PREFEITURA MUNICIPAL DE PARNAMIRIM
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
ESCOLA MUNICIPAL DR. SADI MENDES SOBREIRA
RUA SANTA LUZIA, S/N, NOVA PARNAMIRIM
PARNAMIRIM – RN
PROJETO JORNAL ESCOLAR
A VOZ DO SADI
Professores:
Jalda Maria Pinheiro Cavalcante
Ana Lourdes
Sheila Ramos Bezerra
PARNAMIRIM – RN
MARÇO/2012
Apresentação
A tecnologia, através de veículos de divulgação como o rádio, a TV, a Internet, os CD-ROM, as revistas, jornais, livros entre outros nos apresenta, constantemente uma incalculável quantidade de informações. Cada um destes instrumentos midiáticos com seus objetivos definidos de acordo com sua clientela que por sua vez seleciona os canais e até mesmo a informações na busco do seu crescimento intelectual.
A E. M. dr. Sadi Mendes, para diversificar o ensino e a aprendizagem da língua materna vem propor a criação de um jornal escolar para trabalhar textos informativos nas turmas de 5º Ano , que se encontra dentro de projeto anual de leitura que estudará os gêneros textuais no turno matutino.
Os professores, mediadores da prática pedagógica exercem um papel fundamental para desenvolver junto a seus alunos as habilidades de ler, criticar, de sugerir, de interpretar e escrever sobre o tema eleito em cada momento e filtrado pelos professores. A busca de informações pela pesquisa proporciona muitas descobertas. Os alunos resgatam a autoestima ao perceberem que seu trabalho pode ser lido e trabalhado por outros professores e colegas.
O projeto “Jornal Escolar” assume o compromisso de divulgar informações institucionais e educativas a toda comunidade, onde a finalidade principal está em despertar a informação, produção e participação direta dos alunos. Assim, desenvolver os mais variados tipos de habilidades.
Justificativa
O jornal, fonte primária de informação (FARIA, 2005)é um dos mais relevantes meio de comunicação entre docentes e discentes, a escola e sociedade. Tem a finalidade de informar os leitores de assuntos que fazem parte do seu contexto administrativo, pedagógico e de conhecimentos. Mediante esta proposta despertará a curiosidade dos leitores envolvidos.
Como recurso pedagógico, o jornal didático possibilita o trabalho com diversos textos, além de despertar nos alunos habilidades como: pesquisar, produzir, criticar, interpretar discernis, corrigir direcionando um novo olhar sobre os erros ortográficos e gramaticais, e de coesão e coerência textual. Como aponta Marcuschi (2005)
adquire relevância o princípio de que não se aprende a escrever simplesmente escrevendo, mas refletindo criticamente sobre as escolhas feitas antes, no decorrer e depois da elaboração textual, considerando o contexto sociointeracional (MARCUSCHI, 2006, p.64).
É nessa concepção de língua, conforme coloca o autor, que o projeto vem discutindo questões de condição de produção e recepção de textos lidos e escritos para circular em ambiente digital.
A escrita e o letramento digital em nossa sociedade é constantemente solicitada e para isso, é preciso conhecimento suficiente sobre como organizar essa produção. Este é o papel da escola: ampliar as competências para o uso da língua em diversos contextos especialmente em contextos escolares. O surgimento da tecnologia traz nova demanda e a escola também deve acompanhar esse processo para auxiliar alunos nas práticas de texto mediadas pela tecnologia. Este trabalho pedagógico feito em jornal também proporciona um trabalho interdisciplinar, uma vez que na distribuição dos editoriais poderão ser abordadas outras áreas além do Português.
Objetivos Gerais
- Reconhecer o trabalho com produção do jornal um importante recurso de ensino e aprendizagem para aprender, informar, integrar, comunicar, criticar e atacar problemas relacionados à produção textual dos alunos em todas as áreas do conhecimento.
- Reconhecer a importância do conhecimento tecnológico na sociedade competitiva atual e trabalhar com os colegas de forma cooperativa e solidária para construir conhecimento sobre os temas estudado: conversar sobre o que foi lido, discutindo seu significado, expondo sua opinião e relacionando-a com a dos demais.
Objetivos Específicos
- Ler para buscar informações e saber mais sobre um tema;
- Buscar e selecionar informações sobre os temas estudados;
- Utilizar tecnologias e mídias na construção e produção do conhecimento;
- Estimular a leitura e escrita;
- Despertar a criatividade e a formação crítica mediante informações recebidas;
- Buscar informações e temas atuais;
- Incentivar a integração e cooperação ;
- Divulgar informações do estabelecimento de ensino e da educação geral;
- Elaborar de forma interdisciplinar e significativa.
