Translate

domingo, 29 de maio de 2011

QUEM SOU COMO PROFESSOR APRENDIZ

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA
COORDENADORIA TÉCNICO-PEDAGÓGICA
PROINFO INTEGRADO
ALUNA: JALDA MARIA PINHEIRO CAVALCANTE
Email: jaldamaria@gmail.com
REGENTE DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA
ESCOLA MUL. DR. SADI MENDES SOBREIRA
NOVA PARNAMIRIM

UNIDADE 1

Atividade 1.2

Aprendizagem continuada ao longo da vida – José Armando Valente
Leia o texto de Valente na íntegra, destaque os pontos que lhe chamaram atenção e comente com os seus colegas no Fórum “Quem sou como professor e aprendiz?”.
Para os autores do construtivismo e sociointeracionismo, a aprendizagem de um indivíduo ocorre desde os primeiros dias de vida até a terceira idade, na informalidade em sua relação com o mundo e no período formal de escolarização.
A necessidade de aprender é inerente ao ser humano, na medida em que interage com o ambiente, com a sociedade, nas relações interpessoais aprende, e na relação subjetiva apreende conhecimentos, ressignifica-os e transforma informações em conhecimento. Como se aprende na vida, a construção do conhecimento na escola, deve se pautar na curiosidade e interesse de descobrir coisas, na participação do aluno que o leva a aprender com prazer.
Na escola, o aprendiz denominado de caçador-ativo é oprimido onde impera a pedagogia estruturante que o condiciona a se tornar receptor-passivo.
Dessa forma, a aprendizagem dos alunos deixa de ser interessante porque as estratégias de ensino não os envolvem na construção do conhecimento, mas ocorre a transmissão de conhecimentos e informações pelo professor. Com esta concepção de educação bancária vem a indisciplina, a evasão e o fracasso escolar. O profissional da educação do futuro é facilitador e agente da aprendizagem que percebe a potencialidade que os alunos têm para aprender ao longo da vida, fomente a busca de novos conhecimentos e façam uso deles.
Enfim, a escola tem consumido um tempo precioso da vida dos jovens e não tem conseguido prepará-los para atuar na sociedade do conhecimento. A ironia é que o Sistema Educacional oferece, teoricamente, educação para todos, escola inclusiva sem os investimentos e as condições necessárias (grifos nossos), para que possa ser a instituição que mais pode contribuir para formar cidadãos ativos. Estou na equipe destes professores que acreditam e se integram a esse novo modelo de prática educativa, buscando sempre atualização a estas novas tecnologias, que necessitam estar não a frente do tempo, mas sim junto a ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário