibi. Para manter a imparcialidade, alunos de outras classes podem escolher o vencedor. Nessa fase é imprescindível conversar com os alunos sobre o valor de cada trabalho e que o escolhido representará a dedicação de todos.
9- Marcar uma data para o lançamento do gibi, convide os pais para participarem.
Recursos Complementares
Papel ofício, pincel atômico, cartolina, gibis, HAGAQUÊ, computador, internet e câmera digital.
AVALIAÇÃO
Relacionar o avanço de cada aluno com a elaboração do projeto em termos: - Escrita - Criatividade - Trabalho em grupo - Relação texto- imagem – produção.
Fontes de Pesquisa: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/index.html
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