Metodologia
O projeto será desenvolvido orientado pelas etapas numa sequência didática coerente e flexível.
1º Passo – Escolha do grupo de trabalho
2º Passo– Escolha do nome do jornal escolar, e slogan ou logotipo através de sugestões dos alunos envolvidos no projeto estando sujeito a apreciação democrática por votação de docentes e discentes;
3º Passo– Definição e distribuição do editorial (Temas relacionados: Meio Ambiente, Política, Economia, Turismo, Educação, Cultura, Saúde Esporte etc. - Opções de editoriais: notícia, reportagem, manchete, entrevista, diversão, charges, classificados etc. (Noticias da escola, Pesquisa histórica, reportagens etc.) Música, cinema, arte, (divulgação) Poesia (poetas da terra, poetas em destaque, etc.) Humor (produção dos alunos) Piadas (não pode ser erótica nem pornográfica) Acontece (programação da escola para o mês, bimestre) Esporte na escola Parnamirim, Natal, Brasil)
4º Passo – pesquisa e produção dos temas escolhidos para a publicação ( decididos em sala de aula) e das manchetes
5º passo – Revisão para correção dos textos para digitação do trabalho.
6º Passo - Esquematização e designer no laboratório de informática ( como regente e opinião dos professores das turmas)
7º Passo – Revisão geral para correção, ajustes de impressão etc.
8º Passo – definição e produção da lide (primeira página)
9º Passo – Escolha da forma de publicação
10º Passo – Publicação do jornal
Cronograma
Primeira Edição do Jornal Escolar |
Ações do Projeto | datas | Responsáveis |
Escolha do gênero textual para os 5º ano | Semana pedagógica (Textos Informativos) | Coordenação e professores |
Preparação do Projeto Anual de Leitura: Viajando pelo Mundo da Leitura (2º ano) | 1º e 2ª semanas de aula (coordenação pedagógica) | Coordenação pedagógica |
Definição do trabalho com produção de jornal | 3ª semana | Professores e regente |
Escolha do grupo de trabalho, nome e logotipo do jornal | 4ª semana | Professores e alunos |
Definição, distribuição de editoriais e estudos conceituais sobre editoriais | 5ª semana | Professores e alunos |
Momento de pesquisa e produção escrita com o envolvimento de toda a escola | 6ª semana | Professores e alunos |
Primeira revisão textual | 7ª semana | Professores e alunos |
Escolha de modelos e padrões de designer e conhecimento do programa a ser trabalhado | 8ª semana | Professores e alunos |
Digitação e impressão para revisão e publicação da 1ª edição | 9ª semana (12/05) | Professores e alunos |
Recursos materiais:
- Bloco de anotações, e canetas
- Desenho dos alunos
- Computadores
- Internet
- Papel A4 para impressão
Avaliação
O trabalho pedagógico com jornal será avaliado pelo envolvimento dos alunos e professores e disposição da cooperação da comunidade escolar durante e depois da publicação pela repercussão dentro do contexto. Como é desenvolvido por etapas, deverá ser observado o trabalho em grupo, os caminhos encontrados para a solução dos erros, melhorarem a proficiência e criação de estratégias de leitura, a inclusão e letramento digital e melhorar as falhas da nossa prática docente.
Considerações finais
Um trabalho proposta de trabalho com textos informativos reporta-nos imediatamente a produção de um jornal escolar, visto que este tipo de produção permite desenvolver no aluno competências e habilidades da linguagem oral e escrita através de instrumentos como o computador e recursos didáticos como jornais e revistas.
No processo de sistematização há que se considerar a flexibilidade quanto a escolha de temas, editoriais e grupos de trabalho, bem como transparência e credibilidades das informações editadas.
Referências Bibliográficas
MARCUSCHI, Luiz Antônio. O hipertexto como um novo espaço de escrita em sala
de aula. Revista Linguagem & Ensino, Vol. 4, No. 1, 2001 (79-111)
http://jornalescola.blogspot.com/
http://www.mundojovem.com.br/projetos/pedagogicos/projeto-como-criar-um-jornal-escolar.php
http://www.slideshare.net/aclmoraes/projeto-jornal-escolar-wilson-de-almeida
Nenhum comentário:
Postar um comentário