Translate

sábado, 19 de maio de 2012

STOP MOTION APLICADO A EDUCAÇÃO: MELHORANDO A QUALIDADE DO ENSINO

PREFEITURA MUNICIPAL DE PARNAMIRIM

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA

ESCOLA MUNICIPAL DR. SADI MENDES

LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA “JEAN SUASSUNA”

RUA SANTA LUZIA, S/N - NOVA PARNAMIRIM - PARANAMIRIM – RN

STOP MOTION APLICADO A EDUCAÇÃO: MELHORANDO A QUALIDADE DO ENSINO

 

 

GT – 01: Práticas Educativas e Currículo

STOP MOTION APLICADO A EDUCAÇÃO: MELHORANDO A QUALIDADE DO ENSINO

 

Jalda maria Pinheiro Cavalcante

jaldamaria@gmail.com

Norma Pimentel

normabpimentel@hotmail.com

Sheila Ramos Bezerra

sheilabezerra17@hotmail.com

PARNAMIRIM-RN

NOVEMBRO/2011

 

RESUMO

A escola Municipal Dr. Sadi Mendes Sobreira faz uma análise do trabalho pedagógico com projeto articulado entre regente e demais professores. A experiência foi realizada nas turmas de 5º Ano, com dois trabalhos com stop motion, um com desenhos e outro com bonecos. Todos inspirados na obra de Ziraldo, autor contemplado no Projeto Anual de Literatura, objetivando intensificar a prática de leitura e melhorar a qualidade do ensino. Com base em publicações, In. saladeaulanimada, elizetearantes, curiosando; tecmundo; luiznapa.multiply, percebe-se que a aprendizagem nos anos iniciais ocorre efetivamente, a partir de operações e ações em que o aluno é sujeito ativo na construção do conhecimento. Uma produção com Stop Motion envolve os alunos em todas as etapas do trabalho. Iniciando-se pelo enredo, criação do roteiro, a confecção dos personagens, cenários, a sonorização, a iluminação, os materiais necessários para a produção, a fotografia e a reprodução do movimento. Até a obtenção do produto final, todas as tarefas propiciam ao aluno entrar em contato com conceitos de diversas áreas do conhecimento, em particular com a leitura, escrita e interpretação. Adquire também, competências para criação de stop motion. Os professores são coautores e mediadores dessas aprendizagens. Assim, estabelece relações entre processos artesanais e tecnológicos, que por muito tempo só eram utilizados por profissionais do cinema e da televisão.

Palavras-chave: stop motion, tecnologia, projeto prática pedagógica.

STOP MOTION APPLIED EDUCATION: IMPROVING QUALITY OF TEACHING

ABSTRACT

The Municipal School Dr. Sadi Sobreira Mendes makes an analysis of pedagogical work with articulated design between conductor and other teachers. The experiment was performed in 5 th grade classes, two jobs with stop motion, with drawings and one other with dolls. All inspired by the work of Ziraldo, author contemplated in the Annual Literature Project, aiming to enhance the practice of reading and improve the quality of education. Based on publications, In. saladeaulanimada, elizetearantes, curiosando; tecmundo; luiznapa.multiply, one realizes that learning actually occurs in the early years, from operations and actions in which the student is an active subject in the construction of knowledge. Stop Motion with a production involves students in all stages of work. Starting a story line, script creation, made up the characters, settings, the sound, lighting, materials needed for production, photography and reproduction of movement. To obtain the final product, all tasks provide students with contact with concepts from different areas of knowledge, particularly with reading, writing and interpretation. Also acquired, skills for creating stop motion. Teachers are coauthors of these mediators and learning. Thus, establishing relationships between craft and technological processes, which long were used only by professional film and television.
Keywords: stop motion, technology, design, pedagogical practice.

APRESENTAÇÃO:

O II Simpósio Municipal das Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação, promovido pela Secretaria Municipal de Educação de Parnamirim, articulado pela equipe do PROINFO trás como tema Tecnologia e Inclusão: a educação para um mundo sem fronteiras. Oferece a oportunidade de mostrar, publicar e divulgar trabalhos de professores pesquisadores e suas experiências de inclusão tecnológica nos laboratórios de Informática das escolas da rede municipal de ensino.

