Translate

sábado, 28 de maio de 2011

RELATÓRIO ANUAL 2010

PREFEITURA MUNICIPAL DE PARNAMIRIM
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA
PROGRAMA NACIONAL DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL/PROINFO

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDA NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA

Objetivo: Relatar as atividades desenvolvidas nos laboratórios de informática das escolas da rede municipal de ensino.

ESCOLA: Escola Municipal Dr. Sadi Mendes Sobreira
CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA:
Turnos de funcionamento da escola
( X ) matutino ( X ) Vespertino ( X ) Noturno

NOMES DOS PROFESSORES REGENTES:

MATUTINO: Jalda Maria Pinheiro Cavalcante
VESPERTINO: Maria da Conceição Lima
NOTURNO: Ana Maria Fernandes

QUANTO AO FUNCIONAMENTO DO LABORATÓRIO:

1 -Total de computadores: 10

2 -Número de Computadores em funcionamento: no momento apenas 06 , dois estão com as placas mãe queimada, um sem acender e outro acendendo, mas não chega a abrir completamente e apaga a tela.

3 -Possui Plano de Ação?
( x ) sim, já foi entregue por e-mail
( ) Sim, mas ainda não foi entregue
( ) Não

4 – Reúne-se com o regente de outros turnos?
( x ) Sim ( ) Não

Em caso negativo citar os motivos:
Nos reunimos poucas vezes, pois no contra turno trabalhamos em outras escolas.

5 – Como se organizam as visitas quanto à relação número de aluno/máquina?
No matutino seguimos rigorosamente o horário de aula por dia no laboratório de informática, recebemos uma turma por dia. Dividimos a turma em dois ou três grupos dependendo do número de alunos presente e da atividade planejada, e cada grupo vem ao laboratório por uma média de tem de 60 min.

6 - Disciplinas que mais utilizam no laboratório?
( x ) _Português ( x) Matemática ( x ) História ( x ) Geografia
( x) Ciências ( )Inglês ( ( ) Ensino Religioso ( x ) Artes

7 – Atividades mais desenvolvidas?
Leitura, com slides e livro virtual, pesquisa, produção, ortografia e gramática, jogos e atividades educativas vídeos on line envolvendo os conteúdos de todas as disciplinas, tarefas de alfabetização e atividades instrucionais.

8 – Participa dos planejamentos mensais junto aos gestores, coordenadores e demais professores?
( x ) Sim ( ) Não
Em caso negativo citar os motivos:
_______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________

9 - Desenvolveu algum projeto?
( x ) Sim ( ) Não Quais? Projeto Meio Ambiente
Nossa Escola na Copa
Países de língua portuguesa
Projeto de Natal
10 – Quais são as maiores dificuldades na regência do laboratório?
. Pequeno número de computadores para atender turmas numerosas;
. Assistência técnica morosa tanto da Positivo como da GTI;
. Investidas para nos desviar da nossa função por parte de alguns colegas professores, mas me mantive firme para assumir o compromisso no laboratório que é uma sala de aula como as demais;
. Resistência de alguns alunos ( do 4º e 5º ano) em não aceitar as aulas no laboratório porque queriam navegar livremente na Internet em sites sociais e jogar aleatoriamente sem que houvesse um objetivo educativo ou programado.
Obs.: Isso se justifica pela própria cultura das crianças e pré adolescentes que se clicam, de que a Internet é apenas um meio de entretenimento. Sabíamos da nossa dificuldade quando assumimos, pois os alunos do matutino eram atendidos o ano passado por estagiário do curso de Engenharia Química que trabalhava aleatoriamente com as crianças apenas com joguinhos. A implantação de professores este ano fez a diferença, e com um trabalho de conscientização nós conseguimos mudar as mentalidades quanto ao objetivo do laboratório de informática na escola.

11 – Sugestão de temas da formação continuada dos professores regentes dos laboratórios de informática:
Precisamos dar continuidade ao curso, conhecer softwares e os programas compatíveis com o Linux para gravar CD e DVD, editar vídeo, fazer atualizações, formatações e identificar e resolvar problemas simples de ordem técnica de softwares e hardwares, além de nos fundamentarmos mais teoricamente quanto ao uso do computador no trato pedagógico .

OBSERVAÇÕES GERAIS
O ano letivo no laboratório foi bastante proveitoso, realizamos muitos trabalhos legais, apesar de estarmos aprendendo a usar o Sistema Operacional.
Os alunos, em maioria esmagadora gostam das aulas, se encantam com os trabalhos propostos. Outro fato importante, nas primeiras aulas havia alunos que nunca tinham tocado num computado, chegando a chorar porque não sabia manuseá-lo e hoje produz texto digitado no Writer
faz cartão de Natal etc.
A capacitação que recebemos nos ajudou demais, pois já tinha feito um curso de informática de 180 horas, porém da Microssoft – o IPD e o pacote Office o que me ajudou bastante a identificar muitos detalhes no Linux e no BrOffice.
Parnamirim, (RN), 05 de dezembro de 2010
Prof.ª Jalda Maria Pinheiro Cavalcante
Regente do laboratório de informática
da E. Mul. Dr. Sadi Mendes

Anexos
Atividades dos alunos do 4º Ano
ESCOLA MUNICIPAL DR. SADI MENDES
ATIVIDADE NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA
PROJETO NOSSA COPA
Atividades dos alunos do 4º Ano

Nenhum comentário:

Postar um comentário