http://www.ssrevista.uel.br/c-v8n2_andrea.htm
Andréa Pires Rocha *
Evelyn Secco Faquin **
* Mestre em Educação pela UEM e Assistente Social graduada pela UNESP. Atualmente professora colaboradora do Departamento de Serviço Social da UEL
**Graduada em Serviço Social pela, atualmente estudante do Curso de Especialização em Comunicação Popular e Comunitária – UEL.
RESUMO:
A política ideológica e econômica Neoliberal direciona a gestão das políticas sociais, levando-as ao desmonte, portanto, as políticas educacionais não estão fora de tal processo. O presente artigo é parte das discussões efetivadas na dissertação de mestrado intitulada como: “Palco de Conflitos: escola pública no capitalismo, aparelho hegemônico ou instrumento de contra hegemonia?”. O objetivo principal deste se mostra na reflexão de diferentes aspectos que o neoliberalismo afeta a gestão da política educacional na América Latina, e especificamente, Brasil. Aspectos que se materializam em ideologias como a teoria do Capital Humano e Educação Compensatória; no domínio dos organismos como Banco Mundial, FMI e UNESCO; e ainda, através de ações concretas que afetam o desenvolvimento do processo educativo.
PALAVRAS CHAVE : Política Educacional; Neoliberalismo; Teoria do Capital Humano; Educação Compensatória.
Nenhum comentário:
Postar um comentário