PREFEITURA MUNICIPAL DE PARNAMIRIM
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA - SEMEC/PROINFO
ESCOLA MUNICIPAL DR. SADI MENDES
NOVA PARNAMIRIM - PARANAMIRIM – RN
ATIVIDADE 3.4
Projeto Anual de Literatura : Viajando pelo mundo da leitura
Autores escolhidos:
•Ziraldo: 5º Ano A e B
•Maurício de Souza 4º Ano A e B
•Esopo : 3º ano Único
•Os Clássicos: 2º Ano Único
•Pedro Bandeira: 1º Ano Único
Duração: De março a novembro/2011
Professores responsáveis: Sheila, Norma (5º Ano), Érica e Lidiane (4º Ano) Danilo (3º Ano) Francinalda (2º Ano) Kirla (1º Ano) e Jalda, Regente do laboratório de Informática
Problematização:
É através da leitura que se forma cidadãos críticos e seletivos em busca de um melhor aprendizado sociocultural que vão facilitar a assimilação de conhecimentos conceituais, procedimentais e atitudinais. É de vital importância que a criança tenha na família e na escola incentivo, motivação e estímulo, a fim de que desenvolva o gosto pela leitura e a boa formação de leitores. Como envolver e estimular nossos alunos, para que possam desenvolver habilidades de leitura, escrita e oralidade? O que a escola deve fazer efetivamente para despertar na criança o gosto pela leitura e escrita?
Justificativa
É função social da família e da escola, sobretudo dos anos iniciais, possibilitar a criança o desenvolvimento das competências de leitura e escrita de gêneros variados. É o ler com prazer para aprender. Aliadas à leitura estão a compreensão e a interpretação de textos, na medida em que focalizam discussões para determinadas estratégias de escrita, ampliando o conhecimento linguístico, textual e de mundo adquiridos com o ato de contar histórias para as crianças.
“Contar histórias é a transmissão de eventos em palavras, imagens, e sons muitas vezes pela improvisação ou embelezamento. Histórias ou narrativas foram compartilhadas em cada cultura e em toda a terra como um meio de entretenimento, educação, preservação da cultura e para incutir valores morais. Elementos cruciais de histórias e narrativas incluem enredo e personagens, bem como o ponto de vista narrativo.” (http://pt.wikipedia.org)
A Literatura dirigida ao público infantil é importante sob vários aspectos biopsicossociais. Quanto ao desenvolvimento cognitivo, ela proporciona às crianças, meios para desenvolver habilidades que agem como facilitadores dos processos de aprendizagem. Estas habilidades podem ser observadas no aumento do vocabulário, nas referências textuais, na interpretação de textos, na ampliação do repertório linguístico, na reflexão, na criticidade, na criatividade amplia o conhecimento de mundo. Estas habilidades propiciariam no momento de novas leituras a possibilidade do leitor fazer inferências e novas releituras, agindo, assim, como facilitadores do processo de ensino-aprendizagem não só da língua, mas também das outras disciplinas. Por outro lado, instiga discussões e reflexões a respeito da moral, de forma lúdica e prazerosa no caso dos contos e fábulas. As histórias em quadrinhos, pelas suas peculiaridades, colaboram na alfabetização, pelo fato de, dirigir indicações que remontam a significados, mesmo sem o conhecimento da palavra escrita.
Portanto os professores podem e devem incluir a literatura em suas práticas docentes cotidianas para o alcance desses objetivos. Para tanto, deve-se observar as etapas essenciais ao planejamento e execução de atividades que visam sobretudo, o desenvolvimento das competências de leitura e escrita.
Objetivo:
Desenvolver o gosto pela leitura, lendo livros, compreendendo a leitura como uma necessidade básica prazerosa.
Formar leitores mais críticos e apreciadores de bons autores.
Objetivos Específicos:
• Estimular o gosto da leitura na Hora do conto e nas leituras no laboratório de informática;
• Desenvolver a prática da oralidade e escrita;
• Estimular a socialização;
• Utilizar frequentemente e adequadamente o laboratório de informática, a biblioteca, zelar o acervo e conservação dos livros;
• Dar condições de auto expressão;
• Conhecer a vida e obra dos autores em foco: Ziraldo, Maurício de Sousa, Esopo, Irmãos Grimm, Perrault, la Fontaine e Pedro Bandeira.
Conteúdos conceituais:
· Vida e Obra;
· Antecipação de leitura;
· Apresentação e leitura de texto;
· Estudo do vocabulário;
· Interpretação oral, não verbal e escrita;
· Produção textual;
Conteúdos procedimentais:
Ampliar o repertório linguístico.
Reconhecimento da tipologia textual apresentada;
Produção de texto, modificando a tipologia: história em quadrinhos, quadrinha, poema, música...
Produção analisando as seguintes regularidades: sequência lógica, regras ortográficas, sistema de pontuação...
Narração de fatos do cotidiano, relacionadas à moral da história;
Descrição dos personagens e ambientação;
Dramatização;
Utilização do dicionário;
Leitura como fonte de fruição estética, entretenimento e também para: revisar estudar e escrever.
Ler e interpretar, criticamente, diversos gêneros literários;
Montar arquivos de resenhas para pesquisas posteriores e registros escritos;
Comentar as leituras, desenvolvendo assim a reflexão;
Produzir textos diferenciados;
Desenhos e ilustrações de texto;
Montagem de HQ, partindo de livros literários;
Confecção de livros;
Debates;
Anúncios publicitários;
Vídeos e stop motions
Leitura e conversas sobre o autor/ilustrador;
Contação de história.
Conteúdos atitudinais:
Conhecer e identificar os autores como um autor/ilustrador importante para a Literatura infantil e infanto juvenil;
Conscientizar-se da importância da leitura para a aprendizagem dos conteúdos curriculares e ampliação do conhecimento sobre o mundo;
Utilizar diferentes fontes de leitura como forma de conscientização e politização do homem;
Sentir-se parte integrante e responsável pela qualidade de vida e de sociedade que se deseja viver e atuar.
Compreender as mensagens que as fábulas transmitem, observando a estrutura e as características das narrativas.
Disciplinas envolvidas: Todas as disciplinas.
Recursos: livros de Literatura Infantil, Histórias em quadrinhos digital e impressos cartazes, sucatas e materiais para produção artística.
Avaliação: A avaliação dar-se-á durante todo o processo, pois da mesma dependem os passos seguintes e os ajustes, aproveitando as próprias situações de aprendizagem.
Referências bibliográficas:
Fontes: www.meninomaluquinho.com.br
http://www.monica.com.br/
www.ziraldo.com
www.ziraldo.com/menino/mm7.htm
www.vivaleitura.com.br/calendario_detalhe.asp?id_projeto=1847 – 02/03/11, às 20:00
www.educacional.com.br/entrevistas/interativa/entint_0010.asp – 02/03/2011, ás 21:00 h
http://hagaques.blogspot.com/2007/05/importncia-das-hqs-para-crianas.html – 28/03/2011, às 13:50
/www.sitedeliteratura.com/Noticias/2003/vitm.htm – 28/03/2011, às 14: 23
/www.qdivertido.com.br/contos.php – 28/03/2011, às 17:11
http://pt.wikipedia.org/wiki/Contos_de_fadas. 28/03/2011, ás 17:25
http://pt.wikipedia.org/wiki/Contar_hist%C3%B3rias 28/03/2011, às 17:40
“Os recursos atuais da tecnologia, os novos meios digitais: a multimídia, a Internet, trazem novas formas de ler, de escrever e, portanto, de pensar e agir. O simples uso de um editor de textos mostra como alguém pode registrar seu pensamento de forma distinta daquela do texto manuscrito, provocando no indivíduo uma forma diferente de ler e interpretar o que escreve, forma esta que se associa, ora como causa, ora como conseqüência, a um pensar diferente”.
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