exta-feira, 26 de novembro de 2010
Resumo para o simpósio
LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA: UM RECURSO PEDAGÓGICO
GT – 03 – TICS, RECURSOS EDUCATIVOS E SOFTWARES LIVRES
Danilo Cardoso Sousa (E. M. Dr. Sadi M. Sobreira)
danilocsousa@gmail.com
Jalda Maria Pinheiro Cavalcante (E. M. Dr. Sadi M. Sobreira) jaldamaria@gmail.com
Lidiane Carla de Moura (E. M. Dr. Sadi M. Sobreira)
lidianecarlanatal@hotmail.com
O objetivo deste trabalho é contribuir com uma reflexão sobre a incorporação das TICs na escola pública de educação básica, a partir do relato da experiência vivenciada, do uso ético e legal das redes de relacionamentos sociais para crianças, aceitação da clientela frente ao trabalho e da formação dos professores discutindo a analisando os pontos críticos no ano corrente no laboratório de informática da Escola Municipal “Dr. Sadi Mendes Sobreira”, em Parnamirim, RN. Verificou-se o emprego de novas metodologias utilizando as TICs, discutiu-se sobre a importância do uso de mídias como ferramenta didática no processo de ensino aprendizagem, buscou-se um planejamento articulado de atividades que promovessem uma melhor assimilação dos conteúdos. Com esse intuito fundamentou-se teoricamente em publicações virtuais e impressas atualizadas, em PÁTIO – REVISTA PEDAGÓGICA (Nov. 2007/jan. 2008), e autores PERRENOUD (2000), os quais enfocam a nova metodologia e procedimentos didáticos e éticos. A investigação foi feita através de registro da prática, observação in loco, questionários e entrevistas, sobre o conhecimento e operacionalização de mídias por professores e alunos, e como fazem uso dessas ferramentas no cotidiano e de que forma estão sendo utilizados estes recurso com fins educativos. No decorrer deste ano observa-se que houve satisfação e êxito. Revelam-se novas idéias usando computadores e softwares livres. Percebeu-se a possibilidade de criar novas didáticas que satisfaçam melhor as exigências, e a necessidade de promover a inclusão digital de educador e educando, utilizando melhor o computador numa perspectiva pedagógica e para a vida.
Palavras-chave: TICs; inclusão; Ética.
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