Neste o ano letivo, o PROINFO/Parnamirim-RN, oferece mais uma vez, oportunidades de capacitação aos professores regentes, que veio nos instrumentalizar para realizarmos, aulas mais atrativas, ao mesmo tempo, que exigia mais do aluno tornando-o ativo na construção do conhecimento. Como por exemplo, nas oficinas da semana pedagógica tivemos a oportunidade de conhecer o STOP MOTION, com a professora Elisete Arantes. Um recurso midiático onde o aluno pode entrar em contato com a literatura infantil e infanto juvenil fazendo leituras a partir do Projeto Anual de Leitura que desenvolvemos na escola. Os professores escolheram trabalhar a vida e obra de Ziraldo. Este trabalho foi realizado tanto em sala de aula como no laboratório de informática, com leitura e releitura e produção de texto, bem como criação de roteiros para o desenvolvimento do Stop Motions. Como é o caso das turmas de 5º Ano, onde desenvolvemos com o 5º A um vídeo a partir do título “Um Bebê em forma de Gente” de Ziraldo e com o 5º ano B, uma produção dos alunos intitulada “O Aniversário de Maluquinho.”

OBJETIVOS:

- Desenvolver o gosto pela leitura, lendo livros, compreendendo o texto, recontando as histórias e produzindo seus próprios trabalhos;

- Conhecer a técnica de animação a partir do Stop Motion e a importância das Tic's e mídias, e utilizá-las como ferramentas para construir, produzir e socializar o conhecimento;

- Produzir trabalhos no laboratório de informática com a partir dos estudos e leituras da obra de Ziraldo.

OBJETO DA PESQUISA

Este estudo foi realizado na Escola municipal Dr. Sadi Mendes Sobreira com as turmas de 5º Ano articulado ao Projeto Anual de Literatura: Viajando pelo mundo da leitura. Uma ação pensado pelos professores de sala de aula e pela regente do laboratório. Foram realizados além de outros trabalhos duas produções, uma delas foi a releitura da obra “Um bebê em forma de gente” e a produção de desenhos pelos alunos pelo 5º ano “A”, que fotografados resulta na simulação de movimentos do desenho. A outra, pelo 5º Ano “B” surgiu de uma produção dos alunos que, a partir das leituras utilizaram os personagens de Ziraldo escreveram a história “ O aniversário de Maluquinho”. Os textos foram transformada em roteiro, no primeiro todos os sons foram produzidos pelos alunos. A turma “B” Confeccionou os bonecos com arame e massa de modelar. Os cenários de caixa de sapato forradas com papel sulfite e desenho como plano de fundo, a sonorização foi feita com narração dos alunos, toque de celular, sons de carro, de torcida, de fogos de artifícios, buzinas e apito baixados no 4shared.

PRESSUPOSTOS TEÓRICOS

A sequência didática iniciou-se com uma apresentação de vídeos prontos seguido de pesquisa webliográficas sobre Stop Motion desde o seu surgimento no século XX. Se verificou que a história do Stop Motion precede a história do cinema. “O mágico e ilusionista francês George Mélies viu nesta arte uma ótima possibilidade para dar sequência aos seus truques misteriosos que encantavam a todos. A partir da técnica do Stop Motion ele alcançou o ápice de sua carreira cinematográfica com o filme Viagem à Lua, de 1902. No curta, a chegada na Lua de um foguete com tripulação humana é criada a partir desta técnica.”(http://www.tecmundo.com.br/2247-o-que-e-stop-motion-.htm. Capturado em 13/11/11).

Durante o século passado, a técnica do stop motion foi pouco a pouco, desenvolvida, melhorada, aprimorada por diversos diretores de cinema que a adotaram e, por muito tempo serviu de base para efeitos especiais em filmes com robôs e monstros. Estávamos longe de termos toda uma tecnologia capaz de criar qualquer coisa a partir de um computador. Assim, os cineastas recorriam à movimentação quadro a quadro. E pode-se utilizar objetos ou pessoas reais. As mais comuns usam a popular massinha de modelar que foi o nosso caso. Assim, essa técnica foi muito útil, pois Stop Motion significa movimento parado. É uma técnica que utiliza a disposição sequenciada de fotografias diferentes de um mesmo objeto inanimado para simular o seu movimento. Estas fotografias são chamadas de quadros e normalmente são tiradas de um mesmo ponto, com o objeto sofrendo uma leve mudança de lugar, afinal é isso que dá a ideia de movimento.

De acordo com a Wikipédia, (http://pt.wikipedia.org/wiki/Stop_motion acesso em 20/05/11) o Stop Motion só é compreendido como movimentação pelo fenômeno da Persistência Retiniana. Ele provoca a ilusão no cérebro humano de que algo se move continuamente quando existem mais de 12 quadros por segundo. Na verdade, o movimento desta técnica cinematográfica nada mais é que uma ilusão de ótica. Já para a produção em discussão usamos a câmera digital para fotografar os desenhos e ou bonecos fazendo manualmente os movimentos, para cada movimento uma foto, para os desenhos que já estavam prontos usamos uma fola de papel sulfite limpa para dar a impressão do movimento dos desenhos. Depois montados no editor de vídeo, estes vão dar a impressão de movimento, como nos desenhos animados de antigamente. ( http://www.curiosando.com.br/top-10-animacoes-stop-motion/#ixzz1dbBPgc3T http://www.tecmundo.com.br/2247-o-que-e-stop-motion-.htm#ixzz1db7ihst7)

Hoje a tecnologia nos proporciona uma infinidade de recursos para utilizar nas aulas. O Stop Motion, já é realidade nos laboratório de informática das escolas como uma atividade prazerosa e muito divertida. A produção de vídeo contribui significativamente em aulas das diversas disciplinas, especialmente de português, podendo ser usado na criação de pequenos vídeos para publicação em sites de compartilhamento de vídeos. O trabalho dos professores é o de acompanhar na criação dos roteiros dos curta metragem, que serão produzidos. Uma excelente ferramente para o aprendizado do aluno e desenvolvimento de outras habilidades atreladas ao ensino, essencialmente da língua materna.

RESULTADOS

O produto de estudo resulta dos trabalhos a partir do projeto Anual de Literatura: viajando pelo mundo da leitura neste ano letivo. As duas modalidades de stop motion apresentadas é fruto da primeira esperiência com o stop motion do regente e dos professores da Escola Municipal Dr. Sadi Mendes Sobreira. Sabe-se do amadorismo destas produções, ao mesmo tempo que um contentamento invade a todos numa sensação plena de realização. Na certeza de que amanhã, com o conhecimento e a experiência adquirida agora far-se-á mais e melhor. O mais difícil foi a gravação de voz, convidei o monitor de rádio que atende na escola com turmas do Mais educação para orientar os aluno quanto a fala no momento da gravação e os alunos tiveram uma melhor desempenho.

CONCLUSÃO

Os cursos de Inclusão digital, TIC's e Elaboração de Projetos, oficinas e seminários oferecidos pelo PROINFO – PARANAMIRM/RN deu aos professores regentes, oportunidade de entrar em contato com a literatura que envolve o a tecnologia como recurso didático para a construção do conhecimento, refletir sobre a nossa prática pedagógica, pesquisar sobre a utilização da tecnologia e das mídias utilizadas na escola, preparação de aulas com sequência didática e hipertextos, produção de jornal na escola, oficinas de podcast e brodcast, produção de vídeos e stop motion. Deste último resultou um dos bons trabalhos realizados este ano.

Para a realização deste trabalhos o uso de programas com o Movie Maker, o GoldWave, o Audacity e o Kdenlive foram de muita importância para a produção de stop motion, assim como na edição de outros vídeos feitos a partir de fotos e vídeos em câmeras digitais nos eventos escolares .

Trabalhar com projetos com Stop Motion no laboratório de informática ou em sala de aula só tem vantagens segundo a orientação da Profª EliseteArantes (http://elizetearantes.blogspot.com/2010/05/stop-motion-para-professores-da-rede_18.html), pois desenvolve-se o trabalho em grupo, a escrita, leitura e interpretação de texto, habilidade de contar histórias, capacidade de dar forma visual ao pensamento, estimula a curiosidade, a inventividade, a inovação, a reflexão e a abertura a novas idéias. Contribui também na aquisição da competência na utilização das ferramentas, dos equipamentos, dos processos e das técnicas relacionadas com as diferentes manifestações da cultura visual, habilidades manuais (modelagem, construção de maquetes, desenhos, pintura, etc). O trabalho com stop motion envolve os alunos de tal maneira que eles se desdobram em fazer bem na ansiedade de ver o produto final. E os professores precisam dominar a técnica, as tecnologias e mídias utilizadas para acompanhá-los na criação dos roteiros dos curta metragem, como em todas as etapas da sequência didática programada. Uma excelente ferramente para o aprendizado do aluno e desenvolvimento de outras habilidades atreladas ao ensino atrela às tecnologias.

REFERÊNCIAS WEBLIOGRÁFICAS

URL:http://saladeaulanimada.blogspot.com/2010/01/stop-motion-como-recurso-pedagogico-nas.html

URL: (acesso em 19/11/11)

URL: (http://elizetearantes.blogspot.com/2010/05/stop-motion-para-professores-da-rede_18.html) (acesso em 21/11/11)

URL: http://www.curiosando.com.br/top-10-animacoes-stop-motion/#ixzz1dbBPgc3T (acesso em 18/11/11)

URL: http://www.tecmundo.com.br/2247-o-que-e-stop-motion-.htm#ixzz1db7ihst7) (acesso em 13/11/11)

URL: http://pt.wikipedia.org/wiki/Stop_motion ( acesso em 25/05/11)

URL: http://luiznapa.multiply.com/journal/item/3 (acesso em 22/11/11)

Nenhum comentário:

Postar um comentário