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sábado, 19 de maio de 2012

JORNAL ESCOLAR A VOZ DO SADI

PREFEITURA MUNICIPAL DE PARNAMIRIM

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

ESCOLA MUNICIPAL DR. SADI MENDES SOBREIRA

RUA SANTA LUZIA, S/N, NOVA PARNAMIRIM

PARNAMIRIM – RN

PROJETO JORNAL ESCOLAR

A VOZ DO SADI

Professores:

Jalda Maria Pinheiro Cavalcante

jaldamaria@gmail.com

Ana Lourdes

Sheila Ramos Bezerra

Sheilabezerra17@hotmail.com

 

PARNAMIRIM – RN

MARÇO/2012

Apresentação

A tecnologia, através de veículos de divulgação como o rádio, a TV, a Internet, os CD-ROM, as revistas, jornais, livros entre outros nos apresenta, constantemente uma incalculável quantidade de informações. Cada um destes instrumentos midiáticos com seus objetivos definidos de acordo com sua clientela que por sua vez seleciona os canais e até mesmo a informações na busco do seu crescimento intelectual.

A E. M. dr. Sadi Mendes, para diversificar o ensino e a aprendizagem da língua materna vem propor a criação de um jornal escolar para trabalhar textos informativos nas turmas de 5º Ano , que se encontra dentro de projeto anual de leitura que estudará os gêneros textuais no turno matutino.

Os professores, mediadores da prática pedagógica exercem um papel fundamental para desenvolver junto a seus alunos as habilidades de ler, criticar, de sugerir, de interpretar e escrever sobre o tema eleito em cada momento e filtrado pelos professores. A busca de informações pela pesquisa proporciona muitas descobertas. Os alunos resgatam a autoestima ao perceberem que seu trabalho pode ser lido e trabalhado por outros professores e colegas.

O projeto “Jornal Escolar” assume o compromisso de divulgar informações institucionais e educativas a toda comunidade, onde a finalidade principal está em despertar a informação, produção e participação direta dos alunos. Assim, desenvolver os mais variados tipos de habilidades.

Justificativa

O jornal, fonte primária de informação (FARIA, 2005)é um dos mais relevantes meio de comunicação entre docentes e discentes, a escola e sociedade. Tem a finalidade de informar os leitores de assuntos que fazem parte do seu contexto administrativo, pedagógico e de conhecimentos. Mediante esta proposta despertará a curiosidade dos leitores envolvidos.

Como recurso pedagógico, o jornal didático possibilita o trabalho com diversos textos, além de despertar nos alunos habilidades como: pesquisar, produzir, criticar, interpretar discernis, corrigir direcionando um novo olhar sobre os erros ortográficos e gramaticais, e de coesão e coerência textual. Como aponta Marcuschi (2005)

adquire relevância o princípio de que não se aprende a escrever simplesmente escrevendo, mas refletindo criticamente sobre as escolhas feitas antes, no decorrer e depois da elaboração textual, considerando o contexto sociointeracional (MARCUSCHI, 2006, p.64).

É nessa concepção de língua, conforme coloca o autor, que o projeto vem discutindo questões de condição de produção e recepção de textos lidos e escritos para circular em ambiente digital.

A escrita e o letramento digital em nossa sociedade é constantemente solicitada e para isso, é preciso conhecimento suficiente sobre como organizar essa produção. Este é o papel da escola: ampliar as competências para o uso da língua em diversos contextos especialmente em contextos escolares. O surgimento da tecnologia traz nova demanda e a escola também deve acompanhar esse processo para auxiliar alunos nas práticas de texto mediadas pela tecnologia. Este trabalho pedagógico feito em jornal também proporciona um trabalho interdisciplinar, uma vez que na distribuição dos editoriais poderão ser abordadas outras áreas além do Português.

Objetivos Gerais

  • Reconhecer o trabalho com produção do jornal um importante recurso de ensino e aprendizagem para aprender, informar, integrar, comunicar, criticar e atacar problemas relacionados à produção textual dos alunos em todas as áreas do conhecimento.
  • Reconhecer a importância do conhecimento tecnológico na sociedade competitiva atual e trabalhar com os colegas de forma cooperativa e solidária para construir conhecimento sobre os temas estudado: conversar sobre o que foi lido, discutindo seu significado, expondo sua opinião e relacionando-a com a dos demais.

