Translate

sexta-feira, 3 de junho de 2011

ATIVIDADE PRÁTICA PEDAGÓGICA - Atividade 2.7

CURSO – TICs

PROINFO PARNAMIRIM – RN

ALUNA CURSISTA: Jalda Maria Pinheiro Cavalcante

Unidade 2 – INTERNET, HIPERTEXTO E HIPERMÍDIA

turma 01 - professor Bosco

Atividade 2.7

ATIVIDADE PRÁTICA PEDAGÓGICA (Com os alunos de uma sala organizados em grupos)

Convidei as professoras e alunos do 5º ano para a realizarmos um estudo sobre Stop Motion (movimento parado). Expliquei-lhes os procedimentos e eles aceitaram prontamente, foi também a minha primeira experiência como professora. Até então, eu tinha participada de uma oficina de Stop Motion como aluna.

Eles aceitaram prontamente. O passo seguinte foi à preparação do estudo e da oficina. Dada as dificuldades de material, optamos pelo desenho, pois este nós tínhamos a mão. Trabalhamos com um livro de Ziraldo “ Um Bebê em forma de gente”, o qual faz parte do acervo selecionado no Projeto Anual de Literatura da escola numa parceria do laboratório com os professores do turno matutino.

Iniciamos dia 19/05, com a leitura do título preparado no impress e a produção dos desenhos. Passei o texto para as professoras das turmas para que fizessem o roteiro com os alunos, fiz algumas modificações, coloquei os efeitos sonoros e fizemos a seleção dos alunos que pudessem participar da narração em off ( gravação das falas e os sons). Esta foi uma das partes mais difíceis, mas os alunos não desistiram estiveram todo o tempo, muito animados e ansiosos para ver o resultado final, repetiram as falas exaustivamente no GoldWave (é um editor de áudio repleto de recursos, é compatível com os formatos WAV, WMA, MP3, OGG, AIFF, AU, VOX. Pode aplicar efeitos especiais, recupera arquivos com chiado através de remasterização digital, grava músicas de fitas cassete e discos de vinil se estes aparelhos estiverem conectados ao PC através da entrada LINE-IN da placa de som, entre outros recursos. Leia mais em: http://www.baixaki.com.br/download/goldwave.htm#ixzz1OFFxasrZ) e, até chegar à gravação ideal. Fotografamos os desenhos, transferi para o PC e fiz o vídeo no Windows Live Movie Maker( editor de vídeo avançado do sistema operacional Windows. Tem extenso suporte a vídeos em alta definição e compatibilidade com os dispositivos mais populares do mercado. Isso significa que você edita vídeos em alta qualidade de diferentes aparelhos, incluindo telefone celular e câmera de última geração. Ele é recomendado para a criação de filmes curtos e apresentações de fotos de maneira facilitada. Essa facilidade chega ao nível máximo com o recurso Auto Movie, que simplesmente cria um filme com suas fotos e seus vídeos em menos de um minuto. http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20091116171935AAztbIz), editei as imagens e os efeitos sonoros, no este foi outro momento difícil, mas de forma muito amadora consegui. Na próxima aula já vou levar o trabalho pronto para apresentar a eles.

Em termos de avaliação, o resultado foi positivo, os alunos participaram, se envolveram, demonstraram muito interesse e motivação para nos auxiliar. Eles perceberam como os recursos tecnológicos e as Mídias são encantadores e imprescindíveis nos nossos dias. Agora, eles têm noções de como se faz cinema, televisão e os desenhos animado. Houve uma boa aprendizagem, entretanto, precisamos repetir mais vezes este trabalho até que dominem a técnica de forma autônoma. Concluímos o trabalho no dia 03/05. A pressa era para poder postá-lo em tempo.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

http://www.baixaki.com.br/download/goldwave.htm#ixzz1OFFxasrZ acesso em 03/06/11, às 16:45 horas

http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20091116171935AAztbIz , acesso em 03/05/11, ás 17:23 horas

Nenhum comentário:

Postar um comentário