Objetivos Específicos

  • Ler para buscar informações e saber mais sobre um tema;
  • Buscar e selecionar informações sobre os temas estudados;
  • Utilizar tecnologias e mídias na construção e produção do conhecimento;
  • Estimular a leitura e escrita;
  • Despertar a criatividade e a formação crítica mediante informações recebidas;
  • Buscar informações e temas atuais;
  • Incentivar a integração e cooperação ;
  • Divulgar informações do estabelecimento de ensino e da educação geral;
  • Elaborar de forma interdisciplinar e significativa.

Metodologia

O projeto será desenvolvido orientado pelas etapas numa sequência didática coerente e flexível.

1º Passo – Escolha do grupo de trabalho

2º Passo– Escolha do nome do jornal escolar, e slogan ou logotipo através de sugestões dos alunos envolvidos no projeto estando sujeito a apreciação democrática por votação de docentes e discentes;

3º Passo– Definição e distribuição do editorial (Temas relacionados: Meio Ambiente, Política, Economia, Turismo, Educação, Cultura, Saúde Esporte etc. - Opções de editoriais: notícia, reportagem, manchete, entrevista, diversão, charges, classificados etc. (Noticias da escola, Pesquisa histórica, reportagens etc.) Música, cinema, arte, (divulgação) Poesia (poetas da terra, poetas em destaque, etc.) Humor (produção dos alunos) Piadas (não pode ser erótica nem pornográfica) Acontece (programação da escola para o mês, bimestre) Esporte na escola Parnamirim, Natal, Brasil)

4º Passo – pesquisa e produção dos temas escolhidos para a publicação ( decididos em sala de aula) e das manchetes

5º passo – Revisão para correção dos textos para digitação do trabalho.

6º Passo - Esquematização e designer no laboratório de informática ( como regente e opinião dos professores das turmas)

7º Passo – Revisão geral para correção, ajustes de impressão etc.

8º Passo – definição e produção da lide (primeira página)

9º Passo – Escolha da forma de publicação

10º Passo – Publicação do jornal

Cronograma

Primeira Edição do Jornal Escolar

Ações do Projeto

datas

Responsáveis

Escolha do gênero textual para os 5º ano

Semana pedagógica (Textos Informativos)

Coordenação e professores

Preparação do Projeto Anual de Leitura: Viajando pelo Mundo da Leitura (2º ano)

1º e 2ª semanas de aula (coordenação pedagógica)

Coordenação pedagógica

Definição do trabalho com produção de jornal

3ª semana

Professores e regente

Escolha do grupo de trabalho, nome e logotipo do jornal

4ª semana

Professores e alunos

Definição, distribuição de editoriais e estudos conceituais sobre editoriais

5ª semana

Professores e alunos

Momento de pesquisa e produção escrita com o envolvimento de toda a escola

6ª semana

Professores e alunos

Primeira revisão textual

7ª semana

Professores e alunos

Escolha de modelos e padrões de designer e conhecimento do programa a ser trabalhado

8ª semana

Professores e alunos

Digitação e impressão para revisão e publicação da 1ª edição

9ª semana (12/05)

Professores e alunos

Recursos materiais:

  • Bloco de anotações, e canetas
  • Desenho dos alunos
  • Computadores
  • Internet
  • Papel A4 para impressão

Avaliação

O trabalho pedagógico com jornal será avaliado pelo envolvimento dos alunos e professores e disposição da cooperação da comunidade escolar durante e depois da publicação pela repercussão dentro do contexto. Como é desenvolvido por etapas, deverá ser observado o trabalho em grupo, os caminhos encontrados para a solução dos erros, melhorarem a proficiência e criação de estratégias de leitura, a inclusão e letramento digital e melhorar as falhas da nossa prática docente.

Considerações finais

Um trabalho proposta de trabalho com textos informativos reporta-nos imediatamente a produção de um jornal escolar, visto que este tipo de produção permite desenvolver no aluno competências e habilidades da linguagem oral e escrita através de instrumentos como o computador e recursos didáticos como jornais e revistas.

No processo de sistematização há que se considerar a flexibilidade quanto a escolha de temas, editoriais e grupos de trabalho, bem como transparência e credibilidades das informações editadas.

Referências Bibliográficas

MARCUSCHI, Luiz Antônio. O hipertexto como um novo espaço de escrita em sala

de aula. Revista Linguagem & Ensino, Vol. 4, No. 1, 2001 (79-111)

http://jornalescola.blogspot.com/

http://www.mundojovem.com.br/projetos/pedagogicos/projeto-como-criar-um-jornal-escolar.php

http://www.slideshare.net/aclmoraes/projeto-jornal-escolar-wilson-de-almeida

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